Os cartórios mais bonitos para casamento em São Paulo
Confesse: você e seu par já procuraram no Google "cartório bonito para casar em SP" já pensando no álbum de fotos. Se a resposta não foi satisfatória, trazemos aqui a seleção com os mais charmosos da cidade.
Quando o assunto é tornar oficial o amor perante o Estado, se der para combinar as obrigações legais ao final feliz dos contos de fadas, melhor. Este é o ideal de muitos casais paulistanos que se perguntam sobre os cartórios bonitos para casamento em São Paulo–SP, para trocar as alianças e os estados civis. Para tirar esta dúvida, conferimos as instalações dos mais de 50 existentes na cidade para elencar os espaços mais convidativos para os pombinhos.
Seja pelo estilo arquitetônico do prédio, pela paleta de cor, pelo mobiliário ou pela iluminação preparada nos ambientes destinados às uniões, a maior cidade do país mostra que há opções para todos os gostos de pares ávidos por celebrar em cada oportunidade a felicidade de se dividir a vida com quem se ama. E por isso mostramos um pouquinho deles, segundo a área de abrangência por distrito/área. Vale lembrar que o que define qual a unidade está apta a realizar o casamento é o endereço de residência dos noivos. Dito isto, com vocês os cartórios mais bonitos de SP!
Índice de Conteúdo:
- Qual é o cartório mais bonito para casar em São Paulo?
- Quanto custa casar no cartório de São Paulo?
- O que precisa para casar no civil em 2025?
- O top 6 da cidade - sem ordem de avaliação
- Cartório do Jardim São Luís
- Cartório da Vila Mariana
- Cartório do Jaraguá
- Cartório do Butantã
- Cartório da Vila Madalena
- Cartório de Santo Amaro
Qual é o cartório mais bonito para casar em São Paulo?
A resposta a esta pergunta é subjetiva, tendo em vista que depende do gosto pessoal do casal. Para quem gosta de arquitetura, os elementos neoclássicos do Castelinho do Jardim São Luiz têm forte apelo, enquanto a paleta de cor romântica e a estrutura que se assemelha a gazebo no 9º Cartório de Registro Civil também conquista fãs. Além deles, os que abrangem as regiões de Jaraguá, Vila Madalena, Santo Amaro e Butantã “ficam bem na foto”.
Quanto custa casar no cartório de São Paulo?
Segundo a tabela de 2024 da Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a lavratura de assento de casamento realizado em cartório, bem como de casamento religioso com efeitos civis e conversão de união estável em casamento (exceto os custos de editais) é de R$ 539,42. Quando a cerimônia é realizada em diligência fora com a condução do juiz de paz, o custo é de R$ 1.798,07, mais a despesa dos editais. Se os valores são altos para a realidade do par, o casamento comunitário pode ser a solução.
O que precisa para casar no civil em 2025?
O primeiro passo para se casar é solicitar a habilitação. Essa é a fase em que o oficial de Registro Civil (ou juiz) verifica se há algum impeditivo, o que envolve checar os documentos dos noivos e das duas testemunhas maiores de idade. O requerimento deve ser feito no cartório que atenda os endereços do par (ou endereço, se já moram juntos) entre 30 e 90 dias da data desejada para o casamento.
O casal deve fornecer toda a documentação original para confirmar a identidade, idade, estado civil e demais dados pessoais. O básico inclui o CPF, o comprovante de residência e documento de fé pública com foto, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte ou carteiras profissionais como CRM, OAB, CREA ou equivalentes. Segundo o estado civil atual de cada um dos noivos, será exigida documentação complementar, como certidão de nascimento ou cópia do termo de audiência de divórcio, por exemplo.
- Saiba mais em: Guia completo para casamento civil no Brasil
O top 6 da cidade - sem ordem de avaliação
Apresentamos as instalações destinadas aos finais felizes dos corações em festa e chegamos aos seguintes cartórios bonitos para casamento em SP:
-
Cartório do Jardim São Luiz
Quem espera que um local com o título de Registro Civil das Pessoas Naturais seja uma repartição cinzenta e nada romântica vai se surpreender: conhecido na área como Castelinho, ele impressiona pela arquitetura com inspiração neoclássica que encanta os pombinhos que celebram nele.
O 9º Cartório de Registro Civil atende aos bairros da Vila Mariana e Paraíso, e é mais um que preparou espaço dedicado a troca das alianças. A localização, na Praça Oswaldo Cruz, é perfeita para emendar com uma sessão de fotos dos recém-casados diante de cenários únicos da região da Avenida Paulista como a Casa das Rosas ou a Japan House.
Aqueles que buscam um cartório bonito para casar dificilmente imaginam um local em um shopping center. Porém, é exatamente isso que os moradores da Zona Norte da capital têm à disposição no distrito do Jaraguá. A decoração do cantinho montado pelo órgão para as celebrações inclusive faz referência à Serra da Cantareira, parte inconfundível da paisagem local.
Veja também: Tire suas dúvidas sobre casamento religioso com efeito civil
Quem disse que casamento civil precisa ter como cenário uma repartição pública insossa? O cartório do 13º distrito do Butantã reserva um ambiente que transborda autenticidade e aconchego: piso de taco, móveis históricos, molduras rebuscadas e aquele charme familiar de casa de vó. Caprichem no visual vintage para combinar com ele!
Atendendo os bairros de Vila Madalena e Pinheiros, o 39º Registro Civil também é conhecido como Cartório da Faria Lima. Não por acaso, a fachada moderna parece mais uma galeria de arte do que um escritório. Já no interior, a sala reservada para celebrar o amor tem um visual clean e distinto, que deve agradar aos casais mais exigentes.
Responsável pelo 29º subdistrito e por bairros como Santo Amaro e Campo Limpo, este é mais um exemplo de cartório bonito em São Paulo para casamento. A julgar pelo endereço, em um shopping center na Marginal Pinheiros, é surpreendente a qualidade do que foi montado para este fim.
Em meio aos preparativos para festejar com família e amigos a próxima etapa do relacionamento, contar com um local já pronto para fazer as fotos de recordação da união civil é, sem dúvida, uma "mão na roda". Por isso, se o seu endereço permite, acolha a sorte de ter à disposição tal graça. Sabemos que nem todo mundo terá a mesma oportunidade, exigindo mais do fotógrafo responsável por fazer tais registros. Apenas aceite e vá ser feliz!
Procurando mais detalhes sobre casamentos em São Paulo? Leia também: