Os 10 mandamentos da convidada perfeita... Amém!
Amigas convidadas pelo casal: esse artigo é para vocês! Veja essas principais regrinhas para ser aquela pessoa que noivos e noivas se alegram de ter na festa. Afinal, o objetivo é celebrar o amor da melhor possível.
Seria bom se houvesse algumas regras claras de comportamento, como os mandamentos na Bíblia, sobre aquilo que é aceitável ou não a uma convidada de casamento, certo? Pois bem, considere esta demanda atendida com este artigo! Para que as familiares, amigas e colegas do casal não cometam nenhum "pecado" no grande dia, reunimos aqui algumas verdades sobre aquilo que deve e que não deve ser feito em hipótese alguma. São elas que garantirão a harmonia na festa, assim como uma boa convivência com os demais na celebração e depois do fim dela. Ao seguir os 10 mandamentos da convidada perfeita, evita-se os climões e o arrependimento por ter se chamado alguém que agiu com desrespeito aos pombinhos.
1. “Confirmarás a presença o quanto antes”
Entre os "mandamentos do casal" que organiza um enlace está "mandar convites com antecedência", mas os amigos e familiares também têm seus deveres nesse quesito. Convidadas conscientes respondem sobre sua presença ou não o quanto antes, assim que recebem os convites de casamento. É em cima do número de pessoas confirmadas que o evento será planejado. A resposta impacta diretamente nos planos do casal e é de péssimo tom comunicar em cima da hora, não comunicar ou só não aparecer, da mesma forma que não é admissível surgir com pessoas que não foram chamadas. Não é o tipo de situação aberta para convidados da convidada.
2. “Chegarás na hora”
Interprete esta dica como "chegue cedo". Programe-se para estar no local meia hora antes do início da cerimônia. Além de garantir o seu lugar, você não corre o risco de surgir depois da noiva. Planeje com antecedência a melhor forma e rota para cumprir o cronograma.
3. “Não chamarás mais atenção que a noiva”
É realmente importante que você cumpra esse princípio básico, começando em jamais aparecer vestida de branco ou com cores muito próximas a ele. Parece óbvio, mas ainda existem aquelas que surgem com tons parecidos apesar do desrespeito com a noiva.
Não envergonhe os protagonistas da cerimônia tentando ser o centro das atenções. O cuidado começa pela roupa, que deve evitar peças muito brilhantes e outros itens muito “cheguei”. Além disso, cada casamento possui um “código de vestimenta” específico previamente informado no convite, então apenas o siga. Lembre-se que uma aparência desleixada também irá jogar os holofotes sobre você.
4. “Não atrapalharás o fotógrafo”
Qualquer uma que insista em filmar a união não está assistindo e vivenciando a celebração de fato, o que é desrespeitoso. Controle-se no ímpeto de registrar tudo. Uma equipe especializada foi contratada imortalizar tudo em vídeos e fotos. Cabe a ela captar cada instante e reação dos corações apaixonados. Desrespeitar esse conselho é assumir o risco de atrapalhar ou poluir as imagens oficiais, como o de cegar as pessoas com o seu flash. A etiqueta sobre os posts nas redes sociais pede para que eles não sejam feitos antes de consultar os recém-casados.
5. “Não conversarás na cerimônia”
Você pode estar tão empolgada com o enlace que talvez tenha vontade de fazer comentários em tempo real com as pessoas ao seu lado. Mas não comente. Tente não conversar durante o ritual para permitir que todos escutem e entendam o que é dito. O foco no casal não deve ser desviado.
6. “Não repetirás a roupa das madrinhas”
Tente verificar com a noiva ou as damas de honra antes do casamento a cor dos vestidos de quem estará no altar. É sempre um pouco estranho aparecer como a madrinha renegada no grande dia.
7. “Beberás com moderação”
Bebidas alcoólicas podem render momentos de descontração, mas, em excesso, geram situações bem constrangedoras a quem não conhece ou ignora seus próprios limites. Ficar totalmente bêbada a ponto de desmaiar é algo reprovável e pode estragar tudo. Beba com moderação e se divirta muito.
8. “Não roubarás o microfone”
Se você quiser falar no casamento, terá de conversar com o casal antes. Não é um evento do tipo microfone aberto. Só porque há um aparelho desse na festa não significa que você tem permissão para usá-lo. Você também não pode simplesmente pegá-lo para cantar junto com uma das músicas da festa de casamento. Lembre-se que o evento não é um karaokê!
9. “Não brigarás pelo buquê”
O lançamento do buquê de flores deve ser divertido. Não entre no modo competitivo a ponto de avançar nas outras pessoas ou de desfazer o arranjo. Nada de cotoveladas para que você possa sair vitoriosa da disputa!
10. “Não farás críticas à festa”
Evite comentários não elogiosos à comida e à decoração, sobretudo em voz alta. Guarde-os para você e mantenha um discurso positivo. O casal organizou por meses todos os detalhes do melhor jeito que foram capazes. O mínimo que você pode fazer é poupá-los das críticas.
Com a bênção dos mandamentos para as convidadas de casamento, não há razão para temer fazer feio na cerimônia ou festa. Tudo será divertido e alegre, como deve ser, sem o risco soar desrespeitosa com alguém. Deseje e queira o bem e cumpra as regras de etiqueta para ser lembrada da melhor maneira possível, como uma convidada perfeita que todos irão desejar ter em seus finais felizes!