Organizar o casamento com ChatGPT: o que pode sair mal? [contém humor!]
É inegável: a inteligência artificial já está entre nós, mas... é preciso ter certos cuidados! Usá-la para planejar o casamento, por exemplo, pode acabar virando uma grande cilada. Então, vejam como ser precavidos para evitar cenários nada atrativos!
Desde o seu lançamento ao público, plataformas de inteligência artificial como o ChatGPT têm se mostrado ferramentas úteis pela sua versatilidade. Por isso, já há quem as empregue até no planejamento de eventos. Seja elaborando listas ou gerando rascunhos de textos, esses robôs tendem a ser usados cada vez mais e, utilizar o ChatGPT para organizar um casamento tem se transformado em uma alternativa atraente, o que pode ser uma armadilha, já que eles não são infalíveis. Acompanhe conosco neste artigo alguns dos potenciais erros (e prejuízos!) no manejo dessa fascinante tecnologia, incluindo dicas para se prevenir!
E não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber toda semana mais informações e nspiração para o dia C, sem ciladas!
Um discurso... robótico!
Recorrer à ajuda de chatbots para redigir textos desafiadores como os de votos ou convites deve ser um dos usos mais populares dentro do universo nupcial. Os modelos de linguagem são cada vez mais capazes da função e por isso talvez bastem para situações do dia a dia.
No entanto, confiar totalmente nessa tecnologia para comunicar sentimentos e experiências pessoais dificilmente vai resultar em material que soe genuíno. Para garantir palavras sinceras e emocionantes, recomendamos manter a redação final dos escritos mais importantes em mãos humanas.
Informações defasadas
Imagine direcionar todo o seu planejamento segundo uma lista de fornecedores gerada pelo ChatGPT para descobrir em cima da hora que metade delas não existe mais. Dentre os alertas que a própria ferramenta faz aos usuários, está o aviso de que sua base de dados atual vai até o ano de 2021.
De lá para cá é possível que empresas tenham fechado ou mudado de endereço, assim como os produtos ofertados podem ter sido descontinuados ou se tornado obsoletos. Lembre-se de fazer uma checagem dos resultados antes de tomar qualquer decisão.
Recomendações furadas
Na difícil escolha entre os diferentes fornecedores para atender sua celebração, é tentadora a ideia de pedir dicas ao chatbot da Open AI. Acontece que rankings automatizados não consideram a qualidade dos serviços, que só pessoas podem avaliar.
Nada substitui a comunicação com clientes reais, que podem recomendar e esclarecer dúvidas sobre o que as encantou nos préstimos profissionais. Nossa comunidade Casamentos.com.br é um espaço confiável justamente por isso, onde noivos e noivas podem trocar experiências e trocar impressões.
Entre na Comunidade para ver as melhores recomendações!
Valores irreais
Entre os pedidos que podemos fazer às plataformas de IA está a faixa de preço de diferentes serviços e produtos. Sim, o ChatGPT é capaz de elaborar tabelas detalhadas que parecem o sonho de quem precisa planejar as despesas do casamento. O problema é que estes dados dificilmente correspondem à realidade.
A precisão da estimativa tende a ser prejudicada por se basear em valores desatualizados e por não levar em conta as flutuações de valores, tampouco o praticado nos mercados locais. Realizar levantamentos e orçamentos sem o auxílio da plataforma é indispensável. Caso o contrário, a chance de prejuízo de tempo, energia e dinheiro é enorme.
- Te interessará: Quanto custa um casamento?
Cardápios equivocados
Um dos pontos altos da recepção é o menu servido aos convidados. Contar com o chatGPT para a escolha do cardápio do casamento pode parecer atrativo pela praticidades, mas definir todos os pratos pode ser muito arriscado e terminar em um desastre.
Além de um cálculo não preciso sobre as quantidades – entre entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas –, o chatGPT também não fará uma investigação detalhada sobre e que considere todas as necessidades alimentares dos convidados da festa, como celíacos, diabéticos, veganos etc.
Garanta um buffet perfeito para o seu dia!
Gafes e micos com os convidados
Durante discursos e votos, ninguém quer deixar um familiar constrangido ou ofendido por conta de palavras mal escolhidas. Momentos desconfortáveis ou falas insensíveis são mais um risco inerente ao uso de chatbots para escrever textos.
Os modelos de linguagem são treinados para reproduzir a nossa comunicação humana, mas não têm como saber a bagagem e os conflitos interpessoais de cada família. Lembre-se sempre que inteligência artificial está longe de ser a mesma coisa que inteligência emocional. Uma revisão atenta pode ser a diferença entre um relato tocante e uma “torta de climão”.
É inegável que ferramentas como o ChatGPT têm um enorme potencial para facilitar diversas atividades do nosso dia a dia. Mas elas não conseguem substituir a sensibilidade humana, ainda mais em processos tão potencialmente emotivos como a organização de um casamento. Quer seja na elaboração de textos, na pesquisa de fornecedores ou no planejamento de despesas, um olhar atento e real de uma pessoa é indispensável. Empatia e bom senso ainda são recursos que não cabem dentro de nenhum software!