7 Dicas imprescindíveis para a noiva que se casa ao ar livre
Como se preparar para uma celebração inesquecível a céu aberto, considerando o clima do grande dia? Listamos tudo o que uma noiva deve ter em mente para estar perfeita em um casamento ao ar livre!
Seja na praia, no campo ou no jardim de casa, o casamento a céu aberto tem ganhado cada vez mais fãs entre os mais diversos perfis de pares apaixonados. Do rústico ao clássico, casais adeptos dos mais diferentes estilos agora querem contar com o céu estrelado ou o pôr do sol como testemunhas de suas histórias de amor, e o look da noiva deve estar de acordo.
Como se sabe, uma cerimônia deste tipo significa uma maior exposição ao clima, o que exige mais atenção à escolha de data e horário para a troca das alianças. Tal cuidado também deve ser aplicado na escolha da produção, que deve levar em consideração também a temática e o conforto da noiva. Conjugar todos esses fatores é essencial para uma experiência de sucesso. Quer saber como? Então vamos desbravar as possibilidades (e cuidados!) para a noiva que se casa ao ar livre!
1. Considere as estações
Devido às variações do clima em cada região, a estação da data escolhida é um fator determinante para celebrações em ambientes externos. Escapar da temporada de chuvas é, obviamente, a primeira das missões. Mas vá para além disso, e tenha em mente que o melhor é:
- Pesquisar as médias de temperatura e de umidade no período desejado nos anos anteriores. Para isso, recomendamos usar a ferramenta do clima de Casamentos.com.br.
- Evitar o calor ou frio extremo é uma preocupação que deve existir em nome do conforto de todas as pessoas envolvidas, de qualquer modo, sempre se pode providenciar tendas ou gazebos para cobrir o local da cerimônia e festa.
Quero alugar uma tenda para o dia C
2. Olho na hora marcada
Outro ponto de merecida atenção é o período do dia. Tenha sempre em mente que contar com a iluminação natural é certeza de tirar aproveito ao máximo da paisagem, algo que a equipe de fotografia ficará muito feliz em ter. Mas, diferente do que muitos podem pensar, não é aconselhável casar com o sol a pino. O excesso de luz irá "estourar" os registros.
Por isso, antes de bater o martelo, consulte as pessoas contratadas para eternizar o momento nas imagens. Em geral, eles preferem o fim da tarde, mas, dependendo da região, haverá maior incidência de insetos, o que pode gerar desconforto aos presentes.
- Consulte as pessoas contratadas para eternizar o momento nas imagens. Em geral, eles preferem o fim da tarde;
- Pode ser preferível marcar o casamento para o fim da tarde, mas, dependendo da região, haverá maior incidência de insetos, por isso, ofereça repelentes e leques, se possível.
3. Trajes ideais
O vestido de noiva perfeito para uma casa de festas muito provavelmente não será o mesmo para uma cerimônia à beira-mar, por exemplo. O local e hora da cerimônia influenciam, sim, no tom da ocasião, pedindo desenhos mais leves, soltos e aparências mais joviais e informais. Deixe-se inspirar e componha um look que complemente o cenário. Caso o contrário, causará a sensação de estar deslocada no papel de noiva que errou o endereço apropriado para a festa.
Escolha o seu vestido de noiva perfeito
4. Dos pés à cabeça: os calçados e acessórios
Uma celebração ao ar livre abre diferentes possibilidades de acessórios e calçados. Por isso, sugerimos levar à risca essas dicas.
- Mais que cuidado, uma oportunidade: expresse seu estilo e, ao mesmo tempo, se proteja do calor ou do frio, com véus, chapéus, leques e óculos escuros. Cause uma impressão diferenciada e única;
- Botas de couro são opções elegantes para eventos no interior do Brasilzão;
- Para a grama ou areia, recomendamos apostar na leveza de sandálias ou até mesmo se casar com os pés descalços, segundo a proposta dos grande dia.
5. Proteção em primeiro lugar
Expor-se aos elementos da festa a céu aberto exige cuidados específicos que são imprescindíveis para qualquer noiva. Neste contexto, protetor solar não pode faltar, assim como um bom repelente contra insetos.
É necessário tomar água durante todo o evento, para se hidratar, caso o casamento aconteça em um dia de grande calor. Além disso, vale ter uma atenção maior com o rosto, já que ela será o centro dos olhares e registros fotográficos. Mas como?
- Use um protetor solar e o renove durante o evento;
- Decida por uma maquiagem à prova d’água não apenas por conta das lágrimas: no exterior, o suor e a umidade do ar serão maiores e a escolha dos produtos errados pode dar à noiva um tempo bem curto de beleza.
Encontre aqui profissionais de maquiagem
6. Penteado seguro, noiva segura
Casar com as madeixas ao vento é uma ideia romântica, mas não necessariamente prática. Afinal, os cabelos mais longos podem acabar grudando no rosto, o que faz determinados penteados serem inviáveis ao ar livre.
- O penteado precisa ser resistente à brisa e confortável para a noiva ao longo de toda a cerimônia;
- Para permanecer plena, invista em cortes mais curtinhos, tranças ou acessórios como laços e tiaras.
7. Sempre tenha um plano B
A noiva que opta por uma celebração ao ar livre deve também estar preparada para as surpresas. Eventos deste tipo são naturalmente mais vulneráveis a mudanças do tempo com chuvas inesperadas.
Tenha à mão capas e guarda-chuvas e, se possível, opte por um local que ofereça um ambiente coberto. Prevenir-se dará a garantia de uma festa inesquecível, faça chuva ou faça sol.
Feitas tais observações, o fato é que o casamento ao ar livre é naturalmente inspirador por nos fazer lembrar de que somos parte de algo maior. Eleger a conexão com a natureza como o cenário é dar a chance de refletirmos de que é impossível ser feliz sozinho, e que tudo à nossa volta deve ser celebrado e cuidado para uma vida verdadeiramente plena. É simplesmente a escolha perfeita para um brinde ao amor, o cimento que tudo une e que tudo é capaz.
Também pode interessar: