Qual é o corte de vestido ideal para o formato do seu corpo?
Para toda noiva existe um vestido perfeito. Mas, com tantas opções, não fica nada fácil encontrá-lo. Selecionar o modelo que valoriza seu biotipo será menos trabalhoso com nosso artigo, recheado de dicas para que você fique impecável no dia C.
Na hora de escolher o vestido de noiva perfeito o mais importante é saber como ele ficará no corpo. Só depois que surgem as estratégias de como coordenar cores, sapatos, acessórios, o penteado de casamento, maquiagem, etc. O corpo da mulher brasileira é único e por isso merece atenção especial dentro da indústria da moda.
Toda a nossa mistura cultural e étnica resulta em corpos belos e diversificados, que podem representar um desafio para encontrar o modelo de vestido ideal para o dia C. Sabendo da dificuldade de associar o biotipo ao vestido, aqui te daremos algumas estratégias para saber escolher o modelo de vestido de noiva que mais valorizará a sua silhueta. E nosso conselho mais valioso é sempre não forçar um “estilo de vestido da moda” se você não se sente confortável. Afinal, o que faz uma noiva brilhar ainda mais é a sua confiança!
1. Corpo Ampulheta
A mulher com biotipo ampulheta é proporcional no tórax e no quadril, com uma cintura mais fina e bem marcada. Mulheres com esse tipo de corpo podem usar vários tipos de corte de vestido. A maior decisão é pensar em qual parte do corpo você quer destacar. A silhueta sereia é um elogio para suas curvas e modelos com corpete ou tipo "vestido de baile" conseguem destacar muito bem a cinturinha.
Na loja, uma maneira de diferenciar o modelo na arara é observar que ele é mais ajustado e acompanha as curvas do corpo a partir do busto até a altura dos joelhos. O modelo sereia pode ser facilmente confundido com o modelo trompete. Como esses modelos são justos ao corpo, a sensualidade é algo que caminha lado a lado.
-
Melhor silhueta de vestido:
O vestido de noiva sereia, seguido pelos cortes reto e evasé são os mais recomendáveis.
2. Corpo Pera ou Ampulheta Inferior
O corpo desse biotipo tem quadril mais largo do que o tórax, e a cintura marcada. O peso corporal tem maior concetração ao redor dos quadris e coxas. O corpete estruturado de um modelo de vestido de festa é perfeito para mulheres com corpos "pera" porque esse tipo de silhueta vai acentuar a cintura e disfarçar a parte inferior do corpo. Independentemente do tipo de corpo, esse tipo de vestido também é indicado para quem deseja esconder uma possível barriguinha. O vestido ideal é aquele que apresenta um desenho natural para a cintura, e apresenta harmonia com a saia em corte A.
-
Melhor silhueta de vestido:
O corte império é aquele que melhor se encaixa com este estilo de silhueta.
3. Retângulo
O tipo de corpo retangular tem pouca marcação na linha da cintura, e o tórax e o quadril são alinhados. Esse biotipo é comum em noivas altas. Os vestidos com corte reto têm caimento que acompanha as linhas naturais do corpo. Eles são ajustados próximos ao corpo, mas não justos. Esse modelo é indicado para mulheres magras que também desejam alongar a silhueta, então é perfeito tanto para noivas baixinhas quanto para as mais altas. Os vestidos de noiva simples e retos, clean, garantindo um ar “chic” para a produção são ideais, e para as noivas mais clássicas, é possível apostar no corte em A.
-
Melhor silhueta de vestido:
Os cortes ‘A’ e o avasé são aquelas que potencializam a beleza desse tipo de corpo.
4. Triângulo
O biotipo triângulo não tem cintura marcada, e o quadril costuma ser mais largo que a caixa toráxica (a região dos seios). A diferença entre o tipo Ampulheta Inferior é que, aqui, não há destaque para a cintura. Para equilibrar o corpo do tipo triângulo é preciso dar preferência para vestidos que tenham elementos que ajudam a aumentar o busto com texturas, volumes, mangas e/ou recortes estratégicos. O caimento da saia deve contribuir para dar enfoque à cintura e, ao mesmo tempo, trabalhar com o volume do quadril.
-
Melhor silhueta de vestido:
Os vestidos sereia e com corte em A são ideais.
5. Oval
O chamado corpo oval é uma silhueta bem comum. Aquela que apresenta uma cintura menos acentuada, com mais volume e quadril alto e largo. Os vestido cujas saias têm corte A acomodam a maioria dos biotipos e ajudam a moldar também esse tipo de corpo. Se você é plus size ou quer parecer mais alta, os modelos império e evasé são coringas, e funcionarão perfeitamente no dia C, dando inclusive a impressão de alongar o seu corpo. Outro grande atrativo desses modelos é a variedade de decotes disponíveis, assim fica mais fácil selecionar os vestidos que trabalham a favor do seu corpo (e do busto).
-
Melhor silhueta de vestido:
Os cortes império e evasé trabalham a seu favor.
Cada corpo deve ser amado e valorizado como é e. no dia C, as mulheres devem sentir-se confortáveis com suas formas. O vestido, a maquiagem, o penteado de casamento irão potencializar essa beleza, mas tenha em mente que o principal você já tem: a alegria contagiante que só uma noiva reflete! Leia com atenção o artigo e veja qual é a melhor silhueta para o seu biotipo, e entre pelo corredor segura e feliz.