Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O seu amor não gosta de conviver com o seu pet... O que fazer?

Para alguns eles são a paixão ao chegar em casa, para outros nem tanto. Não são todas as pessoas que são amantes dos bichos de estimação e, quando um casal possui posições diferentes sobre esta questão, a situação pode se tornar delicada.

Quando decidem subir ao altar e começam a se preparar para colocar o vestido de noiva e o traje de noivo para trocarem votos e frases curtas de amor, já sabem que, em seguida, terão de aprender a dividir a vida com o seu parceiro(a), convivendo com alguém que pode ter manias e costumes diferentes do seus.

São muito fatores que devem levar em consideração, e existem questões que podem nunca ter passado pela sua cabeça, como, por exemplo: se você tem um bichinho de estimação e o seu amor não convive bem com esse fato? Pode parecer até engraçado, mas esse é um tema delicado, já que a maioria dos donos considera os pets um verdadeiro integrante da família, por isso é importante saber lidar com a situação da melhor maneira. Se aquela pessoa com quem decidiu dividir a vida não se dá tão bem com esse "familiar", considere essas questões.

O seu ou em geral

Vocês já entenderam que na vida e na organização do casamento que, em vários quesitos, os dois possuem gostos diferentes. Um pode preferir um modelo de lembrancinha para casamento que seja ecológico, o outro pode preferir algo que seja mais divertido, por exemplo, e isso é absolutamente normal. E o mesmo acontece com a afinidade com os animais.

Pode ser que seu par simplesmente não tenha afinidade com aquele tipo de pet que você possui e não chega a ser uma questão pessoal ou com todos os animais. Então, antes de tudo, entenda em qual das opções ele(a) se encaixa. Ninguém é obrigado a gostar do que o outro gosta, mas é preciso saber respeitar as escolhas alheias.  

Entenda os motivos

Seja por não se identificar com a espécie de animal, porque o seu pet realmente não lhe agrada ou até porque tem medo (muitas pessoas têm pânico de cachorro, por exemplo), entenda os motivos. Uma rejeição a bichos de estimação pode vir por traumas passados, como o medo de gatos ou cachorro por ter passado por situações desagradável na infância. Ou também podem ser ações e atitudes tanto suas como dele(a), como é o caso de pessoas que deixam que o cachorro durma dentro de casa, ou a mania do animal de comer certas coisas e que o seu par acredita não ser apropriado.

Novas regras

Tendo a consciência dos motivos que fazem com que o outro tenha uma certa rejeição com o seu pet, verifique a possibilidade de mudar a situação. Pode criar novas regras para um melhor convívio ou até considerar contratar um adestrador, caso seja necessário. Essas atitudes com certeza fazem as situações melhorarem, e ao ver que você se prepcupa, isso faz com que o outro se aproxime do animal, eliminando aquilo que lhe incomodava. 

Tolerância

E se mesmo com as outras dicas nem você conseguiu que ele(a) se aproximasse ou que conseguisse passar por cima de certas barreiras, é preciso praticar a tolerância dos dois lados. Você deve respeitar o espaço do outro e não forçar uma situação indesejada ou criar um dilema eterno por esse motivo. Ninguém é obrigado a gostar ou não de algo, .

E por parte do outro, é importante também respeitar a paixão que você tem por esse animalzinho de estimação, sem que ele se sinta incômodo, cada um respeitando os limites de convivência. É preciso entrar em acordo sobre isso antes de subir ao altar, afinal, dizer "sim" ao outro significa dizer "sim" a tudo o que faz parte da vida dele

Ainda que a organização da festa tome todo o tempo de vocês, não devem se esquecer de saber como levar essas questões, que serão muito importante no convívio. Saibam conversar e que isso seja feito antes que um ou outro extrapole seus limites. Encontrar os objetos perfeitos para a decoração de casamento é fundamental para o dia C, mas saber ouvir e tentar crescer juntos, respeitando os medos e os limites do outro, é importante para toda a caminhada que vocês farão lado a lado.