O real significado dos padrinhos de casamento: pense bem em quem você vai convidar!
Você sabe o real significado dos padrinhos de casamento? Quais são as suas funções e qual deve ser a sua motivação ao fazer este convite tão especial? Leia e descubra!
Você que está prestes a se casar (e, provavelmente, a essa altura já escolheu a dedo as pessoas mais próximas e queridas do casal que estarão presentes no cortejo da cerimônia), alguma vez já se perguntou:
Índice de conteúdo
- Qual o real significado dos padrinhos de casamento?
- Quem são eles?
- Por que você os escolheu?
- Origem dos padrinhos
- Os padrinhos hoje
- Padrinhos & preparativos
- Padrinhos & dia do casamento
- Padrinhos & pós casamento
Qual o real significado dos padrinhos de casamento?
Se você ainda não os convidou formalmente, leia convite para padrinhos de casamento: 49 Ideias originais e criativas.
Quem são eles?
Se você já fez a sua escolha, reflita sobre quem os acompanhará — ou não — durante os preparativos, quem os auxiliará no dia do casamento e quem seguirá os apoiando na vida de casados. Aos padrinhos são designadas tarefas e atribuições que exigem dedicação e, às vezes, muita paciência. Os seus escolhidos estão preparados?
Quem são e o que fazem as madrinhas e padrinhos de casamento? Dicas de ouro para essa escolha!
Por que você os escolheu?
Sua amiga de infância com quem você perdeu o contacto, mas fez uma promessa na segunda série de que, quando se casassem, uma seria madrinha da outra? Seu tio cheio da grana com quem você sempre discute nos almoços de família por divergências filosóficas? A prima da sua mãe que se ofereceu para o posto? O amigo que apresentou vocês dois? A prima que saiu contigo, a pé, em plena segunda-feira chuvosa para você encontrar o seu amor? Ou a amiga inseparável que está com problemas financeiros, mas não medirá esforços para te ajudar no que for preciso?
Origem dos padrinhos
A origem da figura dos padrinhos varia conforme a cultura e a localização de uma sociedade, mas nós, brasileiros, não podemos dizer que eleger uma testemunha para o casamento se trata de uma tradição milenar, pois tudo começou no Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563. Nesta ocasião, o clero se reuniu para emitir inúmeros decretos dogmáticos sobre a fé e a disciplina da Igreja Católica e, entre outras coisas, criaram o sacramento do matrimônio.
Antes disso, duas pessoas poderiam se considerar casadas se fizessem os seus votos entre quatro paredes, sem que mais ninguém presenciasse o momento. Fácil, não? Mas o Concílio de Trento determinou que um casamento só se tornaria oficial se fosse celebrado por um pároco e contasse com a presença duas testemunhas.
Os padrinhos hoje
Com o passar dos anos, o número de testemunhas foi crescendo e ganhando novas tarefas. Tomando emprestadas algumas das tradições germânicas, os padrinhos e madrinhas passam a adquirir a função de ajudantes dos noivos.
Padrinhos & preparativos
Durante os preparativos, a função principal de um padrinho é estar disponível “na alegria e na tristeza” dando todo o apoio físico e moral aos noivos para que não se sintam sobrecarregados com toda a pressão habitual deste período. Também são os responsáveis por organizar as festas de despedida e chás (panela, lingerie e o que mais decidirem) para o casal. É aconselhável que uma das madrinhas participe da última prova do vestido da noiva para se familiarizar com todos os seus botões e camadas, pois ela será a encarregada de acompanhá-la ao banheiro no dia do casamento. Se os noivos tiverem um perfil DIY, os padrinhos devem estar a postos para formar uma linha de montagem junto aos seus amigos do peito.
Padrinhos & dia do casamento
No dia do casamento, são eles que ajudam a equipa de cerimonial a distinguir quem faz parte da família do noivo e da noiva, auxiliando na hora da tomada de assentos na igreja — se for o caso — e na sessão de fotos com os parentes mais próximos. As madrinhas estarão por perto para ajeitar o vestido, retocar a maquinagem e deixar o penteado da noiva intacto até o fim da noite. Os padrinhos também têm a função de fazer a pista de dança ferver até o fim da noite, garantindo a animação da festa até o último convidado deixar o salão.
Padrinhos & pós casamento
Passada a agitação do casamento, você terá lindas memórias para compartilhar com seus amigos, agora mais queridos do que nunca. Não importa o valor do presente de cada um ou se eles organizaram uma vaquinha para oferecer a vocês um agrado mega especial. O que vocês viveram juntos, não há dinheiro no mundo que pague.
Veja 20 regras para ser a madrinha perfeita (e não cair nos erros típicos)
Os seus padrinhos de casamento são pessoas com quem você terá uma ligação especial para o resto de sua vida. Por isso, qualquer motivação que não seja o carinho que você nutre por eles não justifica o convite. Não quer quebrar uma promessa? Está ávida pelo presente do tio encrenqueiro? Tem pena da sua prima em segundo grau? Apenas pare! Pense com carinho nas pessoas que estão sendo deixadas de lado em detrimento de outras com quem você não tem nenhum vínculo ou empatia. Não ceda à pressão de outras pessoas na hora de fazer a sua escolha e siga apenas o seu coração! Aproveite para descobrir as dicas de fotos com as madrinhas: as 15 ideias mais originais para inspirar a noiva!