O que devo fazer se meu amor não quiser se casar ou não estiver pronto? Siga estas dicas!
Estratégias para entender melhor seu par e definir o futuro do casal de forma honesta, madura e respeitosa, fortalecendo o diálogo entre ambos.
O casamento é um passo significativo na vida por representar um firme compromisso de trilhar a dois o caminho adiante. No entanto, nem todos os casais compartilham o desejo de oficializar e celebrar a união da mesma maneira. Em situações assim é necessária uma abordagem honesta e cuidadosa, a partir de um diálogo franco entre ambas as partes envolvidas. Para ajudar, preparamos este guia prático.
Índice de conteúdo:
1. Refletindo sobre a sua vontade
2. É normal um homem não querer casar?
3. Mantendo a família no seu lugar
4. Importância do diálogo
5. Escute as razões dele
6. O que fazer quando ele não quer casar?
7. Respeite os seus limites
8. Como fazer um homem ter vontade de casar?
Faça sua inscrição no Casamentos.com.br
1. Refletindo sobre a sua vontade
Antes mesmo de questionar o outro lado, é essencial olhar dentro de si e ter clareza sobre os próprios objetivos. O visual da noiva é inspirador e fica lindo nas redes sociais, mas passa longe de ser um cosplay. Portanto, pergunte-se e responda francamente: “o quanto eu quero ou não quero casar? É uma vontade sincera ou estou tentando satisfazer cobranças externas?”
Pode ser proveitoso abrir o coração com alguém de confiança (de preferência sem envolvimento direto, como uma amiga ou terapeuta). O resultado dessa reflexão vai orientar seus próximos passos.
- Leia ainda: Conselhos para driblar o medo antes do casamento
2. É normal um homem não querer casar?
É tão normal quanto uma mulher não querer casar. Nossa sociedade mantém setores menos ou mais conservadores, porém foi-se o tempo em que o matrimônio era uma obrigação feminina inescapável, inclusive do ponto de vista legal.
A instituição do casamento continua imensamente popular, mas o que a torna verdadeiramente potente é a realização de um sonho dos dois noivos, e não o atendimento de expectativas de outras pessoas.
3. Mantendo a família no seu devido lugar
Movidos pelo desejo genuíno de ver a sua felicidade, os parentes se envolvem nas escolhas do seu casamento. Mas por mais que o cuidado seja bem-vindo, é preciso estabelecer limites para essa torcida não se tornar uma pressão que invade a sua autonomia.
A opção pela união é entre você e seu par, duas pessoas adultas dotadas de vontades próprias. Sendo assim, nada de justificar decisões considerando que “mamãe não quer que eu case”. Se você tiver de dizer “pai, eu não quero me casar” não há problema algum nisso.
4. Importância do diálogo
Uma comunicação honesta e franca é a chave para todo relacionamento saudável, e isso vale especialmente para a escolha sobre o enlace. Ao invés de tentar adivinhar do que os homens gostam ou ficar procurando sutis sinais que ele não quer casar, recomendamos trazer às claras os desejos e expectativas dos dois.
Afinal, estamos falando de um compromisso para a vida toda, que requer certeza absoluta de ambas as partes. Com cumplicidade e diálogo, o amor ficará ainda mais forte.
- Veja também: Como discutir sem brigar
5. Escute as razões dele
Lembre-se: não é uma cobrança ou um ultimato, mas sim uma conversa. Comece ouvindo os motivos do seu amor para estar desconfortável com esse passo. Pode ser que ele priorize diferentes metas de vida, se sinta tímido frente a muitos convidados ou queira antes atingir um determinado objetivo profissional, por exemplo.
No entanto, existe a chance da resposta ser simplesmente que meu namorado não quer casar. Em todo caso, com justificativas esclarecidas, é possível decidir como seguir adiante.
6. O que fazer quando ele não quer casar?
Quando o desejo de estar junto é mais forte, o par apaixonado dá um jeito. Sugerimos procurar um meio-termo que acolha os dois. Talvez ajustar a escala do evento para celebrar um casamento civil ou um microwedding apenas com os amigos mais íntimos o deixe mais à vontade com a ideia.
Já na situação hipotética em que moramos juntos, mas ele não quer casar, reunir os entes queridos para uma cerimônia simbólica em casa pode ser uma forma igualmente emocionante de reconhecer o amor que já está ali.
7. Respeite os seus limites
Por outro lado, é perfeitamente válido se essa solução intermediária não for suficiente para você. Se o seu sonho pessoal for, de fato, o de se casar e esse desejo não for compatível com quem está ao seu lado agora, pode ser aconselhável dividi-lo com alguém que tenha mais em comum com as suas metas.
Da mesma forma que não é justo fazer alguém subir ao altar contra a vontade, também não faz sentido renunciar a um objetivo de vida tão importante. É uma escolha difícil, mas talvez seja o caminho mais maduro para ambos.
8. Como fazer um homem ter vontade de casar?
Uma pergunta melhor seria: "como construir em conjunto uma forma de celebrar nosso amor que funcione para ambos?" A maioria dos casos requer apenas alinhar expectativas e comunicar limites, algo perfeitamente negociável com autoconhecimento, diálogo franco e terapia. Mas se a pessoa definitivamente não tiver interesse em se unir, não há como forçá-la. Consentimento é algo fundamental.
Este pequeno guia tem a intenção de ajudar os casais a se entenderem melhor. É natural haver diferenças de prioridades entre as duas pessoas em um relacionamento, e uma comunicação honesta é a melhor forma de superar essas dificuldades. Esperamos que, com essas dicas e estratégias, você e seu amor encontrem um jeito de comemorar a sua união de um jeito perfeito para ambos!