Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O que fazer quando pais e sogros querem interferir nas finanças do casal?

Lidar com dinheiro em conjunto já não é uma tarefa simples. Mas quando os sogros interfem nessa questão tudo pode se complicar ainda mais. Saibam driblar essa situação da melhor maneira, sem que se torne um problema para o casal e as famílias.

Quando os casais decidem subir ao altar e dizer "sim" a uma etapa mais madura da vida a dois, isso não só emociona os seus pais, como também pode acabar por criar uma certa preocupação para eles. Afinal de contas, os filhos que viram crescer agora estão tomando rumos próprios na vida, começando uma nova família, e esse processo nem sempre é fácil. Depois d que decidem agora enviar os convites de casamento e tomar um passo a frente na vida, vão começar uma nova família.

E da mesma forma como eles podem pensar que a opinião deles é imprescindível na hora de montar a decoração de casamento, por serem mais experientes eles também podem se achar no direito de interferir e opinar na vida financeira do casal. Essa nem sempre é uma situação agradável e é preciso saber lidar bem com ela para que não gere maiores conflitos.

Ouçam respeitosamente

Antes de mais nada, quando seus pais ou sogros se sentirem com intimidade de abordar um assunto delicado como as finanças pessoais do casal, estejam abertos para ouvirem, afinal de contas, eles realmente podem ter mais experiência e é possível que vocês possam absorver conselhos úteis. Se estão organizando o enlace, é provável que vejam como é difícil ater-se ao orçamento inicial, e com certeza se questionarão se o valor para os modelos de lembrancinha para casamento é compatível com o que pensavam em gastar, ou se o valor do bolo decorado para casamento sem ultrapassar o limite total. Nessas horas é bom ter uma visão de alguém de fora, aceite ajuda e conselhos.

Mostrem que estão abertos a ouvir, pelo menos em um primeiro momento, e considerem o que eles têm a dizer, mas sempre de forma cordial, deixando claro que a decisão final será de vocês. Agradeçam pelos conselhos e digam que irão tê-los em consideração.

Imponham seu limite

Ainda que possam estar abertos aos conselhos que ele tenham para dar, vocês devem saber demonstrar que eles só são bem-vindas quando são pedidos pelo casal. Com muita educação, devem deixar claro que os pais e sogros não podem ultrapassar essa linha tênue entre confiança e opiões invasivas, especialmente no que diz respeito às finanças de vocês. Quando isso ocorrer pelas primeiras vezes, barre-os e digam que sabem lidar e estão tentando resolver todas as situações financeiras que aparecem. Agradeçam, mas peçam para que eles não interfiram.

Entre vocês

Além de saberem lidar com essas possíveis intromissões dos sogros e dos pais, o casal deve ter bem alinhada a forma como agir com eles quando isso acontecer. Conversem entre si, especialmente quando são os pais do outro que se interferem mais do que deveriam. Estejam alinhados para saber como essas ações afetam você e seu par e conversem abertamente para saber como lidar juntos com a situação. Muitas vezes é mais fácil pedir para que o filho converse a sós com seus pais e peça para que não mais interfiram nesse quesito. Muitas vezes esses assuntos começam a surgir quando começam a colocar os preços no papel, comparando valores do modelo de vestido de noiva ou qualquer outro item importante. Assim que começarem a aparecer conflitos, dialoguem entre vocês e não protelem esse entendimento entre os dois.

Questões como essas não devem evoluir para se tornarem um grande problema na vida do casal. Afinal de contas, quando decidiram colocar o vestido de noiva e o traje para subir ao altar, já sabiam que agora também ingressariam em uma nova família, a do seu par, e que ele (a) também teria esse sentimento com os seus pais. E assim como em todas as famílias, existem questões e diferenças que devemos encarar sem que isso se torne empecilho para uma convivência harmônica entre todos.