Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

8 ideias do que você pode fazer com seu buquê de noiva depois do casamento

Como preservar por mais tempo o arranjo dando nova finalidade para o item cheio de simbolismo. Confira a nossa lista de sugestões!

buquê de noiva

Companheiro inseparável da noiva na caminhada até o altar, ele aparece em destaque no álbum de casamento e ainda é cobiçado por muitas das convidadas na recepção. Evidentemente estamos falando do buquê de noiva! De que mais poderia ser?

Devido ao importante papel que a peça cumpre na cerimônia, é mais do que compreensível que a protagonista do evento não queira se desfazer do item simbólico tão cedo. Várias mulheres inclusive optam por encomendar um arranjo adicional para usar no tradicional arremesso, podendo assim manter um consigo. Se isto faz parte dos seus planos, saiba que temos aqui uma seleção de sugestões para prolongar o uso e a duração do buquê, tal como das memórias que ele representa. Vamos à lista! 

Índice de conteúdo:

Registre-se no Casamentos.com.br

Decoração para a casa

Buquê de noiva arranjo de flores para casa

Para quem não considera se desgrudar do buquê nem após trocar os votos, a melhor opção pode ser conservar o arranjo em casa como um belo e perfumado lembrete dos momentos mais felizes. Os cuidados incluem remover todo tipo de embalagem ou decoração, cortar de 1 a 2 cm de cada caule e mergulhá-los num vaso com água limpa e fresca, que deve ser trocada diariamente. Dependendo das espécies escolhidas e do clima local, as flores podem durar até duas semanas em bom estado.

Presentear os convidados

Buquê de noiva lembrancinhas de casamento com flores

Uma alternativa simpática é repartir o buquê de noiva em pequenas composições. Esses presentes podem ser oferecidos às madrinhas, aos familiares ou àqueles casais a quem se queira dar um empurrãozinho na direção do altar. O serviço é oferecido por empresas de decoração com floristas, que compõem os novos arranjos no próprio local do evento, após a cerimônia.

Doação solidária

Outra forma de passar adiante as boas energias da ocasião é oferecer as flores a quem tem menos condições financeiras de arcar com elas. Por todo o país, existem iniciativas e projetos sociais que recebem doações de buquês e os direcionam para fins nobres. Isso inclui eventos como casamentos coletivos, mas também hospitais, asilos e casas de repouso. É um jeito de multiplicar a felicidade que a peça proporcionou ao casal.

Cultivando memórias

Buquê de noiva lembrancinhas de casamento suculentas

Se o matrimônio representa o começo de uma nova vida a dois, por que não estender esse recomeço às espécies vegetais do buquê? Algumas variedades, como as suculentas, são de propagação fácil e rápida: com pouco tempo no solo, já enraízam. Flores como hortênsias, gerânios e até mesmo rosas têm boas chances de vingar a partir de um corte cuidadoso no caule. Ramos de ervas como lavanda e alecrim podem ser replantados com estacas, perfumando a casa dos pombinhos. 

Precisa da ajuda de uma florista? 

Com a mão na massa

Buquê de noiva arranjo de flores secas para casa

Quem curte artesanato pode criar os próprios projetos DIY em inúmeras as possibilidades de como aproveitar o buquê de noiva depois do casamento. O primeiro passo para boa parte dessas ideias é secar as flores, num processo que pode durar algumas semanas. Depois disso, é possível fazer composições decorativas como coroas, guirlandas ou mesmo um aromático pot-pourri com pétalas e folhas. Velas, sabonetes e scrapbooking são outras opções viáveis para manter a lembrança viva.

Preservação profissional

Buquê de noiva eternização de flores

Por outro lado, para muitos noivos o processo de planejar um casamento já é o suficientemente cansativo e por isso estes preferem delegar a empresas especializadas a tarefa da preservação. Cada vez mais popular no mercado nupcial, esse serviço é conhecido como eternização das flores, que envolve processos químicos de impermeabilização e desidratação. Isto garante um aspecto com uma durabilidade incrível para o arranjo. Talvez a forma mais conhecida seja justamente a disposição do buquê em um quadro, exibido com as lembranças do grande dia, como o convite.

Cápsula do tempo 

Buquê de noiva eternização de flores

Quem se pergunta como conservar o buquê de noiva depois do casamento exatamente como ele aparece nas fotos talvez não se satisfaça com a ideia flores prensadas em quadros na parede. Mas atualmente há fornecedores que oferecem tecnologias ainda mais impressionantes. Com toques cenográficos, o arranjo pode ser preservado em três dimensões e exibido em uma redoma de vidro ou acrílico. Ideal para fãs de uma certa rosa mágica dos contos da Disney, com a vantagem de que essa não perde as pétalas ao longo do tempo.

Joias eternas

Buquê de noiva eternização de flores em resina

Outra ideia disponível no mercado é a eternização de flores em peças de resina. Utilizando moldes nos mais diversos formatos, é possível transformar o buquê do seu grande dia em uma lembrança cristalina que conserva a beleza para sempre. Além de objetos completamente decorativos, a técnica também permite que o item ganhe novas funções: de pequenas joias a bandejas e tampos de mesa, o limite é a sua criatividade!

Muito mais do que apenas um adorno, o buquê carrega significados que evidenciam a força e a profundidade do compromisso do casamento. A vontade de conservar ou de compartilhar esse item entre mais gente é mais uma maneira de eternizar as sensações da cerimônia. Seja por conta própria ou com assistência profissional, com nossas sugestões acreditamos que toda noiva encontrará sua forma de dar destino digno a esse arranjo tão valioso.

Gostou desse artigo? Confira estes!