Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

7 itens proibidos na lista de presentes

Na hora de organizar a lista de presentes muitos casais são levados pela felicidade do momento e acabam incluindo itens supérfluos ou até extravagantes. Analise com carinho e veja o que você deve deixar de fora.

A lista de presentes deve ser feita pelo casal e juntos irão definir o que mais precisam no momento.  Assim, o ideal é que seja  cuidadosamente estudada para conter o que realmente vão precisar, por prioridades e de acordo com o estilo e tamanho de sua casa.                         

Procure colocar várias opções para que seus convidados possam escolher de acordo com suas possibilidades. Evite incluir itens excessivamente caros, estipule um valor máximo e faça suas escolhas de acordo com este número estabelecido, assim não cometerá abusos.

Pense muito bem antes de incluir qualquer item na sua lista e lembre-se de incluir opções econômicas. É uma boa maneira de mostrar aos seus convidados que tudo é bem vindo, mesmo peças muito baratas.

Não coloque o famoso cartãozinho mencionando as lojas que você fez as listas, o mais acertado será colocar na sua página web criada para o casamento.

Precaução ao pedir dinheiro

Muito bem vindo quando se está montando uma casa, e pode ser de maior ajuda que qualquer utensílio, mas deve saber como pedir dinheiro aos seus convidados, além de conhecê-los e saber como irão receber esse pedido.

Se vários convidados demonstram essa preferência, o ideal é criar uma conta corrente específica para essa finalidade. Mas lembre-se de nunca estipular um valor para não causar constrangimento, deixe-o a cargo de cada um.

Quando não se deve usar as cotas de viagem

Muito usual atualmente, funciona criando uma lista de viagem em uma agência. Pode ser a forma que seus convidados lhes presenteiem, com uma pequena viagem, mas nunca um roteiro excessivamente caro, como uma volta ao mundo, um cruzeiro luxuoso ou uma volta pela Europa em hotéis cinco estrelas, a não ser que seus convidados possuam um padrão econômico muito elevado.

Eletrônicos

Pedir objetos eletrônicos pessoais como computador, celular, filmadora,  máquina fotográfica e ainda sugerir marcas e modelos de última geração está totalmente fora. Não se enquadra com a proposta principal dos presentes de casamento.

Utensílios

Proponha várias alternativas, nunca coloque apenas os modelos mais caros, fica muito indelicado.

Carro

Não acreditamos que noivos pensem nesse tipo de presente, mas é sempre bom lembrar. É outro item que nunca deverá sugerir, se um padrinho ou familiar oferecer tudo bem, mas jamais pedir.

Joias

Mais um item que raramente entra na lista da maioria dos noivos. Também é uma forma abusiva de propor, mesmo que forem para usar no casamento. Além disso, uma joia normalmente serve para apenas um dos noivos, quando o proposito é presentear ambos.

Obra de arte

Não se deve incluir na lista, já que, primeiramente não se enquadra também no propósito e, além disso, trata-se de um ítem muito pessoal. Cada um possui um gosto de arte diferente. Pedir que seus amigos te presenteiem com isso foge completamente da finalidade principal.

Espere que as pessoas peçam sugestões sobre presentes, jamais cite ou mencione sobre esse assunto sem ser abordada, será muito indelicada de sua parte iniciar essa conversa.