Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O que precisa saber para escolher o modelo perfeito de camisa para o noivo

Na hora da escolha da camisa, muitos noivos ficam na dúvida, modelo, cor, estilo de colarinho e ainda, como fazer para adaptar o modelo ao seu tipo físico. Veja as dicas para escolher a opção certa para você.

Ajudamos a encontrar o traje ideal para o casamento 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você

JW Fotografia

O noivo, como protagonista, precisa ter atenção e cuidado com suas escolhas para o dia do casamento, e isso significa, claro, as escolhas para o seu traje nupcial. Entre todos os itens que deve selecionar – paletó, blazer, calça, acessórios – existe um que é visto como secundário, mas que faz muita diferença para todo o conjunto: é a camisa. Embora na maioria dos casos ela fique "escondida" embaixo do terno, merece uma atenção especial para complementar perfeitamente o look.

Ela deverá estar adaptada ao estilo do traje escolhido para um contexto harmonioso. Se for a uma loja especializada, notará que por mais que todas sejam semelhantes às que você possui, muitas vão apresentar detalhes diferentes que provavelmente não havia notado. Perceba que há uma etiqueta, em cada uma delas, que identifica estas particularidades que muitos homens não conhecem. Por isso mostramos aqui todos os pontos que você deverá analisar antes de escolher a sua.

Mattos Fotografia

A certeza da cor do traje

Antes de sair em busca deste elemento, é importante ter a certeza da peça principal, o paletó ou o blazer. A camisa, quanto usada junto a eles, funciona como um item secundário, e pori isso deve respeitar o tipo de traje escolhido. Isso porque aqueles mais elaborados pedem camisas mais simples e com menos acabamentos. Já quem pretende dar ênfase à camisa e optar por ternos mais básicos, pode até incluir cores, principalmente nos estilos de ternos crus.

Cor e tipo de gravata

A camisa e a gravata são acessórios secundários que acompanham o traje. Além de estarem em consonância com o paletó, estes dois elementos não podem brigar entre si. Não escolha duas estampas fortes e com muita presença e acabamentos que não vão bem juntos uns com os outros. Podem apostar em combinações clássicas e discretas (branco com cinza, rosa pastel, prata etc), ou tons complementares mais intensos.

E isso também vale para o modelo da gravata, que deve fazer um par com a camisa, nenhum tem necessidade de aparecer mais que o outro. Se a camisa tiver texturas ou outros detalhes, o melhor é investir em uma gravata slum, fina e lisa. Já para uma camisa lisa, é possível jogar com gravatas com cores e modelos diferentes, como o borboleta. 

Dream Image - Foto e Filme

Sob medida

Além de todos os itens levantados anteriormente, o que não pode deixar de levar em conta na escolha da sua camisa é o seu caimento, isso com certeza determinará o sucesso do visual. Faça muitas provas e vá em busca daquela que proporciona o comprimento ideal das mangas junto com comprimento do tronco. Verifique se a costura das mangas fica exatamente abaixo do braço e se, ao levantá-los, ela não subirá a ponto de e deixar desconfortável. Escolha um modelo com o caimento ideal, fuja dos extremos, das mais folgadas às mais justas.

Botões

Com certeza um detalhe que pode até passar despercebido. Mas a escolha do botão em desacordo com o estilo escolhido pode comprometer o visual final. Muitas camisas utilizam diferentes colorações para essa pequena peça e, provavelmente, você nunca havia parado para pensar qual melhor combina com seu look.

Pense que, se quer deixá-los com algum toque de cor, devem ser da mesma cor do de algum outro acessório, seja do boutonierre, da gravata ou mesmo do cinto se este estiver aparente. Mas não deixe que seja da mesma cor principal do terno. Caso queira se manter em terreno seguro, escolha um botão da mesma cor da camisa, que irá passar despercebido.

Bruno Vieira Fotografia

Modelagem para cada físico

Regular Fit

Possivelmente você conhece como corte reto, talvez o que traz maior conforto, por ter a cava padrão e a largura do peito também é reto. O tecido cai direto da axila até o fim da camisa permitindo movimentar-se com mais facilidade. Pode parecer mais casual, mas na verdade tem um caimento muito elegante. Se a largura do ombro ficou adequada ao seu corpo, o restante da camisa se adapta perfeitamente.

Tailored Fit

Muito semelhante a regular fit, porém delicadamente ajustada. Semelhante a uma camisa feita sob medida, já que ela estará adaptada ao contorno do corpo, mas sem apertá-lo. Ela terá um caimento mais justo. A cava e a manga mantém o mesmo padrão da regular fit permitindo movimentos confortáveis. Ideal para homens com ombros e peito largos.

Custom Fit

Neste modelo o corte é muito mais justo que nos anteriores. Mangas, cava, peito e ombros ajustados para demarcar a silhueta masculina. O comprimento continua semelhante às outras, permite enfatizar mais os ombros do que a cintura, obtendo um aspecto elegante. O melhor é que, embora mais justas, as mangas e o comprimento não ficarão curtos mesmo em homens com estatura bem alta. Assim, ela é perfeita para homens altos e magros.

Superslim Fit

Na alfaiataria o superslim indica um corte mais ajustado ao corpo, mas não apertado, seria um traje ou corte “mais sequinho". Proporciona uma silhueta elegante e esguia, já que os ombros serão bem marcados e a cintura mais afinada. Mesmo sendo mais justa, a flexibilidade continua trazendo conforto a todo tipo de movimento.

Bruno Vieira Fotografia

Cada detalhe conta, desde o paletó aos sapatos, e a camisa, apesar de ser um dos itens mais discretos do look, tem um peso grande. Com essas dicas ficará mais fácil encontrar o modelo ideal para te acompanhar no altar e na festa. Então não perca mais tempo: é a hora de limitar todas as escolhas porque o dia está mais próximo do que imagina.  

Ajudamos a encontrar o traje ideal para o casamento 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você