O dicionário da moda nupcial
O seu look de noiva tem que ser do seu gosto e sua medida. Para ajudar a escolher entre tantas opções, hoje apresentamos o dicionário de moda nupcial. Será o seu guia no momento de escolher o vestido de noiva dos seus sonhos.
Mostramos uma lista com os tipos de decote, saias e tecidos, para que você possa ver todas as opções e escolher as combinações que mais gostar para o seu vestido de noiva. Com esse dicionário poderá saber do que falam os especialistas de moda nupcial, os desenhadores ou as lojas de vestidos. Anotem!
Decotes:
- Decote tomara que caia. É um corte reto por encima do seio. Sem mangas, recorre todo o busto até as costas, sempre embaixo das axilas. É um corte clássico e tradicional.
- Decote coração. Parecido ao decote anterior, sem nenhum tipo de alças nos ombros. A forma do peito é um “V” redondeado, o que marca essa “forma de coração”. É um decote mais romântico.
- Decote em “U”. É mais alargado com um decote redondo, suspenso nos ombros (pode ter algumas variações). Forma exatamente um U na frente do busto.
- Decote de gola alta. Sobe até o pescoço e prende atrás dele. Pode ser da mesma tela do vestido ou de renda transparente. Se prende atrás do pescoço com botões ou broches.
- Decote assimétrico (ou de um lado só). Esse decote fica preso em apenas um dos ombros. Tem muitas variações, pode ir com uma manga caída, um ombro coberto e outro não, etc. É ideal para ombros estreitos.
- Decote barco. Cruza de lado a lado o busto fazendo uma pequena curva mais pronunciado na parte central. Sua forma se assemelha ao casco de um barco, o que dá o seu nome.
- Decote em V. Esse corte vai dos ombros até o busto em forma de “V”, terminando o pico na altura do busto. É o decote perfeito para mostrar um busto bonito.
- Decote Halter. É como um decote em V ou U, mas com botões que passam por atrás do pescoço. Pode ser de uma peça ou dois peças. Com esse decote as costas ficam ainda mais lindas.
- Decote quadrado ou francês. É parecido ao decote em U, mas de forma quadrada com linhas bem retas. Favorece a quase todos os tipos de corpos e bustos. Pode ter mangas ou telas.
- Saias em A. São aquelas que começam na cintura para abrir com muito volume formando um A. São ideais para os vestidos de princesa.
- Sereia. Esse corte se ajusta ao corpo até as pernas e a partir dos joelhos se abre com muito movimento. É ideal para mulheres magras e para estilizar a figura. Pode ter muitas variantes com capas de tule, renda ou bordados.
- Saia skater. É acinturada e cai em linha A, ou seja, se abre com certo volume. É parecida as típicas polainas dos anos 50. É ideal para vestidos curtos bem modernos.
- Evasé. É bem similar a anterior com a diferença que uma evasé é mais longa. Dá essa ligeira sensação de abertura e movimiento.
- Silhueta peplum. É aquela com figura reta e um babado colocado na cadeira, é bem interessante para mulheres com poucas curvas.
- Saias originais. Dentro desse grupo estão aquelas criadas por cada noiva, com babados, capas, saias curtas e pomposas, de linha reta ou assimétrica.
- Satén. Seu característico bilho vem pela ua origem: a seda. É um tecido grosso que se usa principalmente em desenhos de linhas retas e modernas. Essa tela é bastante calorosa, ideal para o inverno.
- Tule. Se trata de uma tela leve semi transparente e com um efeito bem original. É muito maleável e se usa para dar volume, fazer muitas capas ou sobrepor a outro tecido. Ideal para um estilo romântico.
- Organza. Também é uma tela fina e bastante feminina. Está feita a partir da seda mas por ser tão leva não é calorosa. Tem um pouco de transparência, delicada e sexy. É uma das mais escolhidas pelas noivas.
- Renda. É uma tela transparente com bordados que deixam a vista parte da pele. Existem de muitos desenhos, com flores ou figuras. É ideal para as mangas, pescoços ou combinar com outros tecidos.