O cortejo nupcial
Um dos momentos mais esperados da cerimônia é a entrada dos personagens que compõem o cortejo nupcial: o padrinho, a madrinha e as damas de honra são algumas das figuras que o compôem, e acompanham os noivos até o altar.
Há muito tempo que o privilégio de acompanhar os noivos até o altar não é mais exclusividade da mãe e do pai da noiva. Hoje em dia, muitos casais optam por convidar outros participantes, como os padrinhos, madrinhas, damas de honra (adultas e crianças) e pajens. O cortejo nupcial, portanto, está caindo cada vez mais no gosto dos casais.
As pessoas que irão compô-lo devem sentar-se na primeira fila. Normalmente se coloca uma fileira de cadeiras na frente do primeiro banco, reservada especialmente para elas. A ordem de entrada do cortejo será a seguinte:
Se os pais do casal forem participar, a mãe da futura esposa e o pai do futuro marido serão os primeiros a desfilar até o altar. Podem esperar os noivos de pé, ou sentar-se em seus assentos.
Na continuação, o noivo entrará com sua mãe, e chegando ao destino final, ele se colocará do lado esquerdo, e sua mãe, do lado direito.
Os próximos a aparecer serão os padrinhos, que se colocam do lado do noivo ao chegarem no altar.
Em seguida é a vez das damas de honra, que posicionarão `a esquerda do lado da noiva. Caso daminhas e pajens participem, desfilarão juntos, nesse mesmo momento.
Por último, a noiva fará sua grande entrada, acompanhada do pai ou padrinho. Ao chegar no altar, ela fica do lado esquerdo, entre seu futuro esposo e as damas de honra. O pai da noiva oferecerá seu braço `a mãe do noivo, e a acompanhará até o seu assento, dirigindo-se depois ao seu. E assim, começa a cerimônia!