Que tal apostar em um acessório retrô no dia C? Saiba mais sobre o voilette
Os acessórios corretos valorizam e intensificam a identidade visual da noiva. É o caso do voilette que, além de autêntico, traz charme com um discreto ar retrô, e pode ser uma excelente alternativa ao véu. Veja ideias para usá-lo.
O nome em francês pode soar diferente, mas com certeza você já viu um voilette. Trata-se de um complemento paa o cabelo (e parte do rosto) que aporta muita originalidade e pode ser usado em diversos estilos de enlaces, combinando com as noivas mais clássica até aquelas que pretendem dizer "sim" em um enlace campestre ao ar livre, sem nenhuma exceção. Não se restringe nem ao horário da cerimônia ou ao modelo do vestido, basta que a escolha seja feita com critério e equilíbrio com os demais acessórios.
O que diferencia o seu uso é o estilo de voilette, uma vez que há tipos diferentes – os que cobrem metade do rosto, que cobrem apenas uma lateral ou o rosto inteiro –, por isso sempre é possível escolher o que tenha mais sintonia com o estilo da cerimônia e do seu conjunto. O penteado da noiva também precisa ser selecionado com cuidado, para conseguir prender bem o complemento. Quer saber mais? Contamos tudinho sobre esse detalhe charmoso, que pode fazer toda a diferença quando usado da forma correta.
Como quer usar seu cabelo?
A primeira pergunta que deve se fazer antes de optar pelo voilette é como você deseja usar o cabelo – solto, preso ou semi-preso? É isso que irá direcioná-la para a escolha do melhor estilo de voilette e não comprometer o visual. Normalmente, os penteados presos para casamento são os que melhor se adaptam para fixar o voilette, mas nada impede que seja usado com um semi-preso ou solto, que pode estar preso junto com uma presilha apropriada ou um pente.
Cerimônias diurnas
Eventos diurnos pedem materiais leves e delicados para o look, sem excesso de brilho e mais discretos. É possível usá-lo “sequinho” ou sem complementos, apenas preso ao cabelo, prender um pequeno laço, um detalhe de organza ou um chapéu clássico estilo casquete. Procure peças delicadas, principalmente para celebrações rústicas, no campo ou na praia, ambientes onde é preferível um modelo leve, que possa ser fixado em uma flor natural ou uma presilha de madrepérola.
Cerimônias noturnas
A noite permite que você use e abuse de elementos com brilho e o seu voilette ficará incrível com pontos de brilho, com um arranjo com plumas tipo fascinator ou preso em uma tiara com brilhantes. Pesquise, experimente e faça um teste com o modelo de penteado que optou junto com o acessório, assim terá certeza do comprimento e estilo do voilette. A noite também possibilita acessórios maiores e mais extravagantes, mas todos os complementos necessitam estar alinhados com as demais peças para trazer harmonia em todo o visual.
De acordo com seu look
Sempre há o modelo de voilette que seja mais apropriado ao tecido do seu look e ao modelo, seja um vestido de noiva princesa, um modelo evasê, um discreto tubinho ou um belo tomada que caia, certamente, achará o ideal para trazer mais elegância ao traje. Até no inverno você pode adaptá-lo, mesmo em um vestido com mangas compridas ele pode dar um toque especial e diferente.
Junto com véu
Embora a maioria dos profissionais prefiram que se escolha apenas um dos dois acessórios, moda é muito pessoal, e cada noiva pode optar por usar o que a faz sentir-se melhor e mais segura. Nada impede de achar uma alternativa que te permita usar os dois juntos, e que deixem todo o visual em concordância.
Todos os detalhes que possam incrementar sua aparência merecem ser provados com o traje antes do dia C, para ter uma ideia se é a melhor escolha. Assim, todas as joias e os acessórios que acompanham o penteado devem ser testados em conjunto, para garantir que são os ornamentos certos e que expressam sua personalidade. E você, se anima a ousar e colocar esse complemento retrô (com essa pitada sexy) no seu look nupcial?