Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Noivamos! Por onde começar a organizar o casamento?

Após o noivado muitos noivos entram em pânico por não saberem quais as primeiras providências a serem tomadas de uma lista enome de afazeres. Mas acalmem-se! Vamos auxiliá-los a fazer um cronograma para iniciarem os preparativos.

Vanessa Barros Photography

Procurar a igreja ou avisar a família, qual a ordem? Reservar o espaço ou contratar a gráfica dos convites de casamento? Provavelmente vocês já têm uma noção dos primeiros passos que devem dar para chegar ao altar, mas antes de qualquer reserva, devem fazer uma planilha com todo o cronograma e ordem de tarefas. Por mais que o desejo de sair à procura do vestido de noiva surja logo após o pedido, existem prioridades e sequências fundamentais para conseguirem organizar  satisfatoriamente toda a cerimônia.

Devem levar em conta que é um evento grandioso que necessita de vários detalhes para formar uma celebração tão única. Mas o maior aliado do casal nesse momento será um planejamento minucioso para cumprir os prazos de antecedência e, ainda, ajudá-los a não esquecer as lembrancinhas do casamento, simplesmente, por não estar na lista. Mostramos como “iniciar os trabalhos” para formar esse dia mágico com tranquilidade e domínio.

Aquarium Photo

1. Marcar a data

A data é o start de toda a organização e planejamento, sem a data definida o andamento fica na inércia. Se existe a necessidade de consultar algum familiar quanto à disponibilidade, façam isso o quanto antes para conseguirem dar conta das primeiras providências. A data determinará, também, a antecedência de contratar cada serviço específico.

2. Quanto podemos gastar?

Para dar forma à cerimônia, o valor que podem dispor financeiramente é o que irá sinalizar que tipo de decoração da festa de casamento poderão fazer. Não adianta irem atrás de espaços ou igrejas tradicionais se não sabem o investimento que podem arcar.

3. Lista de convidados

Fazer a  pré-lista de convidados deixará claro qual o tamanho de igreja adequado e o espaço para a festa. Obviamente, a lista sofre modificações e também ausências no decorrer do período dos preparativos. Sempre é estimado um percentual de não participação, e muitos, mesmo tendo recebido um convite de casamento criativo e caprichado acabam não comparecendo. Lembrem apenas que para a reserva do buffet devem estar preparados, caso a estimativa não se cumpra.

4. Estilo

Tradicional, descontraída, minimalista ou medieval? Qual será a identidade adotada? Saibam que o estilo de cerimônia e tema da recepção, é o que determina muitas das escolhas. Portanto, antes de definir alguns itens, o casal deverá conversar sobre o décor e conceito que desejam para direcionar, também as primeiras definições.

5. Reservas primordiais

As primeiras reservas, que precisam ser feitas com antecedência (de um ano ou mais), são a igreja e o espaço de festa. Somente após a entrega de todos os documentos exigidos pela igreja é que terão a confirmação da data. Quanto ao buffet, após a assinatura do contrato e pagamento das primeiras taxas. Apenas após a reserva oficial de ambos é que podem encomendar os convites de casamento criativos e fazer a página virtual do casamento e poder passar informações precisas aos familiares e amigos.

6. A escolha do look perfeito

Entusiasmante e comovente, a escolha do modelo de vestido de noiva é uma das melhores fases na vida de todas as mulheres apaixonadas. Mas, deixando a expectativa de lado, a praticidade pede que as protagonistas iniciem suas pesquisas com tempo suficiente para mandar fazer com uma costureira ou encomendar o look numa loja com prazo suficiente para fazê-la brilhar com perfeição.

7. Foto e filmagem

Assim como os espaços e igrejas são concorridos e necessitam de prazos e requisitos para a reserva, os profissionais da área também. Lembrem-se de que podem estar com a agenda lotada se contatá-los em cima da hora. Portanto, comecem a buscar e a conhecer o trabalho do profissional com bastante antecedência. Afinal, desejam muito que o brinde ou o momento de cortar o incrível bolo decorado de casamento sejam perfeitamente documentados. Essa é uma dica valiosa para qualquer profissional específico que precisam contratar, como dj, banda ou aquele chef gourmet que adoram.

8. Assessoria

Essas primeiras providências já devem ter deixado claro que são muitas tarefas, pesquisas e definições e, caso percebam que sozinhos não conseguem administrar tudo, considerem contratar um assessor de casamento. Ele os orientará e assumirá algumas obrigações que, muitas vezes, o casal não pode se responsabilizar por falta de tempo.

Nathalia Frykman

Independentemente de ser uma lista imensa de incumbências, com certeza é um período extremamente feliz para o casal que anseia em começar essa nova vida e, acima de tudo, celebrar o amor. Por mais que dê trabalho passar dias procurando pelo buquê de flores que tenha o formato e a cor certa para valorizar a decoração da igreja do casamento, certamente, sentirão muita falta dessa época.