Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Móveis planejados valem a pena?

As noivas na Comunidade discutiam o tema. Muitas acham que agora é o momento de fazer todos os gastos e já investir no planejamento total dos móveis da casa e fazê-los sob medida. Outras, preferem esperar. O que você acha?

Estúdio Valéria Costa

 

Minha mãe era fã de marcenaria. Ela preferia planejar todos os móveis e ficar meses pagando por algo que ela sabia que ia durar. Tanto que não estava errada, de fato os móveis planejados de casa duraram o tempo que ficamos lá, mais de 18 anos. Aposto que vocês têm histórias similares para contar.

Engana-se quem acha que os móveis planejados são, necessariamente, mais caros que os convencionais. O que acontece é que quando mandamos fazer armários, aproveitamos para fazer todos ao mesmo tempo, enquanto com móveis avulsos você pode comprar um armário em um mês, outro no seguinte.

 

 

O móvel planejado vale a pena porque é possível desenhar a ideia do zero. Quantidade de gavetas, aproveitamento de espaços como cantos e quinas e demais adaptações para espaços pequenos são possíveis. Além disso, tem a possibilidade de se escolher o material a dedo. Não valerá a pena para vocês se o apartamento ou casa é alugado e vocês gostariam de embutir todos os móveis.

Para esses casos, os especialistas sugerem peças sob medida, sim, mas não pregados à parede. Deve-se pensar em móveis que sejam fáceis de adaptar em outros projetos e novas casas e feitos em materiais mais leves em caso de desmontagem. Aí entram os designs mais ousados e modernos.

Se vocês escolheram planejar todos os móveis, fica o alerta: como todo fornecedor, é preciso ter recomendações ou optar por marcas sólidas no mercado. Não deixe, ainda, de conferir o material usado para acabamentos, não adianta o armário ser em madeira maciça e as gavetas terem problemas no rolamento!