Motivo das férias: casamento!
Todo mundo sabe que quando uma pessoa se casa, tem direito a dias de férias no trabalho mas, pouca gente sabe como funciona. Nesse artigo, tentamos esclarecer algumas das dúvidas que possam surgir a respeito.
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), qualquer assalariado tem como motivo do seu casamento, um mínimo de 3 dias consecutivos por motivo de casamento.
- Começam a contar os dias a partir do mesmo dia do casamento, se você se casa em um dia útil, começará nesse mesmo dia.
- Se você se casa em um sábado/domingo (e não trabalha esses dias), começarão a contar no primeiro dia útil, o que pode fazer com que você tenha um ou dois dias mais de férias.
- Se além disso, desejam tirar uns dias antes do casamento para os preparativos, terá que negociar com a sua empresa.
- Em algumas pequenas empresas é possível chegar a um acordo e escolher quando é melhor tirar esses dias. Por exemplo, se estão em uma época de muito volume de trabalho e os dois acham que é melhor não ir de lua de mel logo depois do casamento ou se por exemplo o chefe de vocês não se importa com as datas decididas.
O importante é avisar com antecedência ao departamento de recursos humanos da empresa de vocês ou falar com o chefe mais próximo e avisar com bastante antecedência em relação a data do casamento de vocês e assim, com certeza tudo sairá bem.