8 Momentos em que é recomendável tirar a aliança (por cuidado!)
As alianças são o símbolo maior da promessa de amor de um casal, e merecem atenção diária. Há situações da rotina em que é melhor deixar a joia guardada para manter o brilho e o metal intactos e duradouros. Vejam quais!
O momento da troca de alianças entre os noivos e noivas é um dos mais esperados e emocionantes em uma cerimônia de casamento. É quando firmam o compromisso da união diante de todos os convidados e do celebrante, e dizem "sim" a uma nova vida. E o objeto que representa esse instante não poderia ser mais simbólico: as alianças de casamento que irão acompanhar o casal para sempre, uma joia que participará do dia a dia do par. Justamente por isso, é necessário levar em conta muitos cuidados com ela, como, por exemplo, guardá-la em alguns momentos, para não arriscar arranhar ou estragar o metal. E se você se pergunta "quando devo tirar a aliança de casamento?","como tirar a aliança do dedo?", aqui listamos ocasiões em que é mais do que recomendável!
- 1. Na hora do banho
- 2. Ao lavar as mãos
- 3. Durante exercícios físicos
- 4. Durante a faxina
- 5. Ao cozinhar certos pratos
- 6. Na praia
- 7. Na piscina
- 8. Em alguns trabalhos (depende da atividade)
Encontre aqui as suas alianças!
1. Na hora do banho
As alianças de casamento ouro e prata são produzidas com qualidade e excelência, para que vocês não precisem tirá-las o tempo todo. Mas os cuidados com alianças de ouro, principalmente, são sempre recomendados! A dúvida sobre se pode tomar banho com aliança de prata também é comum, pelo receio de que o metal mude de cor ou textura, mas os profissionais que trabalham com esse material garantem que é possível. Ainda assim, a hora do banho é um momento em se deve evitar usá-las, por conta dos sabonetes e cremes que tocam as joias. E, durante a ducha, o contato com a água pode deixá-las mais escorregadias, ou seja: há risco de que saiam dos dedos. Para quem tem cabelo longo, elas podem ficar presas nos fios. Em resumo: melhor prevenir qualquer pequeno acidente!
2. Ao lavar as mãos ou passar álcool em gel
Em tempos de maior cuidado (depois da pandemia), lavar as mãos e passar álcool em gel para minimizar riscos é fundamental, inclusive segundo recomendação dos órgãos de saúde. Portanto, essa prática é mais eficaz se as mãos estiverem livres de anéis. Tirem as alianças, neste momento, para higienizar as mãos e depois coloque-as novamente. Além disso, o uso constante de sabão e álcool em gel pode danificar a joia dependendo do material.
Leia também:
3. Durante os exercícios
Os frequentadores de academia já sabem que não é indicado usar acessórios enquanto fazem exercícios físicos. O suor das mãos e o contato dos equipamentos com a aliança de casamento podem incomodar e arranhar a joia especial. É melhor guardar em um local seguro e evitar riscos.
4. Na hora da faxina
Produtos como alvejante, detergente, álcool, entre outras substâncias químicas, podem comprometer o acabamento da aliança de casamento durante a faxina da casa. O ouro é um metal macio que amassa e pode arranhar em contato com objetos pontiagudos e coisas do dia a dia. A joia cravejada pode quebrar as partes que seguram as pedras, devido às batidas eventuais em móveis. Guardar a aliança para limpar a casa e lavar roupa vai garantir a manutenção da peça e deixar vocês tranquilos nas tarefas.
Outros temas relacionados:
- Anéis e alianças de casamento: guia completo para acertar na escolha
- Anel de noivado e aliança de casamento: entendam as diferenças e em que mão usar
5. Ao cozinhar certos pratos
O cuidado com a aliança deve se estender quando se trata de preparar a comida, principalmente se for misturar os alimentos com as mãos que podem arranhar o metal. Se vocês são adeptos de uma boa comida caseira, e se aventuram a produzir bolos, pães e outras guloseimas, é melhor tirar a aliança de casamento durante a produção. E isso também será mais higiênico, estar com as mãos limpas e livres de acessórios!
6. Na praia
Seja para a lua de mel ou para uma viagem futura, se o destino escolhido for uma praia, é indispensável o uso do protetor solar, e é provável que usem óleos e cremes hidratantes também, o que acumula gordura na joia. Dependendo do material, a aliança ainda pode ser afetada pela água salgada e também pela areia da praia. Além disso, se não estiver bem firme no dedo, corre o risco de perdê-la em um mergulho no mar ou na areia. Com certeza vocês querem que a viagem a dois seja inesquecível, sem imprevistos.
7. Na piscina
Os mesmos cuidados que devem ser tomados na praia servem para a piscina, com o adicional do cloro na água, um produto químico que pode modificar o anel, tornando-o opaco e mais frágil. O uso de produtos oleosos, como bronzeadores, pode facilitar que a aliança fique mais escorregadia e perca o brilho gradualmente. Às vezes tirar o anel segue o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.
8. No trabalho (dependendo da atividade que exercem)
Em determinados trabalhos nos quais se utilizam muito as mãos, é melhor deixar a aliança bem guardada. Médicos e enfermeiros, por exemplo, podem danificar suas alianças durante exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassom, e isso vale para quem for fazer os exames também!
Em outros trabalhos que exigem esforço e atividade manuais, como mecânicos, cozinheiros, massagistas, jardineiros ou floristas, por exemplo, também é recomendável tirar o anel. Produtos alimentícios, terra e outros resíduos podem grudar na joia, danificar, arranhar ou até mesmo incomodar na hora do serviço, mesmo com o uso de luvas.
As alianças de casamento são normalmente produzidas com metais bem resistentes, mas é preciso ter cuidado, ainda que não danifiquem com facilidade. Se esse é o seu caso, você pode escolher seguir uma ou algumas das sugestões. Mas, independentemente do material, os cuidados com a aliança são sempre bem-vindos! Inclusive na hora de guardá-las. Caixinhas, pratinhos, porta-joias são ótimos aliados nessa hora e podem até ser personalizados com a estampa e tipografia do casal. Quando forem sair com a aliança no dedo, levem um saquinho de veludo na bolsa, se necessário. Vamos cuidar desse elo precioso!