Terão uma cerimônia religiosa? Aqui está o que precisam saber sobre o missal do casamento
Ainda que não conheçam o conceito, com certeza se empolgarão para criar um missal para a cerimônia e ter mais uma recordação simbólica do dia. Com muitas possibilidades de estilos e formatos, e adaptados a cada cerimônia, vejam dicas para inová-lo!
Missal é o nome que a Igreja Católica escolheu para o livro que continha todos os protocolos das missas, uma espécie de programação, anteriormente feita de maneira formal, para cada passo do ritual. Embora não seja muito comum nos casamentos atuais, o missal traz todo o roteiro da cerimônia, permitindo aos convidados que acompanhem cada passagem do rito.
Ainda que as cerimônias religiosas mantenham os seus ritos tradicionais, alguns dos elementos que compõem a cerimônia podem ser personalizados, e cada casal pode determinar como deseja consagrar sua união, respeitando o local e os celebrantes. Geralmente adotado pelas igrejas católicas, o missal pode ser incorporados até em cerimônias sem cunho religioso, o que o torna um programa do casamento. Seja qual for o ritual adotado, será uma demonstração a mais de afeto deixar cada fase cerimônia mais "próxima" dos amigos e familiares convidados, e são esses detalhes que tornam cada enlace tão único.
Tamanho
O propósito do missal é possibilitar que os convidados sigam o roteiro da cerimônia e não torná-lo uma cópia reduzida da bíblia. Portanto, façam com no máximo 6 páginas, apenas para direcioná-los quanto às passagens mais simbólicas e informações necessárias. A largura e comprimento é opcional, podem usar as medidas de uma caderneta (aproximadamente 11cm X 15cm) ou um pouquinho maior, não mais que isso.
Identidade
As cores são opcionais e isso é o que deixa os missais mais charmosos e autêntico. Uma maneira prática é seguir a paleta de cores usada na decoração do casamento para trazer sintonia com todo o estilo escolhido pelo casal. Incluam o missal nos ítens de papelaria do enlace que serão feitos na gráfica responsável pelos convites do casamento, para garantir que seja impresso com a mesma identidade visual e qualidade.
Capa original
É a capa que irá apresentar as informações básicas do livreto, o nome do casal, da igreja e a data do enlace, mas podem escolher frases românticas, uma passagem da Bíblia, ilustrações ou um poema sugestivo que ressalte a essência do dia. O papel pode ser o mesmo das páginas, não há necessidade de uma capa mais encorpada.
Conteúdo
Normalmente, o missal padrão da igreja é o que a paróquia concede, com as passagens e orações que são características da cerimônia, tanto na igreja católica como na evangélica. Mas, se optaram por um ritual livre sem preceitos religiosos, coloquem as informações do programa planejado. O conteúdo poderá apresentar o mesmo padrão da letra dos convites ou outra que prefiram.
Complementos relevantes:
- Nome do celebrante
- Texto (pontos básicos do sermão, não é necessário conter todo o texto)
- Numeração das páginas
- Canções religiosas
- Roteiro da cerimônia (entrada das alianças, sermão, hora dos votos, e outros)
- Mensagem do casal
- Foto dos noivos (opcional)
Símbolos especiais
Mais um elemento que traz a oportunidade de introduzir o tradicional monograma do casal. Tanto a capa como as páginas podem conter as iniciais do casal (monograma) ou um desenho que seja marcante na história do relacionamento. Seja qual for o símbolo adotado, ele pode ser colocados no centro da capa, formar uma imagem de fundo ou estar no rodapé de cada página.
Depois de prepará-los com tanto caprinho, façam os missais chegarem às mãos dos convidados da mesma forma. Podem deixá-los em uma mesa na entrada da igreja ou ter uma pessoa que entregue a cada um que chegue. Outra forma simpática e prática é colocar um missal sobre cada assento, assim todos terão a oportunidade de participarem da celebração com energia e o mesmo entusiasmo dos protagonistas.