Mesas sem nomes marcados: esse modelo combina com a sua recepção?
Estão quebrando a cabeça para formar o mapa de mesas perfeito do seu casamento? Mas, e se deixassem esse protocolo de lado, e optassem por lugares livres para os convidados decidirem? Vejam se essa opção atende às suas necessidades.
Se já sofreram com a temida lista de convidados para poderem enviar os convites de casamento, talvez a divisão de mesas não seja uma tarefa muito prazerosa. Muitos casais quebram a cabeça assinalando quem sentará com quem, mas saibam que nem sempre isso é necessário, e essa etapa pode ser mais prática.
É verdade que muitas vezes é preciso uma certa organização neste quesito, para garantir uma boa harmonia e interação entre todos, mas para quem opta por um evento descontraído e com uma decoração de casamento mais despojada, sem a necessidade de seguir todos os protocolos, as mesas sem nomes marcados podem ser uma ótima opção. Elas dão mais liberdade aos convidados e menos dor de cabeça aos noivos, que poderão destinar mais tempo aos últimos ajustes do vestido de noiva e outros detalhes do buffet, por exemplo. Antes de pensar em aderir a este modelo, tenham certeza de que ele é o melhor para a sua festa.
Tipos de serviços de mesa
Primeiro devem considerar o tipo de serviço para buffet que contrataram, já que isso será muito afetado pelos lugares marcados ou não. Uma das primeiras situações a serem pensadas ocorre quando os noivos colocam instruções no texto do convite para casamento para que os amigos informem sobre possíveis dietas e alergias. Se quiseram saber sobre essas preferências e restrições é que porque, provavelmente, pensam em incluir pratos específicos, e eles forem servidos prontos em cada mesa, por equipe de garçons, devem pensar na logística para que os convidados com pedidos especiais sejam localizados.
Com os lugares marcados basta orientar o serviço para a mesas e lugares corretos para levar os pratos específicos. No caso de um buffet exposto, onde um encarregado ajuda a servir ou em um buffet self-service, esse problema não existe e fica mais fácil adotar esse tipo de seating plan.
Estilo da festa
Nem todos os estilos de decoração para festa de casamento e tipo de evento permitem essa organização para que os convidados possam sentar livremente. As festas mais clássicas pedem um pouco mais de rigor nesse quesito, já que tudo deve sair impecável como o planejado. Além disso, as festas clássicas costumam ter bastante convidados, e podem imaginar o que pode acontecer com uma multidão tentando se organizar sozinha para se sentarem: é provável que se instale o caos e que alguns convidados até se sintam prejudicados.
Se optaram por uma festa mais sofisiticada e se o número de convidados é elevado, considerem manter a tradição e marquem lugares ou apenas mesas com os nomes de quem irá sentar ali. Isso já facilitará na organização e ainda deixa uma certa liberdade aos convidados para que se organizem na mesa.
Marcando apenas os lugares de destaque
Se sua festa será um evento mais despojado e que os permite deixar que os próprios convidados escolham lugares e mesa, não podem se esquecer de reservas lugares estratégicos para certas pessoas. Convidados especiais da família, como os pais dos noivos, avós ou padrinhos, muitas vezes merecem lugares marcados para garantir que estejam perto dos noivos ou com espaço para que estejam todos juntos.
Reservem mesas para eles com seus lugares marcados, principalmente para os idosos que não estão em condições de aguardarem toda a logística de encontrar o local para que possam se sentar.
Ainda que, em um primeiro momento, optar por deixar os convidados livres para escolherem seus lugares possa parecer mais simples, é preciso considerar questões práticas do evento, já que em algumas ocasiões essa alternativa pode até complicar o dia. Mas, despois de lerem as dicas, se ficou claro que um modelo mais descontraído de seating plan é o melhor para o dia, não tenham dúvidas de que seus convidados também vão gostar, e com certeza terão uma maior interação uns com os outros, o que também dará um ar mais intimista e original à ocasião.
Se já imaginam cada minuto do dia, do momento em que toca a primeira música para casamento até a hora do corte do bolo de casamento com uma magia única e livre de protocolos tradicionais, então provavelmente já tomaram uma decisão!