Mesa de frios e antepastos: uma ilha gastronômica perfeita para a recepção!
Uma cartilha para quem pretende investir em uma mesa de frios e antepastos para sua recepção, e deseja conhecer a história, a cultura e as formas de disponibilizar essas iguarias aos seus convidados.
Poder oferecer uma festa inesquecível para os convidados está no topo dos objetivos dos casais que dizem "sim". Isso significa pensar em uma recepção que disponha de opções gastronômicas para todos e que esteja conforme a celebração. Um menu perfeito deve se adequar tanto ao horário como ao clima do local da cerimônia e, entre tantas alternativas disponíveis, está uma mesa de frios e antepastos para o casamento, que se adapta a diversas propostas de menu por ser atemporal! Vejam tudo o que precisam saber sobre como montar uma mesa de frios e antepastos na recepção do casamento.
- Antepastos: o que é?
- Como montar uma mesa de frios e antepastos?
- Casamento no verão: o que colocar na mesa de frios?
- Casamento no inverno: o que colocar na mesa de frios?
- Proteínas na mesa de frios
- Buffet do casamento: Brasil e Itália
- Quando dispor a ilha de frios no casamento
- Como dispor a mesa de frios no casamento
Antepastos: o que é?
Aperitivos típicos da culinária italiana, os antepastos são, literalmente, a comida a ser apreciada ‘’antes do prato’’ principal na língua estrangeira. Trata-se de pequenas porções de ingredientes para aplacar parte da fome antes da refeição, quando incluídas na mesa de buffet de casamento. A História explica que seu surgimento ocorreu na Itália medieval para abrir o apetite das pessoas.
O hábito resistiu até os dias de hoje graças à experiência sensorial que proporciona. Tato, olfato, visão, paladar e até mesmo a audição são usados ao se degustar um antepasto. Muito coloridos, bem apresentados e compostos por ingredientes frescos, eles parecem complementar até a decoração, enfeitando por si só as mesas nas quais estiverem dispostos. E ainda complementam o coquetel.
Solicite orçamento para o buffet
Como montar uma mesa de frios e antepastos?
Como fazer mesa de frios simples? Como sabemos, nenhuma invenção é uma invenção italiana se não tiver uma boa massa atrelada a ela. Parece ser assim, pelo menos no que diz respeito a esta iguaria, sempre consumida na companhia de um pão. O produto, que é resultado farinha, água e fermento, funciona como um veículo para a mordida, sendo fatias dele usadas para depositar o conteúdo. E qual seria o “recheio”? Uma combinação entre carnes ou embutidos, queijos e legumes, sejam crus, cozidos ou refogados.
Por isso, os pães usados não podem ser os tipos muito moles. Alguns dos ingredientes vegetarianos mais populares dos antepastos são a azeitona, a abobrinha, a berinjela e os cogumelos. Mas certo mesmo é que a imaginação é o limite na criação do aperitivo.
Pode interessar:
- 10 Ideias para o cardápio que irão deixar a recepção do casamento mais original
- 10 perguntas para fazer antes de contratar o buffet do casamento [+ seleção top!]
Casamento no verão: o que colocar na mesa de frios?
O clima quente pede alimentos frescos. Sendo assim, é recomendável que tenham preferência pelos queijos suaves, como o branco, gouda, brie e camembert, por exemplo. As opções de presunto, peito de peru e outros pedem molhos como vinagrete ou tártaro. Vocês também podem investir em diferentes tipos de carpaccio, inclusive de frutas, como o de melão com presunto cru, que é leve e delicioso.
Além de todos os ingredientes de um café da manhã tradicional, sucos, água aromatizada, milk shakes, vinho espumante ou champanhe também podem estar próximos à mesa, já que são itens perfeitos para o brunch, ainda que sejam os frios quem mais vai brilhar na mesa de buffef de casamento.
Casamento no inverno: o que colocar na mesa de frios?
Uma mesa de frios para o inverno requer sabores fortes. Assim, acrescente queijos mais intensos como gorgonzola, parmesão, pecorino ou provolone, ideais para combinar com um vinho tinto encorpado ou com drinques destilados. O presunto cru, a mortadela e o pastrami são boas opções para completar sua mesa de frios. Os molhos mais picantes caem muito bem em noites geladas, então procurem alternativas que se destaquem com pães quentes e outros complementos.
Proteínas presentes na mesa de frios
Entre as carnes, o que é mais praticado é a escolha de duas ou três variedades, como presunto, mortadela e blanquet. Corta-se elas em fatias bem fininhas ou cubos, elegendo o queijo que melhor se case à proposta para se saborear conjuntamente.
Todos os ingredientes citados também podem ser apresentados na forma de patês (mas evite as bases em maionese, que podem estragar). As guarnições também não devem ser desprezadas. Elas são importantes, nesse caso, para dar maior beleza e textura na combinação de sabores. Castanhas, frutas e saladas costumam a desempenhar tal função do contraponto às proteínas, mesmo quando pensamos em como fazer mesa de frios simples.
Buffet do casamento: Brasil e Itália
Se você e seu par são daqueles casais que querem proporcionar uma viagem através do cardápio do buffet, é melhor ter atenção neste tópico. Os sabores mais tradicionais e populares dos antepastos variam segundo a região da Itália. Vejam:
- No Sul do país, o clima mediterrâneo e ensolarado possui grande influência na culinária, utilizando muito o tomate, as ervas frescas, os queijos cremosos e os frutos-do-mar, além da escarola, das azeitonas e das alcachofras.
- Na Região Central, os destaques ficam para o salmão com erva-doce, o tomate assado e a berinjela;
- O Norte, mais frio, costuma agregar os sabores dos queijos cremosos e outros laticínios aos das ervas frescas, da cebola regada com azeite balsâmico e dos figos. Mas ninguém é obrigado a se ater a tais receitas no casamento
Quando dispor a ilha de frios
É bastante usual que uma mesa de frios e antepastos esteja disponível para os convidados desde o início da festa, independentemente do tamanho e do grau de formalidade, para que todos entrem no clima. Afinal, os aperitivos podem ser usados em substituição às entradas no cardápio. O que colocar na mesa de frios deve seguir o estilo de toda a celebração.
Fatores como o clima, o local, o horário e até a história do casal podem interferir na montagem. Vale a pena ressaltar que os antepastos podem encarecer o buffet, já que contam com ingredientes finos e, muitas vezes, importados. Para viabilizá-los num orçamento apertado, a alternativa é escolher outros mais em conta. Lembrem-se também de monitorar o tempo de cada alimento na mesa de frios e antepastos, para não ter suas características alteradas pelo calor, e leve alguém a passar mal.
Como dispor a mesa de frios
Recomenda-se fazer grupos de alimentos. Assim, colocar juntos presunto, mortadela, salame, carpaccio, pastrami e blanquet. Em outra parte, os queijos. Os mais usados são o gorgonzola, o gouda, o parmesão, o provolone e o brie. Tudo isto disposto em tábuas, louças ou pedras, a depender do estilo da recepção, em diferentes nichos e andares.
Talheres, palitos e guardanapos não podem faltar e também devem seguir a mesma linguagem. Para embelezar a mesa, apostem nos tecidos, flores, folhas e itens que mais tenham a ver com o estilo da festa para uma decoração simples e, ao mesmo, tempo requintada.
Receber as pessoas mais importantes de suas vidas para comemorar o "sim" será um grande prazer para os casais. Mas essa celebração requer cuidados para oferecer não apenas um décor dos sonhos, mas também pratos que deliciem a todos: o apelo visual – e o conquistado pelo estômago – serão imbatíveis! E, dentro da proposta de mesa de buffet de casamento, a mesa de frios será um mimo a mais bastante útil, especialmente para os convidados que desejarem repor as energias na pista de dança!