Marchesa 2020: ar etéreo em uma coleção com inspiração poética
Protagonista da Bridal Night, na Valmont Barcelona Bridal Fashion Week, Marchesa apresentou em grande estilo a sua temporada 2020. Inspirada em um poema de Rainer Maria Rilke, a coleção foi um ode à moda.
Nos jardins do Palácio Real de Pedralbes, na capital catalã, um cenário onírico foi montado para receber os modelos de vestido de noivas de Marchesa. Em um dos momentos mais esperados da Valmont Barcelona Bridal Fashion Week, a Bridal Night, a firma foi a escolhida para apresentar sua coleção 2020, e foi responsável por um espetáculo de luxo e lirismo, a temporada evoca a alta costura, com modelos cujo caráter único é o traço de mais destaque, relevando o caráter minucioso do trabalho da firma.
Inspirada no poema Pathways (caminhos), de Rainer Maria Rilke, a coleção não poupou vestidos com sobreposições de tules, bordados, rendas e delicadas aplicações em 3D, todos os elementos evocavam um atmosfera etérea, como se o público também adentrasse esse mundo lírico criado pela poetisa e interpretado por Georgina Chapman y Keren Craig, as estilistas à frente da marca.
Passeio por um bosque: desfile poético
A coleção trabalhou com formas volumosas criadas a partir de tecidos leves, como o tule, o algodão e a renda, conferindo mais romantismo aos modelos. Adornados com pérolas, flores de organza em 3D e bordados com fios que exibiam um discreto brilho, os vestidos foram, aos poucos, revelando o universo do poema de Rainer Maria Rilke, em uma bela interpretação de seus versos.
"Entenda, vou escorregar calmamente,
para longe da multidão barulhenta,
quando vir as pálidas estrelas ascendendo,
subindo, florescendo, sobre os carvalhos.
Vou perseguir caminhos solitários
através dos prados pálido crepusculares,
apenas com este sonho:
Venha você também".
Transparências: um ar etéreo
Se a coleção pudesse ser resumida em uma palavra, etérea seria a mais representativa. Este ar celeste, inspirando uma prounda pureza, foi conseguido principalmente por meio das transparências vaporosas que permearam praticamente toda a temporada, aliadas ao volume dos tecidos, que conferiram um ar ainda mais angelical.
Esculturas em tecido
Vestidos com silhueta princesa, cujas saias têm mais volume, dividiram espaço com modelos retos, com vestidos de corte sereia e um estilo tido como mais sóbrio: o modelo império. Ainda que a marca tenha investido nessa pluralidade nas silhuetas, é a sua estrutura impecável que conecta todos eles, com linhas bem marcadas e ondulações que saltavam aos olhos, nas saias e nas mangas. Um trabalho minucioso de estilismo.
Acessórios e padrões inspirados na natureza
Outro ponto chamativo na apresentação dos modelos Marchesa foram os acessórios utilizados. Em perfeita harmonia com a proposta do cenário, onde figuravam árvores, as modelos entraram na passarela ostentando enormes brincos e coroas com formatos de flores.
E se os acessórios evidenciavam essas formas naturais, na extensão dos vestidos os padrões bordados das sobreposições transparentes que os acompanhavam também tiveram essa inspiração floral, com desenhos de folhas, galhos e flores feitos com precisão.
Tradições revisitados
Véus longos, de estilo catedral, mantilhas e capas estiveram presentes na coleção. Essas peças tidas como clássicas ganharam um contraponto mais moderno a partir das aplicações delicadas de strass nos tecidos leves e volumosos que foram usados em suas composições, além dos adornos em 3D.
Fluidez e coerência na linha de festa
Com paleta de cores sóbria, onde tons de cinza, prateado, metalizados e toques de lilás tiveram destaque, a linha de vestidos de festa 2020 de Marchesa também foram apresentados Bridal Night. E, seguindo a linha fluida e volumosa da linha nupcial, eles também ganharam sobreposições transparentes trabalhadas com formato de babados, saias removíveis, franjas, laços e elementos em 3D.
No mundo da moda o nome Marchesa figura em praticamente todos os tapetes vemelhos. Os modelos apresentados na semana de moda nupcial mais importante da Europa prova que a firma segue forte com um caráter único, transformando cada um de seus modelos nupciais – e também seus vestido de festa – em verdadeiras joias.