Os 10 mandamentos da noiva vintage: prepare-se!
Você se identifica com tudo o que remete às décadas passadas? Acha tanto a moda quanto a música e até decoração retrô um luxo só? Então, que tal levar isso tudo para o seu look nupcial e para a festa de casamento? Veja o que não pode faltar!
A palavra vintage se refere a algo clássico, antigo, mas que segue em voga e pode ser utilizado. Quando falamos de estilo, o vintage exalta o passado e, na moda mais especificamente, tende a se referir às décadas de 1920 até 1970. Essa maneira de se expressar é vista, principalmente, nas roupas e maquiagens, mas também pode ganhar espaço nas atitudes, decoração de um ambiente e até citar o tom da decoração de uma festa, e é aqui onde queremos chegar! Uma mulher que se identifica com o estilo no seu dia a dia pode querer levar essa estética para o dia do casamento e, para ser uma verdadeira noiva vintage, temos uma lista de mandamentos para viver o melhor deste clima de nostalgia! Mas nem se preocupe, os mandamentos são apenas para te guiar, escolha aqueles que te apaixonam!
1. Não sairás sem batom vermelho
O batom vermelho tem uma história de respeito e empoderamento entre as mulheres, por remeter à rebeldia e à força, além de ser uma cor deslumbrante. Essa essência do vermelho nada boca jamais se perdeu, e o batom, por si só, já é capaz de iluminar o rosto de uma noiva. Por esses e outros motivos, a cor é uma das preferidas das mulheres de estilo vintage na hora de compor o visual, o que inclui a produção do casamento. Por isso, eis o primeiro mandamento: não se considere pronta para casar caso o batom vermelho não esteja nos seus lábios.
2. Chegarás em um carro antigo
Como todo o seu visual fará referências ao passado, nada mais justo do que chegar à cerimônia em um carro de casamento antigo, de época. Vale escolher o período que melhor te representa, e pensar no carro que corresponde. Os modelos antigos sempre chamam atenção por onde passam, cheios de charme, e vão tornar a chegada da noiva ainda mais impactante, seja na igreja ou no espaço onde será realizada a cerimônia e recepção!
Para te ajudar a encontrar veículo vintage perfeito para o seu dia, Casamentos.com.br conta com os melhores fornecedores de carros de casamento. Há diversas empresas em cada cidade, especializadas neste tipo de carros e de locação, e não será um problema achar o ideal. Pode ser um Fusca, uma Kombi, um Cadillac e, se o tempo deixar, até um modelo conversível!
3. Usarás ondas ou um voilette no cabelo
Outro ponto que pode carregar toda a expressão de uma época é o penteado da noiva vintage. Para o Dia C, você pode deixar as duas madeixas com o mesmo estilo que as mulheres das décadas passadas. Alguns acessórios são aliados da estética vintage, é o caso do voilette, um artigo que marcou a moda nos anos 1940, um pequeno véu de renda que cobre o rosto e traz um ar dramático e misterioso.
Para completar o visual digno de uma diva do cinema, o mandamento é optar por ondas nos cabelos no estilo Hollywood Waves, em que elas são bem marcadas e perfeitamente simétricas.
4. A renda será a sua melhor amiga
A renda marcou o universo da moda em diferentes fases do século 20, e segue sendo atemporal. Apesar do paramento ser facilmente visto em looks modernos, há maneiras de utilizá-la em um vestido com personalidade totalmente vintage, inclusive, rendas são uma marca da moda retrô. Por isso, seja para finalizar a roupa em um estilo anos 1960 e 1950, caso o vestido seja mais curto e rodado; ou se a preferência for por uma aparência mais voltada para a década de 1920 ou 1970, com um vestido longo, a sua peça pode ser tomada de rendas, franjas e pedraria.
5. A música de entrada terá mais de 40 anos
Se você é uma noiva vintage, certamente a sua playlist está cheia de hinos que embalavam a adolescência dos seus pais e, é mais fácil ainda apostar que a sua música preferida não é uma composição moderna. Nem sempre a nossa canção favorita conversa com o momento tão especial da caminhada até o altar e, se esse for o seu caso, há diversas músicas românticas de ídolos “imortais” do pop, rock e jazz que até hoje são capazes de derreter corações apaixonados. Escolha a que melhor combina com o seu estado de espírito e com a história do seu relacionamento, e vivencie sua entrada de acordo com o seu estilo.
6. Acessórios retrôs estarão na recepção
Pensar em todos os detalhes do visual da noiva já é uma maneira de expressar toda a energia nostálgica dessa estética. Porém, não há motivos para não estender a alma vintage para a decoração da recepção do casamento. Neste caso, há várias maneiras de introduzir objetos retrôs que podem ajudar, das mais discretas às que irão chamar um pouco a mais de atenção.
Podem ser livros antigos, uma máquina de escrever, porta-retratos, telefone antigo, vinil, mala, vitrola ou louças. Um desses artigos ou todos farão referências ao passado e deixarão o clima aconchegante, romântico e cheio de personalidade. Assim como conseguir um carro de aluguel antigo, também é fácil buscar por esses acessórios, que são encontrados em casas especializadas em decoração de festas ou em antiquários — se for o caso da sua casa estar repleta dessas peças e não custa nada pegar emprestado para levar até a cerimônia. Se essa for a sua decisão, converse com o profissional cerimonialista ou com o fornecedor responsável pela decoração para que tudo fique conforme o seu desejo.
7. Flores na mão e na decoração
As flores são artigos indispensáveis em uma decoração de casamento, seja de maneira bem discreta, com plantas pequenas posicionadas estrategicamente como detalhes, ou com ramalhetes que cumprirão o papel de protagonistas do ambiente. Para passar uma impressão old school, é ideal que as flores tenham uma paleta de tons pastel, como lilás, coral, creme e rosa antigo. Tons verdes e secos complementam os arranjos. As mais usadas são as silvestres, como vinca e lavanda. Isso também vale para o buquê, que irá contrastar brilhantemente com o vermelho intenso do seu batom.
8. Terás fotos nostálgicas
Que tal um álbum de fotos com um estilo retrô? Esse pode ser o visual das fotos do casamento ou de um ensaio pré wedding, realizado em um campo, em um galpão antigo ou em um ambiente com memória afetiva para o casal, que remete à nostalgia do namoro! E lembramos que, independentemente da locação, um varal de luz não pode faltar como alternativa de iluminação, para dar aquele toque especial às imagens capturadas. Se a opção escolhida for fazer um pré wedding, dá para exibir o resultado desses registros em porta-retratos espalhados pelos móveis da decoração ou em mural de barbante.
Já para as fotos do casamento, é fundamental um profissional com experiência em retratos com uma “pegada” vintage, que saberá exatamente qual jogo de luz usar, posições para guiar os noivos e terá os materiais necessários para cumprir o desejo de ter um álbum vintage do matrimônio.
9. Suas madrinhas usarão o mesmo tom
As madrinhas são superimportantes para uma celebração de casamento, seja por conta da intimidade com o casal ou dos papéis que eles exercem no planejamento da cerimônia. Uma noiva vintage tem todo o direito de ter o pacote completo, e sonhar com acompanhantes usando a mesma paleta de cores ou o mesmo tom. Essa alternativa irá harmonizar o altar e trará um resultado fantástico para as fotos da celebração, se encaixando muito bem no estilo nostálgico do momento.
10. Usarás pérolas
Pérolas, assim como as rendas, são eternas e sempre trazem um visual clássico e chique para quem as utiliza. Noivas vintage podem contar com toda essa energia remetida pelo artigo de luxo para intensificar ainda mais o visual. Colares podem ser uma opção, sejam longos ou curtos, mas também é possível apostar em pérolas nos acessórios de cabelo, nos brincos e anéis, e até em broches no vestido.
O que achou dos nossos 10 mandamentos da noiva vintage? Faltou alguma coisa? Sem dúvida esse é um estilo que sempre irá deixar qualquer noiva deslumbrante, mas o mais importante é que o visual, tanto da futura esposa quanto da festa, esteja de acordo com a personalidade e a vontade dos protagonistas!