Lua de mel na Croácia: natureza exuberante e um ar medieval
Um país repleto de cultura e paisagens fenomenais, tem tudo para ser o cenário perfeito para uma viagem inesquecível. Com monumentos históricos e praias que fascinam pelas águas cristalinas, a Croácia demonstra porque é um destino estrela em 2019.
Este pequeno país a sudeste da Europa surpreende pelas suas imensas belezas naturais, em que as vastas florestas são margeadas por lagos e cachoeiras, construções romanas vistas em todas as cidades e muito mais. Banhada pelo mar Adriático, suas praias são paradisíacas, algumas isoladas, sendo perfeitas para curtir e viver os dias mais românticos. Após meses planejando a decoração da festa do casamento, vocês merecem acordar em um cenário que não poderia ser mais acolhedor. A melhor época para aproveitar as praias é o verão, entre maio e setembro, mas há muito mais para conhecer.
Com muitas atrações turísticas e culturais, a Croácia recebe muito bem seus turistas com bons hotéis, gastronomia de excelência e com uma vida noturna animada, portanto atenção na hora de arrumar as malas com roupas descoladas e vestidos de festa curtos charmosos para curtir a noite em grande estilo. Mas para essa aventura acontecer o ideal é que, assim que encomendarem os convites de casamento, já comecem a planejar essa aventura mágica.
Zagreb
A capital Zagreb, a maior cidade da Croácia, é dinâmica e repleta de construções medievais que expressam sua história. Fica às margens do Rio Sava e próxima à fronteira com a Eslovênia. Trata-se de uma cidade cosmopolita da Europa Ocidental, mas que possui o encanto do Leste Europeu. Na parte antiga da cidade não deixem de visitar a Igreja de São Marcos, que tem em seu telhado um mosaico de azulejos que formam desenhos magníficos.
Com passeios variados, não faltarão atrações a dois, como uma visitas ao Jardim Botânico, que renderá belas fotos para o álbum de casamento, ao Pavilhão das Artes e ao Teatro Nacional, além de vários museus e bibliotecas. Locais que tornam Zagreb o centro cultural e econômico do país.
Karlovac
Localizada a cerca de 1 hora de Zagreb, Karlovac está estrategicamente posicionada. Fica próxima também a Ljubljana, Veneza, e à costa da Dalmácia, sendo passagem ao caminho que leva ao Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Esta é a principal atração turística da Croácia, um parque com 20000 hectares de bosques e de lagos, com cascatas, lagos, abundante vegetação, com variadas espécies de aves e ursos, algo que a torna um passeio obrigatório.
Dubrovnik
Uma cidade fascinante, considerada uma das mais bonitas do mundo, com paisagens surpreendentes que parecem ter parado na Idade Medieval, conectando seu passado histórico com a modernidade. A parte antiga da cidade foi declarada pela UNESCO um Património da Humanidade em 1979. Imponente e com um aspecto incrível, as muralhas que cercam toda a Cidade Velha serviram de locação para “Game of Thrones”. Elas foram construídas entre os séculos XIII e XVI, mas ainda hoje estão bem preservadas.
A cidade é repleta igrejas barrocas, catedrais góticas, arte renascentista, e vale a pena visitá-la tanto pela arte quanto por sua arquitetura. Considerada uma pérola do Mediterrâneo, a cidade de Dubrovnik é um do destinos mais populares do verão da Croácia, com seu mar cristalino e a habilidade de combinar relaxamento e diversão, e vocês poderão passar momentos animados e inesquecíveis em uma de suas várias casas noturnas.
Split
Segunda maior cidade da Croácia, Split é o principal centro da região da Dalmácia e um verdadeiro museu a céu aberto na costa do Mar Adriático. A cidade formou-se ao redor do Palácio de Diocleciano, que foi também declarado Património da Humanidade pela UNESCO, tendo sido construído em meados do século III e IV.
Ali também está situada a Catedral de São Dômnio (Katedrala Svetog Duje) e o Museu da Cidade (Muzej Grada Splita). A cidade convida a uma aula de cultura, com praias deslumbrantes, cafés, gastronomia com qualidade, além de ser ponto de partida dos ferries para as ilhas como Hvar e Brač, onde fica a famosa praia Zlatni Rat cartão postal da Croácia.
Rijeka
A terceira maior cidade da Croácia e um dos maiores portos da Europa Central, Rijeka é também um dos polos estudantis. Se desejam conhecer a cidade devem andar pelas praças centrais, visitar a Cidade Velha, o Santuário a Majka Bozja (Maria, mãe de Deus) em Trsat, e também passear na região dos palácios Wohinz, Adria ou na Catedral de sv. Vid. A cidade também é conhecida pelos seus festivais de verão, estimula os jovens do mundo inteiro.
Banhado pelo Mar Adriático, o litoral da Croácia é formado por penínsulas, baías e conta com mais de 1000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega. Embora seja um destino ainda não muito comum para os brasileiros, o país tem se destacado como um roteiro incrível para uma viagem romântica, com cenários fabulosos para tirar fotos ou ganhar um buquê de flores em meio a um piquenique.