20 Lições valiosas para o casal quando organiza o casamento
A vida em casal reserva boas surpresas, mas elas não aparecem apenas depois do casamento. Antes do “sim, eu aceito”, durante a organização do seu enlace, vocês também podem encontrar belas lições. Que tal se abrirem para esse aprendizado?
A vida de casal não começa apenas na hora do "sim, eu aceito". Ela é uma trajetória – curta ou longa – de duas pessoas que decidiram caminhar juntas, que abraçaram o amor. Mas, claro: é inegável que o casamento é um marco nessa caminhada, e a preparação para esse dia também pode reservar grandes momentos.
Entre uma decisão e outra, é possível aprender muito, e é um aprendizado que vocês podem levar para a vida. Separamos aqui 20 lições para os casais na organização do casamento, que podem ser conselhos de ouro durante esta fase, mas que também irão ajudar a construir momentos incríveis depois do dia C.
-
1. É preciso confiar no que organizam
Quem não sofrer de ansiedade durante a organização do casamento que atire a primeira pedra! Nada mais normal do que sentir que não há tempo para tudo, de que a correria é uma loucura sem fim e que às vezes parece impossível. Mas respirem fundo e confiem que vocês fizeram e estão fazendo tudo o que está ao alcance. E, se algo não ficou exatamente como queriam, confiem também que não fará falta, não deixem que pensamentos perfeccionistas tóxicos tomem o lugar do sentimento de satisfação por terem conseguido chegar ao sonho do "sim".
-
2. Estabecer prioridades ajudará muito
Já reservaram o local do enlace? Já contratam os fornecedores principais? Como vai a lista de casamento? É preciso enumerar as prioridades para não se perder em meio a um mundo de tarefas. Uma vez que os itens principais estiverem prontos, vocës irão sentir um alívio incrível e poderão passar para as tarefas simples e até mesmo mais prazerosas sem nenhuma preocupação maior. E isso vale para todas as tarefas do cotidiano.
-
3. A opinião do casal é a que conta
Não há como fugir dos conselhos e opiniões que amigos e familiares irão oferecer (muitas vezes sem que vocês peçam!). Alguns serão de grande valor, outros podem ser levemente desnecessários, mas o importante aqui é aprender a distinguir o que serve para vocês e o que não serve. Afinal, apenas duas pessoas são as protagonistas da festa! Tentem dar o peso exato que cada opinião merece, mas tenham em mente o que vocês desejam, isso é o que importa, e as recordações do seu dia devem refletir o casal em toda a sua essência.
-
4. Saibam compartilhar: vocês são um par
Durante a organização é provável que vocês tenham desacordos em alguns aspectos. Seja com a lista de convidados, com a paleta da festa, ou até mesmo dias em que o humor não está compatível. Seja o que for, deixem abertura para que o seu par exponha seus sentimentos e sintam-se confortáveis para expor o que sentem também. Entendam que estão construindo uma vida a dois, e que isso significa ter liberdade para compartilhar alegrias, dores e dúvidas.
-
5. Conforto é fundamental
Sim, vocês querem estar impecáveis, seja com um vestido de noiva que favorize suas formas e que seja um luxo, ou um traje que potencialize todo o charme enquanto caminha em direção ao altar. Mas o conforto que as vestimentas proporcionam deve ser igualmente importante. Em um evento que dura horas, onde terão de caminhar, posar para fotos, dançar, posar mais vezes e estar inteiros(as) até o final, saber escolher roupas e acessórios tão lindos quanto cômodos será fundamental.
-
6. Confiem na equipe de fotografia/vídeo
O registro fotográfico e de vídeo será um tesouro para vocês. E uma vez escolhidos o fotógrafo, o cinegrafista e as equipes que serão responsáveis, confiem no trabalho que irão fazer. Busquem bastante e tirem todas as dúvidas para escolherem profissionais que dialoguem com o seu estilo e que entendam exatamente o que desejam para o álbum. E quando decidirem, não se preocupem mais: eles sabem o que vocês querem e farão um trabalho impecável.
-
7. É importante praticar os votos!
Não se pode prever tudo o que irá acontecer na cerimônia e na festa, mas é possível, sim, estar preparados. A declamação dos votos é um dos momentos mais emocionantes da celebração, então ainda que não sejam tímidos(as), é sempre bom preparar-se, ensaiar e ler em voz alta, inclusive, para medir a entonação e o tempo de duração. Quem sabe até não surge inspiração para algumas frases mais no seu texto?
-
8. Saibam que imprevistos acontecem
Vocês podem organizar uma festa com todo o capricho para garantir que seja uma celebração inesquecível, mas a verdade é que existem coisas imprevisíveis, exatamente como a vida é. Aceitem que há coisas que realmente não podem controlar, e que elas não vão atrapalhar a sua felicidade.
-
9. Aprendam a controlar os seus medos
Medos que vocês nunca tiveram podem começar a aparecer à medida que a festa se aproxima. Dos mais banais, como cair ou tropeçar ao caminhar, até os mais apocalípticos, como cancelamentos de última hora. É normal que surjam esses receios, mas repitam internamente que já fizeram tudo o que estava ao seu alcance, e se possível recorram a técnicas de meditação ou outros relaxamentos a dois para ajudar.
-
10. Sejam gentis com os fornecedores
Serão muitas conversas, muitas negociações, degustações, visitas ou tours virtuais. Em alguns momentos será estressante tratar com tantas pessoas, mas vocês sabem que os profissionais, além de fundamentais para que tudo saia perfeitamente, são também pessoas que desejam o mesmo que vocês: produzir uma festa inesquecível e única. Gentileza gera gentileza, e não custa nada. Aproveite para saber como evitar um ghosting profissional!
-
11. Durante a festa, moderação com o álcool
Cuidado com as bebidas alcoólicas. Além de realmente fazerem o momento passar mais rápido, caso abusem um pouco mais dos coquetéis, não estarão presentes como gostariam em um momento memorável. E também podem correr o risco de passar mal e terem que encerrar a comemoração antes do esperado. Moderação é a palavra-chave: curtam os bons drinks, mas sem exageros.
-
12. "Fiéis escudeiros" e "fadas madrinhas" na festa: necessários!
No dia da festa vocês estarão a mil, então o mais indicado é que tenham pessoas próximas para ajudar, desde as tarefas mais básicas, como alguém que possa cuidar dos kits de noivo e noiva, até as funções mais emocionais, dando aquele colo indispensável e palavras amigas que dão acalento e conforto para que tenham toda a segurança e firmeza que precisam. O apoio moral de uma pessoa querida e de confiança faz grande diferença.
-
13. A festa passará rápido demais, aproveitem!
-
14. A mudança de status é gradativa
Independentemente do tempo de relação que têm, passar do status de namorados(as) para casados(as) pode causar um certo estranhamento no início. Durante a organização alguns casais já internalizam que tudo é oficial, mas acostumar-se com o novo estado civil pode levar até alguns meses, então tenham paciência com seu par, e deixem que as coisas fluam naturalmente.
-
15. Deixem a emoção fluir
Não tenham vergonha de se emocionar. Seja porque algo mexe com emoções fortes, lembranças intensas ou alegres, nada é mais saudável do que deixar as lágrimas rolarem. E se você não é de choro, deixe o sentimento sair da maneira com a qual se sente confortável (dando essa liberdade ao seu amor também). Saber mostrar-se vulnerável é sinal de força, e não de debilidade.
-
16. Sorriam sempre: o bom humor é um aliado
E se as lágrimas devem ser liberadas, os sorrisos também! Nada melhor do que estampar toda a alegria que a chegada do C traz com um sorriso imensa, especialmente quando é compartilhado. E uma lição para os dias de planejamento que deve permanecer na vida de casados(as) é sempre recomendável utilizar o bom humor para driblar os obstáculos que possam surgir.
-
17. Sejam uma "ilha anti-stress" para o seu amor
O planejamento do dia C pode durar semanas ou meses, e às vezes o estresse é inevitável. Mas para os momentos mais tensos, tenham uma só certeza: vocês estão juntos(as) nessa aventura amorosa, a melhor delas! Sendo assim, saibam entender os dias mais complicados do seu amor, e seja uma ilha de relaxameno e paz para ele(a). Encontrar esse ombro amigo, palavras de consolo e carinho é o que faz tudo valer a pena, e assim vocês vão aprender a equilibrar os dias bons e ruins.
-
18. Atenção com todos os convidados
A lista de convidados é um dos itens mais difíceis na agenda do casal que se prepara para um enlace. Cada nome presente tem uma importância para vocês, então, no dia C, lembrem-se disso e tentem ser o mais atentos(as) com cada familiar e cada amizade. E essa atenção não deve ser reservada apenas para o dia, enquanto caminham entre as mesas. Por meio de um convite bem feito, de lembrancinhas cheias de carinho, por exemplo, seus convidados irão se sentir especiais.
-
19. Permitam-se: é a sua festa!
Muitos casais ficam tão preocupados com a organização e presos a cada detalhe que às vezes não conseguem aproveitar a festa, ou sequer guardam lembranças mais profundas. Então comprometam-se a "gastar" toda a preocupação antes do dia, conversando com wedding planners e todos os fornecedores, e se deixem levar pelo clima de romance e festa que tomará conta! Não se censurem, vivam cada segundo do seu dia, com todo o coração.
-
20. Sejam agradecidos(as)!
Agradeçam! Agradeçam aos fornecedores, a cada pessoa que passar pela organização e pela festa, agradeçam aos amigos e familiares que estão sempre ao seu lado, a todas as pessoas que vão tornando o seu dia C uma realidade. Reconhecer a importância de cada um deles é uma forma sensível de mostrar o seu carinho. Ter gratidão sempre faz diferença. Clique para ler mais ideias para um agradecimento inesquecível!
Aprender é uma dádiva, e aprender como casal é um presente ainda maior. Vocês terão uma vida inteira pela frente para buscar os melhores caminhos dessa nova etapa da jornada, mas, antes mesmo do "sim", podem ver que existem muitas lições que podem levar para o dia a dia, e que tornará o cotidiano mais leve. O amor merece todos os cuidados, e é na rotina que ele se cultiva.