6 Lembrancinhas com a cara do Brasil: como resistir?
Quanto mais personalizado um enlace, mais marcante ele será para o casal e para os convidados. O Brasil tem tradições maravilhosas de Norte a Sul, e hoje oferecemos ideias que sejam um reflexo da sua cultura.
Nota: Incluímos produtos de terceiros para ajudar você a navegar e desfrutar dos momentos mais importantes da vida. É possível que recebamos uma comissão pelas compras efetuadas através dos links desta página.
“Brasil, meu Brasil brasileiro”... Pode ser que, ao escutar esse verso, o seu coração verde e amarelo bata mais forte. Mas a música, ainda que seja um forte traço da cultura brasileira, não é o único elemento que nos faz recordar desse país considerado um paraíso tropical e tudo o que ele representa. Existem itens e guloseimas que só um verdadeiro brasileiro consegue entender o valor. Casais na fase do planejamento do dia C, que tal incluir na celebração algumas coisinhas com cara de Brasil?
As lembrancinhas de casamento, por exemplo, podem ser típicas da região onde os noivos nasceram. Também podem incluir algo que os faça recordar uma tradição forte na história do namoro do casal. Essas são apenas algumas ideias, já que as possibilidades são várias! Vejam algumas ideias para criar o mimo perfeito “made in Brazil”!
Índice de conteúdo
1. Fitinha do Bonfim
2. Paçoquinha
3. Havaianas
4. Sonho de valsa
5. Cachaça
6. Plantinhas
1. Quem nunca teve uma?
A fitinha do Bonfim é uma tradição da Bahia que surgiu no século XIX. A original era conhecida como “medida do Bonfim”, nome dado pelo cumprimento que tinha (47 centímetros), a medida do braço da estátua de Jesus Cristo exposta no altar da Igreja do Senhor do Bonfim. Por volta de 1950, os fiéis que pagavam promessas aos santos adquiriam as fitas como uma lembrança e as usavam como um colar, onde penduravam medalhinhas.
A “medida” era confeccionada em seda, com o desenho e o nome dos santos, bordados à mão, e o acabamento era feito em dourado ou prateado. Na década de 1960, a fitinha passou a ser vista nos pulsos ao ser comercializada pelas ruas de Salvador, sendo adotada pelos hippies baianos. Pronto, o acessório passou a ser quase obrigatório.
Tradição à risca:
A tradição popular diz que ela deve ser enrolada duas vezes no pulso e amarrada com três nós. Cada nó precede um pedido, realizado mentalmente, que deve ser mantido em segredo até a fita se romper naturalmente. Isso garantiria que os desejos sejam atendidos. O par nem o precisa ser baiano para aderir a essa tradição que acabou ganhando o resto do país. E ainda podem usá-la como enfeite do bem-casado! Seus convidados vão adorar a surpresa que ainda os ajudará a realizar seus desejos!
2. Amor em estado puro (e esfareladinho!)
Essa lembrancinha de casamento diferente fará seus convidados voltarem à infância. O rótulo não deixa dúvidas: a paçoquinha Amor, embalada com papel amarelo e com a estampa de um grande coração vermelho, é um dos “símbolos pop” do Brasil!
Criada em 1959 pela empresa Sing’s, esse doce de amendoim resiste ao tempo com seu design icônico e seu sabor. Vocês nem irão precisar acrescentar frases românticas em um cartãozinho para acompanhar esse presente. Afinal, o “amor” já vem estampado, tornando-o perfeito para a ocasião.
3. Aquelas que fazem a cabeça e os pés do Brasil
Que atire a primeira pedra quem nunca usou chinelos Havaianas! A marca se tornou, dentro e fora do país, um símbolo da brasilidade que pode ser bastante útil na festa pós-enlace. Afinal, após terem passado pela cerimônia e recepção, os convidados agradecerão o conforto e a comodidade para os pés na pista de dança. Quando as músicas mais animadas começarem a tocar, não vão restar saltos altos ou apertados que impeçam ninguém de curtir intensamente a ocasião.
Muitos fornecedores personalizam as havaianas, colocando desenhos específicos como a logomarca do casamento ou apenas o nome do casal e a data da união. É o tipo de lembrancinha que perdura e relembra diariamente as boas energias do dia para os seus amigos e familiares. Acreditem: todos adoram ter mais uma boa e velha havaiana!
4. Uma dança no paladar
Com um nome tão romântico e sua embalagem de rosa intenso clássico, o bombom Sonho de Valsa parece ter nascido para integrar a história de um casal. Crescer no Brasil a partir da década de 1980 significa reconhecer de longe e desejar esse sabor inconfundível. A receita original é produzida com uma espécie de casquinha crocante coberta por duas camadas de chocolate e recheada com creme de castanha de caju. Em resumo, um ícone brasileiro! O par pode transformar ele em uma lembrancinha de casamento simples que irá encantar os convidados.
5. Direto do alambique!
Esta será dada somente para os convidados maiores de 18 anos. A proposta da cachaça como “brinde” fica ainda mais charmosa nos enlaces com um ar campestre. As recepções que contam com um décor rústico podem evocar essa antiga tradição do interior do país, a qual é a produção dessa bebida artesanal!
Opções de sabores de cachaça não faltam. O casal pode escolher aquela que tenha a ver com a região onde vivem, como cachaça de banana no Nordeste, e, para tornar a lembrança mais personalizada, é possível encomendar rótulos para as garrafinhas com o nome dos pombinhos e a data do casamento.
6. Plantinhas
Nem precisamos falar de como a fauna e a flora brasileira é diversificada e bonita, então, umas plantinhas como lembrancinha bem brasileira para o dia do casamento, além de ser eco-friendly, é muito fofo! E a certeza de que as pessoas convidadas vão ter um pedacinho do casamento de vocês em casa, e por muito tempo.
Sendo o Brasil é enorme e tão cheio de cultura, é possível criar uma lembrancinha de casamento típica para cada estado, como nos mostra essas inspirações. Isso deixará os enlaces ainda mais únicas e criativas. Em Brasília, por exemplo, os azulejos Athos Bulcão podem ser os escolhidos para presentear os convidados, já que este é um símbolo belíssimo da arquitetura da cidade. No Pará, que tal oferecer aos amigos um Banho de Cheiro? São tantas as tradições que não faltarão ideias. E aí, o que vocês pensam em oferecer aos amigos e à família?
Quer organizar um casamento 100% brasileiro?