Casamento all white: 40 fotos para inspirar um décor branco total
A cor branca é cercada de simbologias em quase todas as culturas. Associada à pureza, as noivas tradicionalmente se casam com vestidos brancos, mas que tal fazer toda a decoração utilizando essa cor? Seguem sugestões para utilizá-la sem medo.
Escolher a paleta de cores de um dos dias mais importantes na vida de um casal é sempre uma questão delicada. E ainda mais complicada quando a ideia é que a decoração de casamento tenha apenas uma cor: o branco. Essa tonalidade é vista como uma espécie de ausência de cores mas, na realidade, se trata da soma de todas as cores. Os pintores não podem dispensá-la, e os mais supersticiosos acreditam que é a cor que simboliza o início de todas as coisas.
Por isso o branco aparece com mais força em todas as vitrines de final de ano, e o hábito de usar branco no reveillón também é motivado pela crença de que ele trará paz para o ano que chega. Mas independentemente da época do ano, muitos noivos optam pelo total white. E podem ter uma certeza: um décor todo branco para um matrimônio sempre será bem-vindo. Assim como o tom transborda de simbolismo o vestido de noiva, ele também representa uma bela escolha para a decoração, seja para os objetos da recepção ou nas flores do casamento.
Símbolo de pureza
O branco é protagonista em ocasiões especiais, e é tido como um símbolo de pureza. Daí a tradição da cor branca em quase todos os modelos de vestido de noiva - o véu e a grinalda surgiram a partir do século XIX, mas antes as cores claras já eram uma preferência para esse dia. A ideia de uma decoração de casamento simples e elegante totalmente branca pode ser bem interessante, além de ser uma opção que foge do décor mais comum, onde normalmente se combina o branco com uma cor mais intensa, como o vermelho ou o dourado.
Harmonia com os móveis
A grande vantagem do branco total é a sua versatilidade, já que é uma cor que traz harmonia aos ambientes. E não se enganem: o casamento com decoração branca não precisa ser, necessariamente, um casamento minimalista, como ocorre muita vezes na arquitetura ou na decoração de interiores. A cor é associada a espaços mais simples e limpos, com o visual chamado clean, mas é possível adaptar estilos mais barrocos à tonalidade, e até adaptar uma decoração de casamento rústica ou shabby a ela, acrescentando elementos de madeira envelhecida com esse tom. Assim, noivos e decoradores podem brincar com as formas dos arranjos, trazendo mais flores para o cenário, ou até se permitindo exagerar na produção, já que o branco dá bastante leveza.
Flores versáteis
A variedade de flores brancas dá aos noivos a possiblidade de escolher a que mais combina com o estilo do casal. Desde as clássicas rosas até as sofisticadas orquídeas, existe uma gama de espécies, tais como as margaridas e as tulipas brancas: as primeiras dão leveza com um toque retrô, a segunda opção dá um ar mais sofisticado à festa, e ambas podem inclusive ser utilizadas para um buquê de noiva branco, harmonizando com o décor.
Se vocês sentem que essa é a sua cor, não tenham receio de torná-la a protagonista do seu grande dia. O branco pode aparecer tanto no look do casal, desde os sapatos da noiva até a flor do boutonnière do noivo, e não se esqueçam de encomendar um bolo de casamento na mesma tonalidade: harmonia perfeita para, finalmente, dizer "sim, eu aceito".