Casamento eco-friendly: ideias para uma celebração sustentável [inclui eBook]
Buscar alternativas sustentáveis para celebrar o enlace é cada vez mais comum entre os casais, e o mercado tem se adaptado a essa nova mentalidade. Com soluções belas e práticas é possível investir em uma celebração que respeita o meio ambiente.
Pensar "verde", ou seja, de forma sustentável, já não é um luxo reservado apenas para pessoas que estão engajadas no ativismo ambiental. Ter consciência sobre o meio ambiente – e protegê-lo – é uma urgência, e é cada vez maior o número de casais que procuram opções ecológicas para garantir que o dia da sua celebração seja, além de inesquecível e único, também amigável com a natureza, sem deixar resíduos. Se vocês tentam ter uma vida que conjuga os hábitos diários a uma visão ecológica, saibam que é possível investir em um casamento eco-friendly como forma de deixar a sua mentalidade bem marcada no enlace.
O planeta agradece quando se opta por um casamento eco-friendly, e há muitos benefícios (inclusive econômicos) para quem escolhe esse tipo de festa. Isso significa priorizar a sustentabilidade, desde os itens da decoração do casamento até os pratos e a forma como serão servidos pelo buffet. Para saberem, leiam atentamente este artigo e aproveitem o eBook gratuito que preparamos com todos os conselhos para investir em um enlace ecológico.
Índice de Conteúdo:
1. O que é um casamento eco-friendly
2. Benefícios do casamento eco-friendly
3. Espaço do casamento e iluminação
4. Convites de casamento eco-friendly
5. Buffet de casamento eco-friendly
6. Decoração ecológica para o casamento
7. Moda nupcial e beleza eco-friendly
8. Lembrancinhas de casamento ecológicas
9. Cuidados com o lixo: responsabilidade ecológica
>> BAIXE aqui o eBook e comece a organizar seu casamento eco-friendly
O que é um casamento eco-friendly?
E que seria, de fato, um casamento eco-friendly? A expressão vem do inglês e, em uma tradução livre, seria “casamento ecologicamente amigável”, eco sustentável. Um casamento eco-friendly, então, é aquele em que todas as decisões passam por um filtro de responsabilidade ecológica. Trata-se de uma celebração onde existe uma preocupação concreta com o meio ambiente, prezando por escolhas que não causem impactos no ecossistema, e que não deixem para trás um rastro de resíduos no planeta. Por tudo isso, organizar um casamento eco-friendly é uma das grandes tendências para os enlaces de 2024- 2025.
Benefícios de um casamento eco-friendly
Um casamento eco-friendly tem como missão principal reduzir o impacto ambiental e produzir a menor quantidade de resíduos. O seu slogan poderia ser “reduzir e reutilizar” e, ao alcançar esse objetivo, os benefícios são muitos, tanto localmente – considerando a cidade em que ocorre o evento – quanto em uma escala global, já que todos os esforços para que o planeta se mantenha saudável são bem-vindos. Entre os vários benefícios que pode trazer, é possível destacar:
- Conexão com a natureza. Casamentos em áreas verdes, que se adaptam de forma intensa à natureza.
- Economia de gastos. Um enlace eco-friendly elimina gastos desnecessários, que poderiam causar desperdício.
- Incentivo ao consumo local. Um casamento ecológico apoia a economia local, o que significa apoio aos fornecedores que também trabalham com produtos locais.
- Casamento personalizado. Um casamento eco-friendly utiliza materiais reciclados e únicos, o que torna cada enlace mais personalizado.
Espaço do casamento e iluminação
Buscar espaços ao ar livre é o primeiro passo para conseguir conexão com a natureza, e será mais ecológico optar por um enlace durante o dia. Um casamento noturno tem sua elegância, mas os casamentos diurnos reduzem bastante o consumo de energia, já que se pode aproveitar a maior quantidade de luz natural, sem precisar de iluminação adicional durante grande parte da celebração.
E, felizmente, não é preciso abrir mão de uma iluminação majestosa para ter o casamento dos sonhos. Há estilos perfeitos para a luz do sol, como o bohemian chic e, casar-se durante o dia, ao ar livre, além de ser uma alternativa maravilhosa, permitirá fotografias impecáveis. Uma opção muito mais econômica e sustentável!
Mas, mesmo que abracem a causa ecológica, é possível haver casais que prefiram ter uma celebração de casamento noturna. Neste caso, o recomendável é optar por uma iluminação sustentável, utilizando lâmpadas econômicas de LED, e investindo em velas e candelabros, algo que tornará o espaço encantador. E se vocês realmente desejam apostar por uma iluminação misteriosa à luz de velas, é aconselhável que o façam por meio de velas de cera de abelha ou soja. Esses tipos potencializam ainda mais o seu objetivo ecológico, já que elas não emitem toxinas e duram 50% mais que as velas de parafina.
Também é importante ter em mente que utilizar apenas um espaço para a cerimônia e a recepção é uma atitude sustentável. Escolher um só local para toda a celebração contribui de forma direta para a redução de carbono na atmosfera, proveniente do deslocamento dos carros e outros veículos que os convidados poderiam utilizar para este transporte.
Encontre um espaço eco-friendly para o casamento
Dicas de iluminação sustentável
A iluminação sustentável é aquela que aposta por fontes limpas e renováveis de energia. Há muitoas formas de conseguir um projeto de iluminação eco-friendly para o casamento e, com certeza, profissionais que seguem uma linha eco-friendly irão saber aproveitar toda a luz natural dos ambientes, e também projetar iluminação onde for necessário.
- Luz natural. A majestade, o sol, é a maior (e melhor) fonte de luz limpa. Apostem em ambientes que contam com a claridade natural da luz do sol por mais tempo possível. Salões abertos ou com janelas que permitam a entrada da luz solar; casamentos em locais ao ar livre, como jardins, por exemplo, são locais que permitem belos eventos.
- Lâmpadas econômicas e duráveis. As lâmpadas de LED são mais econômicas, e apresentam uma iluminação incrível, mesmo com menor gasto energético. Elas podem servir tanto para a iluminação ambiente, quanto para a pista de dança e o palco.
Convites de casamento eco-friendly
A maneira mais ecológica para enviar os convites de casamento é, também, a mais moderna: os convites virtuais, enviados por e-mail. Trata-se de uma forma bem simples de reduzir o impacto ambiental do casamento, já que a produção do papel requer corte de árvores, e a produção também demanda um gasto de grandes quantidades de água, e uma das maneiras mais incentivadas para o enviar o convite nos últimos anos, por uma questão de segurança e saúde.
Mas, para os casais que desejam cumprir as convenções mais tradicionais com um convite impresso, há alternativas mais ecológicas. Convites de papel reciclado, reutilizável e artesanal já são um nicho importante do mercado. Em média, para cada tonelada de papel e papelão reciclado, evita-se que, aproximadamente, 20 árvores sejam derrubadas. Isso significa que, mesmo optando pelo convite impresso, é possível reduzir a pegada ecológica que se deixa, por meio da reciclagem. Além dessa alternativa, já existem também os convites artesanais. Estes exemplares, além de serem produzidos com papel reciclado, também contam com outros elementos em sua manufatura, como tintura natural e aplicações de flores secas, pétalas ou tecidos reciclados, que dão uma atmosfera mais rústica ao convite.
E não se pode esquecer do convite de papel semente, opção biodegradável e compostável. Ele tem feito sucesso entre os casamentos eco-friendly, porque também se torna uma lembrancinha ecológica para os convidados, que podem plantá-lo.
E como plantar o convite semente?
O convite semente pode (e deve) ser plantado. Para isso, é preciso picar o convite, colocar os pedacinhos em um recipiente, e molhar, com cuidado para não danificar as sementes. Uma vez umidificados, coloca-se todos os pedaços em um vaso, com uma leve camada de terra fértil em cima, de até 1 cm. Naturalmente, é necessário regar regularmente o vaso, mantendo a terra úmida e, em três semanas, aproximadamente, a planta (que pode ser uma flor, erva ou até fruta) começará a brotar.
Buffet de casamento eco-friendly
Para que um casamento seja realmente sustentável, as escolhas gastronômicas são de extrema importância, e é fundamental evitar o desperdício de alimentos. O primeiro passo é eleger fornecedores locais para o seu buffet e, preferencialmente, que trabalhem com produtores locais, tanto os alimentos quanto as bebidas que serão consumidas, como vinhos locais, caso seja possível fazer essa opção. Isso garantirá que os produtos usados não precisem ser transportados durante longas distâncias.
Outro ponto importante é que o cardápio seja sazonal, ou seja, de acordo com a estação em que ocorre o casamento, primavera, verão, outono ou inverno. Essa seleção envolve uma preocupação com o tempo natural do ciclo de cada alimento. A sabedoria da natureza agradece.
Para o cardápio, ainda que nem todos os convidados sigam uma dieta vegetariana ou vegana, diminuir a quantidade de carne consumida é uma atitude que, comprovadamente, traz benefícios para o meio ambiente. E há opções de pratos veganos e/ou vegetarianos que irão surpreender os convidados, inclusive aqueles que comem carne. Façam uma degustação para comprovar, e escolham os pratos mais deliciosos.
Para que a organização do casamento siga uma linha ecológica, comuniquem o número de convidados com precisão para o buffet. Isso ajudará a planejar a quantidade de alimentos, para que não haja nenhum desperdício (e que não falte nada). E busquem saber se os fornecedores escolhidos utilizam recursos ecológicos (como guardanapos de pano), e se descartam os seus resíduos de uma forma sustentável.
Já encontrou o buffet para o casamento? Procure aqui!
Decoração ecológica para o casamento
Uma decoração ecológica é uma decoração comprometida com o meio ambiente, e isso significa ter atenção aos resíduos que os elementos decorativos podem deixar. Optem por itens que não sejam de plástico, que possam ser reutilizados depois da festa. Para conseguir um décor consciente é preciso contar com profissionais que tenham essa mesma mentalidade. É fundamental investir em empresas que saibam a importância da redução de resíduos e da reciclagem de materiais. Além dos profissionais, o casal também pode colocar a mão na massa. É uma forma de economizar e tornar o casamento ainda mais personalizado, com objetos feitos pelos anfitriões. O céu é o limite quando o tema é uma decoração sustentável!
Escolha ecológica das flores
Antes de decidir entre as espécies, considere o custo ambiental. Flores de corte, em especial as importadas, significam consumo de energia extra pelo transporte e climatização, além do uso de agrotóxicos para que durem mais. A melhor escolha são as flores locais, sazonais e plantadas: além de ficarem lindas e naturais nos vasinhos (que não sejam de plástico!), elas permanecem vivas após a celebração do casamento, e podem servir como enfeite decorativo para as casas também. Escolham um florista que cultive as flores sem produtos químicos. As opções variam para cada parte do País, mas, em cada estação, é possível contar com belas flores e plantas, como rosas, gérberas, margaridas, hortênsias, cactos, suculentas e tantas outras.
Garanta um profissional para uma decoração de casamento eco-friendly
Reciclagem de lâmpadas e garrafas
Depois de escolher as flores, é chegado o momento de escolher o recipiente em que elas estarão expostas. Uma alternativa charmosa e econômica é usar garrafas de vidro ou lâmpadas que não funcionam mais. Dependendo do tamanho das garrafinhas, elas podem ser usadas como centros de mesa, com flores, ou podem ser penduradas, formando um belo varal para o décor suspenso. E, com criatividade, as lâmpadas viram vasos ou até taças! Materiais orgânicos – como a juta ou restos de outros tecidos – podem incrementar o visual desses objetos de vidro. Uma boa ideia para os casais que curtem artesanato e desejam colocar em prática os tutoriais de DIY para o enlace.
Marcadores de lugar
Para os casamentos que seguem a etiqueta “ao pé da letra”, o protocolo tradicional de colocar marcadores nas cadeiras e nas mesas pode ser uma oportunidade para um décor eco-friendly. Esses objetos são usados para determinar o lugar onde os convidados devem se sentar, e é comum que haja um marcador para indicar a mesa. Uma ideia ecológica e original é aproveitar pequenos pedaços de madeira sem uso, rolhas de vinho ou até pinhões secos para produzir arranjos rústicos e delicados para os centros de mesa.
Velas vegetais
Uma forma clássica de criar um clima íntimo e romântico (e reduzir o consumo de energia) nas mesas é a iluminação com velas. Melhor ainda se elas forem produzidas sem parafina, um derivado de petróleo, recurso não renovável e poluente. As ceras vegetais são uma iniciativa sustentável: as de carnaúba, de soja e de coco são ótimos materiais, que queimam por mais tempo e ainda perfumam o ambiente com um aroma suave.
Prateleiras de caixotes reciclados
Além dos móveis de madeira de demolição, caixotes de frutas e verduras podem ser transformados em prateleiras para ambientes externos, uma solução encantadora e realista. Como é possível perceber, se a decoração ecológica tivesse um lema, seria “reduzir e reutilizar”. Dessa forma, um enlace eco-friendly é um grande aliado do seu orçamento. E, economizando, vocês irão criar ambientes aconchegantes e modernos, já que a decoração de casamento rústica é uma tendência que, ano após ano, se reafirma.
Moda nupcial e beleza eco-friendly
O número de marcas de roupas preocupadas com o meio ambiente tem crescido. Uma produção de moda sustentável é aquela que utiliza métodos que não causam impacto ambiental (ou que minimizam os impactos causados), utilizando materiais orgânicos e tendo uma postura responsável sobre os resíduos que produz. A chamada eco fashion chegou ao universo nupcial, e já é possível encontrar vestidos de noiva e trajes de noivo confeccionados de maneira eco-friendly.
Vida longa às peças
O consumo exagerado é uma das razões pelas quais a indústria da moda pode ser tão agressiva ao meio ambiente, já que toneladas de roupas vão parar no lixo a cada ano, ou seja, mais resíduos para o planeta. Então, além do material das roupas, existem outras maneiras de incentivar uma moda sustentável no seu casamento, garantindo uma vida mais longa às peças:
- Reutilizar as peças
Os casais podem investir em vestidos de noivas e trajes de segunda mão, modelos que foram das mães e pais, ou modelos vintage, com um charme único.
- Aluguel de peças
Alugar o vestido de noiva e/ ou o traje são opções ecologicamente corretas, não criam mais resíduos para o planeta.
- Marcas eco-friendly
Se fazem questão de comprar uma roupa, pesquisem e garantam que se trata de uma marca com selo eco-friendly.
- Atenção aos materiais
Prefiram tecidos orgânicos para o vestido e/ou traje nupciais.
Maquiagem eco-friendly
Maquiagem é um tema delicado. Os produtos orgânicos e sustentáveis costumam ser mais caros, mas é preciso ter em mente os grandes benefícios que trazem. Eles não causam dano nem ao meio ambiente e nem à pele, além de não terem sido testados em animais (o que as marcas chamam de produtos Cruelty Free). Para garantir que produtos eco-friendly serão usados no seu make, pergunte ao profissional responsável que marcas costuma usar, para saber se os produtos de beleza têm o selo ecológico e/ou são veganos, uma garantia de que são Cruelty Free.
Lembrancinhas de casamento ecológicas
A mentalidade eco-friendly prega respeito e maior conexão com a natureza. Para combinar com o estilo de um casamento ecológico, nada melhor do que presentear os convidados com lembrancinhas naturais, especialmente aquelas que podem ser plantadas. Vasinhos com espécie de cactos e suculentas são os mais comuns, um mimo charmoso e que a maioria dos convidados adora. Mas existem outras opções de presentes que incentivam a consciência ecológica dos amigos e familiares.
- Vasinhos com plantas ou envelopes com sementes
- Eco bags (sacolas ecológicas de pano, para eliminar o uso de sacolas plásticas)
- Talheres e canudos de metal ou bambu; canecas ou copos de vidro, para que deixem de usar o plástico
- Produtos locais artesanais, como sabonetes e velas
Cuidados com o lixo: responsabilidade ecológica
O volume de lixo gerado em uma festa de casamento pode ser enorme. Com o lema “reduzir e reutilizar”, é importante que o casamento eco-friendly seja um evento preocupado com a quantidade e o destino do lixo produzido ali. E é possível ter alguns cuidados para contribuir, de forma sustentável, com a eliminação dos resíduos.
Certifiquem-se de que o buffet contratado separa o lixo, e em toda a área do evento lembrem-se de colocar coletores seletivos, para cada tipo de material descartado – orgânico, seco, reciclável. Ao final da festa, também é recomendável que doem os materiais recicláveis – como as latas – para centros comunitários e cooperativas, garantindo que tudo o que saia do seu casamento tenha um destino adequado e seja reaproveitado. E, para não produzir tantos resíduos, que tal substituir a tradicional chuva de arroz ou papel picado por alternativas que não causem impacto ambiental? Pétalas de flores, por exemplo, são uma boa opção (e dão mais romantismo à saída).
Cerimônia da árvore
Para coroar o sucesso de um casamento eco-friendly, o casal pode realizar um dos mais belos rituais ecumênicos que existem: a Cerimônia da Árvore. Este rito consiste em plantar uma árvore a quatro mãos, e ela simboliza o amor que compartilham. Como tal, precisa ser regada e cuidada para crescer. Ao mesmo tempo, com um olhar eco-friendly, plantar uma árvore é também plantar esperança em um futuro mais amigável com o meio ambiente.
- A Cerimônia da Árvore é simbólica, não está ligada a uma religião
- Pode ser realizada em casamentos religiosos ou agnósticos
- A cerimônia precisa de um vaso com uma muda de árvore (que o casal escolher), dois vasinhos com terra adubada e dois regadores
- O ritual consiste em que o casal despeje a terra dos seus vasinhos no vaso da muda, e depois a reguem
- Cada celebrante atua de forma personalizada. Pode ler um poema, dizer palavras espontâneas ou versos que tenham relação com o casamento
- Depois da cerimônia, a muda deve ser plantada na casa do casal, ou simplesmente mantida com todos os cuidados no mesmo vaso
Lua de Mel eco-friendly
Depois de um casamento eco-friendly, o mais coerente será investir em uma Lua de Mel igualmente ecológica. Para isso, o casal deve, primeiramente, pensar na escolha do destino da viagem. É fundamental pesquisar sobre os lugares que desejam conhecer, e saber se o turismo praticado ali é um turismo consciente e sustentável. Muitos locais paradisíacos, considerados ideais para a Lua de Mel, são afetados por práticas que mostram pouca ou nenhuma responsabilidade com o meio ambiente. Contribuir com um turismo massificado e que explora recursos naturais não é nada ecológico.
O deslocamento também é um fator importante. O avião é um dos meios de transporte mais poluentes, por isso, se for possível escolher destinos onde possam chegar por outras vias, melhor. E uma vez decidido o lugar, é hora de montar os roteiros. E aqui também é possível fazer sua parte e não deixar uma pegada ecológica. Esqueçam carros e aluguel de transportes motorizados individuais. Muitos destinos permitem conhecer todo o local de forma muito mais divertida, com bicicletas ou mesmo a pé. Caminhando é que se conhece melhor cada lugar, as pessoas e a cultura local.
O planejamento do seu dia C é uma etapa trabalhosa e também prazerosa, e tudo pode ser adaptado a uma visão ecológica, passando por um consumo consciente. O planeta tem pedido ajuda e a melhor forma de fazer isso é tomar consciência do nosso papel, ainda que pequeno, nessa mudança de mentalidade. Nesse caso, o seu bolso e o meio ambiente também agradecem.