Hora da gravata: gafe ou tradição?
A tradição da gravata acaba sendo um tema polêmico para muitos casais. Está em dúvida se irá adotar a brincadeira? Te ajudamos a tomar essa decisão da melhor forma e sem correr riscos.
Os matrimônios estão mergulhados em um mundo de tradições e superstições. Mas, assim como as decorações de casamento se reinventam a cada ano e as coleções de vestidos de noiva trazem novas tendências a cada temporada, as tradições também vão se adaptando aos novos tempos. É muito comum os noivos se questionarem quanto à origem de determinados costumes nesse dia e ficam sem saber se devem ou não segui-los no seu evento. A hora da gravata é um desses mitos que despertam dúvidas: é desagradável, divertido, combina com a nossa festa? Separamos algumas dicas para ajudá-los na decisão sem erros!
É para arrecadar dinheiro? Sim. É para ser divertido? Também.
A tradição da hora da gravata existe há muito tempo, quem contribui com dinheiro ganha um pedaço da gravata do noivo. Além dos modelos de lembrancinhas de casamento, os convidados que contribuírem também irão levar um pedaço do look do noivo como recordação. É também uma forma de arrecadar dinheiro extra de forma divertida e descontraída, já que a maioria dos convidados entrma na brincadeira. É preciso entender que tudo não passa de uma diversão que envolve boas risadas, fotos e momentos descontraídos e sem obrigações.
Essência do casal
Quando fazemos as escolhas para os pequenos detalhes temos que levar em consideração qual a essência do casal, o estilo dos noivos e o que "combina" com as personalidades. Por isso, antes de resolver o que vocês podem ou não colocar no casamento, pensem sempre se agrada a vocês dois, e a mais ninguém. Não se deixem levar por opiniões alheias quando não foram pedidas. Confiem em vocês e façam questão de deixar o evento com o estilo do casal.
Se vocês são noivos descontraídos e optaram por um evento com decoração de casamento simples, essa pode ser uma brincadeira divertida e seguirá com o estilo despreocupado do evento.
Cerimônias tradicionais
Se vocês optarem por uma cerimônia extremamente clássica, onde sua família e seus amigos são mais tradicionais, com direito a decoração da igreja de casamento e festa com todos os princípios e leis da etiqueta, às vezes a brincadeira da gravata pode soar como algo deselegante. Se não abrem mão da brincadeira, deixe o momento para o final, quando os convidados estiverem na pista de dança e sem compromissos.
Os convidados
As pessoas que estão convidando para a festa são pessoas especiais, vocês escolheram o modelo dos convites de casamento com carinho pensando em cada um deles. Por isso, eles não estarão ali para julgar a brincadeira ou não, e sim para comemorar e compartilhar o momento de união de um casal que se ama. Ainda que muitos possam ter opinião diferente de vocês, eles irão compreender. Mas, da mesma forma, vocês devem aceitar que alguns não estejam dispostos a participar e que nada disso se torne um problema no grande dia. Respeitar as opiniões alheias nessa hora será o mais importante.
Dicas divertidas
Se vocês forem fazer a brincadeira, a criatividade também é importante:
- Personalize a gravata, ela pode ser colorida ou com elementos que caracterizam o evento ou o casal
- Lembre-se de reservar um lugar para guardar o dinheiro de forma segura e evite que seja perdido em meio à bagunça
- Se achar necessário, escolha outras coisas para retribuir, como moedas de chocolate personalizadas ou mini gravatinhas
- Adesivos: alguns casais colam adesivos em quem contribuir como: "Operação Lua de Mel: eu apoio", ou "Já fiz minha contribuição", etc
Nunca esqueça de conversar com seu noivo. Assim como decidiram juntos o modelo do bolo de casamento, vocês devem resolver esses detalhes da festa em conjunto e determinar se a hora da gravata vai acontecer ou não. É o seu casamento, a diversão e o bom humor devem estar presentes em todos os momentos. Escolham uma música de casamento especial para o momento e não deixem de registrar o momento com muitas fotos para o seu álbum.