Dividindo as tarefas da casa: homens e mulheres em equilíbrio
Muitos casais dizem que os tempos mudaram, mas como realmente estão sendo repartidas as tarefas domésticas? Homens e mulheres podem (e devem) dividir os trabalhos do lar para não sobrecarregar ninguém, e para que vivam uma sintonia real e saudável.
Depois de um pedido inesquecível em que a resposta só poderia ser “sim, eu aceito”, vocês passaram a pensar no dia C com todas as expectativas. Escolheram a decoração do casamento, com o estilo do casal, pesquisaram sobre os modelos de convites e os seus orçamentos, e só estiveram lado a lado nessa maratona de tarefas que exige a organização de um enlace.
Após casados, nada mais justo que essa cumplicidade permaneça, especialmente dentro de casa, dentro do lar em que vocês amadurecem esse amor. E, para que essa harmonia aconteça, é fundamental dividir as tarefas de forma igualitária.
Inscreva-se no Casamentos.com.br
Planejamento é tudo
Hoje em dia existem modelos de família de todos os jeitos, com suas particularidades, seus tempos, suas manias, etc., e é isso que torna cada uma especial. Em alguns casos marido e mulher trabalham fora, em outros, apenas um dos dois, enquanto o outro se envolve mais com as tarefas domésticas, mas a verdade é que, na maioria das vezes, as mulheres ainda se encarregam dos serviços da casa de forma mais comprometida, e mesmo quando já trabalham fora, muitas delas chegam em casa e fazem a limpeza sozinha, e esse cenário não é bonito. O trabalho doméstico, especialmente depois de ter filhos, é estressante e, se não é dividido, pode levar a pessoa que se encarrega a um nível alto de frustração. Por isso planejar a rotina de casa é tão importante, e tenham certeza: após ter planejado todo casamento, com uma programação impecável, organizar a arrumação da casa será moleza. Para facilitar, damos algumas dicas:
- Separem dias da semana em que ambos tenham disponibilidade, ou façam a cada semana um calendário colocando os momentos livres de cada um que podem ser dedicados ao lar.
- Cada pessoa tem uma habilidade diferente. Entre os casais sempre existe alguém que cozinha melhor ou que consegue organizar armários ou aspirar a casa com mais rapidez. Dividam as tarefas segundo a suas habilidades e, claro, segundo a boa vontade para fazê-las. Ninguém ama lavar um banheiro, mas isso é fundamental, então façam um rodízio semanal para dar mais descanso ao outro, e isso vale para todas as atividades "menos prazerosas".
- Se alguém está sobrecarregado no trabalho, o outro deve sempre tentar amenizar a situação, seja o marido, ou seja, a mulher.
Dono de casa, sim, senhor
Os tempos mudaram e, para os rapazes que acreditam que cuidar da casa é uma tarefa da mulher porque elas "têm mais jeito", um aviso importante: a casa é dos dois, e ambos devem cuidar do seu lar. Mulheres não têm mais habilidade em serviços domésticos, elas apenas foram criadas de forma diferente e, para que a sociedade evolua, alguns conceitos também devem evoluir. Os costumes, assim como tradições de casamento que ganham novas releituras, também mudam.
Por isso, noivos: não tenham vergonha. Coloquem seus aventais e luvas, e mãos à obra! Talvez a sua esposa com certeza ama receber rosas, mas ela com certeza irá amar acordar um fim de semana e ver que você já começou a limpar a casa sem que ela pedisse. Não existe prova de amor maior do que poder contar com o outro em todos os aspectos da vida a dois, e isso vale para a casa, tornando a rotina do outro sempre mais fácil.
O casamento deve ser um eterno aprendizado, onde homens e mulheres caminham juntos e olham para o futuro com as mesmas expectativas. E, para que os grandes planos sejam colocados em prática, os pequenos planos devem estar em perfeito funcionamento, o que vale para a casa de vocês. Lembrem-se do quanto foram felizes ao dançar as músicas do casamento, fazendo uma coreografia a dois bem sincronizados. Essa sincronia deve estar do dia a dia do casal, deixando a vida mais leve e divertida.
Também pode interessar: