Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Harmonizando combinações de flores: ambientes impecáveis

Uma festa de casamento perfeita e impecável que se preze, pede combinações corretas de flores e arranjos. Vejam dicas e leiam a entrevista com Ednaldo Kaleb Khallil, especialista no assunto, que traz várias tendências para o décor de enlaces.

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Victor Silverio Fotografia

As flores ocupam um papel muito importante na decoração do seu casamento, para alguns casais, inclusive, são uma presença fundamental. Ainda que muitos tentem inovar com opções de ornamentação sem flores, elas ainda são as preferidas entre os noivos e sem dúvida, dão muito charme, romantismo e um toque magia aos espaços, sendo um elemento atemporal quando o tema é o décor de um enlace.

Como estarão presentes em muitos elementos, desde o buquê de flores levado pela noiva até enfeitando o caminho que o casal faz até o altar, é preciso ter um cuidado especial para saber quais as são as combinações ideais e as que são consideradas uma tendência nos eventos atuais. Conversamos com um especialista no assunto, Ednaldo Kaleb Khallil, designer floral, responsável pela equipe Flor das Arábias, que nos deu todas as dicas sobre essa harmonização entre flores.

Meu Abrigo Fotografia

Quais são as infalíveis de cores para os casamentos e que também estão atuais?

Resposta - Para 2019, uma tendência que está em voga, e de volta, são as cores quentes. Tons em laranja, coral, amarelo, vermelho e marssala, por exemplo. Entretanto, vale a pena dar uma pincelada com a cor pantone do último, a "Ultra Violet". Dentro dessa paleta, a decoração para festa de casamento na linha floral pode se permitir a desenhar arranjos florais com modernidade e elegância, deixando o velho mito que as cerimônias só podem ter tons claros e perolados.

Quais as combinações para os variados estilos de festas?

Resposta - O Verdure é uma paleta a que devemos dar uma atenção especial quanto o tema são flores para casamento, já que por si só já se traduz em um tom que inspira o bem-estar através da natureza. Combinar tons de verde com a decoração de casamento rústico e um ar mais sofisticado é um desafio que "dá água na boca" ao equilibrar os ambientes nestas cores. Outra combinação são os tons perolados, que sozinhos já se traduzem num toque romântico e luxuoso. E por último os tons pastéis, que transforma o ambiente com sobriedade e glamour. Com uma pincelada de branco então, é a fórmula certa para o sucesso.

PJ Fotografia

Quais as combinações que as noivas desta temporada devem evitar?

Resposta - Neste caso, "o céu é o limite", porém, saber explorar e respeitar as tendências e paletas é um desafio para o décor na composição e elaboração do seu projeto, seja ele rústico, seja para uma decoração de casamento simples e elegante ou bastante sofisticado. O exemplo disso é se seu projeto for algo saído de um conto de fadas, "Once upon a time", nunca combine uma paleta demasiadamente clara. Ou se for decoração focada em tons verdes e frios, como o cinza e o azil, nunca combine com uma paleta floral de cores quentes. São aspectos básicos do décor que é preciso estar atento na elaboração do seu projeto.

Quais combinações saíram de moda?

Resposta - Hoje a decoração precisa estar de acorod com as tendências e pegadas do mercado. Explorar a natureza, o verde, tem sido o carro-chefe que tem movido a maioria dos projetos florais. Por outro lado, a tendência de uso de materiais artificiais está em desuso, bem como o uso de tecidos pesados, como tafetá, organdi e véus, usados para compor os ambientes e que já foram muito explorados, que ditavam a moda na elaboração das cerimônias de casamentos e nas recepções.

Bruno Montt Fotografia

Flores que combinam entre si

Se as cores de um arranjo floral estiverem de acordo com o estilo de décor e em harmonia entre si, isso já colabora para o sucesso da proposta. Mas é também importante saber harmonizar as plantas e flores entre elas, já que algumas podem ofuscar outras. Os arranjos florais devem equilibrar tanto as suas cores quanto os seus formatos. Folhagens em tamanhos maiores, como costela-de-Adão e folhas de palmeira preenchem bem os espaços, e podem ficar sozinhos. Se quiserem combinar essas folhas com flores, tentem investir em espécies em tons neutros, como lírios brancos, rosas ou gérberas.

Flores como as rosas, uma das preferidas das noivas, ficam harmônicas em arranjos com folhas ou outros tipos de flores. Já exemplares como orquídeas e peônias, que pedem mais protagonismo, devem ser combinadas com mais atenção e harmonizam melhor com plantas menos chamativas, como folhas com tons secos, para arranjos boho-chic, ou mosquitinho, que preenche os arranjos.

JR. Oliveira Photography

Anotem todas as dicas antes de tomar a sua decisão definitiva. Afinal de contas, depois de muito pesquisar e seguir as últimas tendências de moda nupcial e entrar com um vestido de noiva e um traje que respeitam a personalidade de vocês, os elementos que os cercam durante o dia C também devem estar em sintonia. Uma pesquisa árdua para atender ao que sempre sonharam e entender todas as opções disponíveis podem ajudar a elaborar a festa que sempre imaginaram.

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você