Guia de etiqueta: vinho branco, rosé, tinto ou espumante?
Em dúvida de qual bebida escolher para cada momento desse grande dia? Te ajudamos com um guia de etiqueta para você optar entre os tipos de vinhos mais comuns em casamentos, afinal de contas, esse dia promete muitos brindes!
A hora dos discursos, o momento da troca de frases curtas de amor entre os noivos, o momento de cortar o bolo de casamento e claro, a festa: todos esses momentos no dia de vocês provavelmente envolverão brindes com muitos votos de felicidade. Já parou para pensar em qual será a bebida que estará presente em cada momento? A escolha das bebidas que irão servir envolve muito fatores, como o próprio estilo da festa e da decoração de casamento, o tipo de comida que irão servir e o gosto de vocês e seus convidados.
Se já enviaram os convites de casamento diferentes que tanto queriam, mas estão na dúvida entre o vinhos e espumante, conheçam a etiqueta para servir cada um deles e saibam qual mais combina com o evento de vocês.
Estilo de casamento
Vocês já sabem que o tipo de evento que pretendem realizar irá guiar a maioria das escolhas que envolvem a grande festa, e isso inclui também os tipos de bebidas. Antes de tudo é importante lembrar que podem sempre abrir mão da etiqueta e fazer as escolhas que mais agradam. Mas se, ao contrário, estão buscando as opções de acordo com o que diz o protocolo, optem por incluir espumantes para os momentos especiais da sua festa, principalmente se optaram por uma festa tradicional e decoração de casamento simples e elegante.
Já se optaram por um evento mais descontraído, com uma decoração de casamento rústico, repleta de elementos retrôs e até objetos pessoais, podem excluir o espumante da sua lista, já que a festa informal não pedirá essa bebida nem para os brindes, podendo ser substituído por vinho branco ou rosé. E mais: vocês podem até diminuir também os custos do orçamento com lembrancinhas de casamento baratas até o tipo de bebida.
Roteiro da festa
É importante lembrar que a escolha do tipo de vinho, por regra, é feita de acordo com o menu e comida, mas pode-se considerar alguns fatores do roteiro da sua festa e optar entre um e outro em cada momento. Os casamentos realizados de dia ou no verão pedem vinhos mais leves, nas festas noturnas os mais encorpados estarão de acordo com a proposta, mas podem seguir alguns conselhos para não errar:
- Geralmente, no momento da recepção da festa os noivos optam por servir canapés e esse momento também pede vinhos leves ou espumantes.
- Se optaram por canapés de frutos do mar os vinhos claros são os mais apropriados.
- O momento da refeição também é harmonizado com diferentes tipos de vinho, carnes vermelhas pedem vinho tinto, por exemplo, e massas podem ser harmonizadas com os três tipos de vinho, dependendo do acompanhamento.
- Normalmente para as entradas e saladas o mais aconselhável são os vinhos brancos ou rosé.
- Para os pratos principais opte pelos vinhos mais encorpados, carne vermelha combinando com vinho tinto e peixes com os brancos.
Momento dos brindes
A etiqueta diz que o brinde deve ser feito com espumante, já que a bebida por si só traz significado de celebração. Mas nada te impede de reinventar o momento e optar por vinho branco ou mesmo qualquer outra bebida do gosto de vocês, deixando o momento ainda mais personalizado. Mas se vão seguir o protocolo, nos momentos de discursos, corte do bolo e mesmo quem sabe quando tocar a música romântica para casamento para a primeira dança dos noivos, opte pelos espumantes para levantarem o copo e brindarem o amor.
Ainda que este tipo de bebida seja um pouco mais cara que as outras, se reservá-las apenas para estes momentos o valor não será muito alto, dependendo do número de convidados. Para um brinde uma garrafa servirá em torno de 9 pessoas.
Decididos? O grande dia se aproxima e o mais importante, além desses pequenos detalhes, é o significado e o motivo da festa. Calce o sapato de noiva, arrume gravata do noivo e aguardem o grande momento para se divertirem até a última música de casamento, aproveitando esse dia junto das pessoas mais especiais para celebrar a união.