Gravata clássica ou borboleta? Dicas para o noivo escolher
O que parece uma simples escolha pode se tornar um grande martírio. Já pensou se vai querer manter a linha clássica na gravata ou se vai querer dar um toque diferenciado com aquela no tipo borboleta?
Assim como a escolha de certos modelos de vestido de noiva acarretam impactos nos outros acessórios, seja no tipo de penteado para casamento ou mesmo a escolha do sapato de noiva, a escolha do traje de noivo também impacta em seus complementos. E depois do terno, a gravata é um dos principais elementos, que deve tanto acompanhar o estilo da roupa como o da festa.
Os tipos disponíveis podem ser bastante versáteis e, se os complementos femininos deixam as noivas em dúvida, os distintos formatos de gravatas podem acabar confundindo os noivos também, especialmente os mais indecisos. Como saber escolher entre a gravata borboleta e a clássica, se as duas possuem vantagens e pontos positivos? Te ajudamos a fazer essa seleção.
Estilo Back Tie
Os casais que optam por uma decoração para festa de casamento com muito glamour, onde desde os arranjos de flores até os centros de mesas possuem presença impactante e uma atmosfera sofisticada, precisam também pensar que as roupas devem estar à altura. Provavelmente a mulher optará por um modelo de vestido de noiva com efeitos de brilhantes, longa cauda e acessórios em harmonia, como uma tiara. Para os noivos, a pedida pode ser smoking e, para acompanhar na medida certa, uma gravata borboleta. Se já se identificou com o tipo de festa, não tenha dúvida em bater o martelo na escolha deste tipo de gravata.
Clássico e atemporal
Você pode sentir que a elegância estará presente na sua festa pelos detalhes da decoração, como por exemplo pelo estilo das flores para casamento, pela escolha de um tipo clássico de modelo de lembrancinha de casamento, ou mesmo pela combinação de cores escolhidas para a paleta. Se sabe que a sua festa segue por um caminho mais elegante, mas menos extravagante, com toque de graciosidade, é bastante provável que tenham escolhido um evento ao estilo mais clássico, e nada melhor do que as gravatas standard para acompanhar o noivo. Elas são atemporais e se encaixam muito bem em diversos tipos de eventos, podem ser uma aposta segura quando houver dúvida do que usar, e principalmente quando a festa de vocês segue o mesmo estilo.
Rústico e vintage
As novas tendências em moda mostram que nem tudo é tão simples como parece. Apesar de serem associadas a eventos onde se pede um rigor formal nas vestimentas, as gravatas borboletas também se encaixam perfeitamente a um estilo rústico chic, onde a cerimônia normalmente acontece ao ar livre e os móveis e acessórios também seguem em harmonia com uma decoração de casamento rústico, com inspiração no campo e em um ar retrô. Os noivos que querem se vestir à caráter para este tipo de festa podem muito bem escolher as borboletas em diferentes cores para complementar o look.
Esporte fino
Muitos noivos que casam na praia ou em ambientes mais descontraídos escolhem esse tipo de dress code para caracterizar a festa, ou seja, deixam de lado um pouco do protocolo que as festas clássicas exigem, mas mantém a elegância que o momento do "sim" pede. Geralmente os convidados homens e até o noivo levam cores claras, a combinação do caqui e do azul, ou optam por só usar uma camisa, sem paletó, por exemplo. E quanto à gravata? Aqui o mais indicado é manter o estilo atemporal, com a linha clássica e discreta (como um modelo skinny), podendo também variar a sua cor e tom, para combinar com o resto da vestimenta.
É fácil se perder na escolha dos elementos que compõem o visual quando são selecionados separadamente. O importante é que, além de respeitar o seu estilo pessoal, considere que todos os elementos devem conversar entre si, se estão de acordo com o que escolheram para a decoração de casamento e o tipo de dress code que escolheram para colocar no convite de casamento para guiar os seus convidados.