Fotos em Light Painting
Se as fotos são registros eternos dos nossos melhores momentos, temos que estar de olho nas novidades que o mercado oferece! O Light Painting é um desses recursos que traz mais diversão à simples fotografia.
Antes de casar, eu dividi o apartamento com outros estudantes que, como eu, estavam em Barcelona para turbinar o currículo em busca de novas opções profissionais. Uma dessas pessoas era uma publicitária que decidiu ser fotógrafa. Pude acompanhar de perto seu desenvolvimento na área e fui sua cobaia fotográfica por muito tempo.
Conto isso porque um dos seus primeiros exercícios foi o Light Painting e aprendi como funciona o método (apesar de nunca saber reproduzi-lo, isso é coisa de profissional!). A técnica consiste em deixar a máquina com o obturador aberto por um longo período, ou seja, aquele barulhinho de click demora para acontecer.
A câmera deve estar apoiada em um tripé e a pessoa a ser fotografada tem que estar imóvel. Nesta técnica, o único movimento é o da luz. Uma terceira pessoa (ou o próprio fotógrafo) deve usar uma fonte de luz, como uma lanterna, e literalmente pintar com ela o que quiser. Pode, inclusive, escrever palavras curtas, como amor.
O resultado: modelos imóveis, o cenário e a palavra escrita à luz. A pessoa que escreveu simplesmente não aparece, já que a lente não capta movimentos neste tipo de exposição, que dura entre 15 e 30 segundos. Com a minha amiga, fizemos cartões de natal em pontos turísticos da cidade com os desejos para o ano novo escritos em luz.
Vocês podem fazer o mesmo! Escolham um lugar bem bonito que tem a ver com a história do casal e peçam para o fotógrafo desenhar com a luz palavras como amor, love, feliz. Uma das noivinhas da Comunidade já falou deste assunto e dá uma ideia de desenhos.