Formas interessantes de servir pães na sua recepção
Um dos alimentos mais antigos da humanidade, há quem afirme que há 12.000 anos o pão já era consumido. Sagrado para algumas religiões, ele continua sendo um uma estrela nas mesas, portanto por que não tê-lo no cardápio num dia especial e simbólico?
Certamente o modelo do vestido de noiva não causará tantas dúvidas quanto os itens de cardápio, quando a intenção é surpreender os convidados nos mínimos detalhes, com sabores inesquecíveis. Irresistíveis, os pães sempre agradam e podem ser servidos nas mais variadas comemorações, impossível não se render às suas diferentes combinações para um coquetel ou jantar. Mesmo quando a opção é uma decoração de casamento requintada, ele pode estar presente com formatos inovadores, cortes específicos e sabores incríveis.
Seja como acompanhamento ou como protagonista de uma ilha, se torna perfeito quando a ideia é que a pista com músicas de casamento fique animada até o sol nascer. Coloque uma mesa de café-da-manhã com pães e pastinhas, que será um reforço entre tantas danças e emoções. Hoje mostramos como incluir pães de forma única e arrasar no menu.
Tipos de pães
Há uma variedade de pães que podem ser incluídos no menu, mas devem escolher de acordo com o tipo de serviço que vão contratar, horário da cerimônia e até o estilo da decoração de casamento simples e elegante para saber como e o que servir.
-
Os mais leves
Pães mais leves combinam com café da manhã e brunch. É o caso do pão francês, croissant, pão de forma integral, pães doces, bisnaguinha, ciabatta e brioche.
-
Mais encorpados
Pães mais encorpados são perfeitos para entradinhas de um almoço ou jantar, como o pão italiano, baguete, pão preto, pão australiano, pão com recheio salgado, pão sírio e pão de fermentação natural (com fermento levain).
Ilhas de pães
Práticas, as ilhas são um apoio para deixar os convidados à vontade, já que podem se servir com os ingredientes que mais gostam. Mas para acertar nos itens de sua ilha o certo é defini-los conforme a proposta do evento.
-
Café da manhã ou brunch
Procurem incluir frios de todos os tipos, patês de sabores variados, queijos suaves, geléias, compotas e frutas.
-
Entradinhas para almoço ou jantar
Incluam ingredientes mais fortes e apimentados junto com antepastos, como patês e embutidos, para acompanhar os drinques ou também colocados ao lado de um buffet de sopas.
Apresentação
- Para servi-los coloque-os em cestas de palha ou bandejas de madeira de demolição, caso o conceito seja descontraído.
- Já se optarem por um décor luxuoso prefira travessas de prata, de cristal ou de porcelana colorida que acompanhe a paleta de cores.
- O ideal é que os pães já estejam cortados de forma que facilite o manuseio para comê-los, será complicado para mulheres com vestidos longos de festa com mangas esvoaçantes servirem-se com comodidade caso não estejam fatiados.
- Pães para sanduiche, mesmo que pequenos como as bisnaguinhas ou croissant, já devem estar abertos para que os convidados não precisem manusear facas.
- Pães como os italianos ou baguetes devem estar preparados em fatias pequenas e conforme seu formato.
- Procurem sempre integrar sua ilha ao décor, com bandejas e louças de acordo com os outros.
Como calcular a quantidade
Planejar as quantidades é fundamental, seja com as lembrancinhas de casamento diferentes, com as bebidas alcoólicas ou com o bolo, é necessário saber com precisão, para que não falte e nem sobre (para evitar desperdícios). Além de econômicos, alguns tipos de pães rendem muito bem, assim podem serví-lo com sobra e estimular seu consumo. Devem considerar se os pães (tanto como canapés ou como sanduíches) serão a única refeição ou se só utilizados como entradinhas de um jantar ou almoço.
Geralmente, a quantidade que se usa para calcular são de 10 a 12 porções (em um coffe break ou coquetel) quando não são servidos pratos quentes, caso contrário esse número cai pela metade. No caso de pães, quando nos referimos a porções, devem ser calculadas por fatias, afinal ninguém irá consumir 10 baguetes inteiras.
Organizar cada detalhe, principalmente se o objetivo for distribuir muitos convites de casamento, é imprescindível para que, além de ter uma recepção maravilhosa, todos sejam bem servidos. Portanto, o planejamento é o melhor aliado do casal, especialmente com as quantidades de alimentos, doces e bebidas, e se querem servir esse verdadeiro "manjar dos deuses", é preciso calcular bem.