Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Existe tempo máximo para se casar no religioso depois do civil?

Preocupados com prazos? Leia as nossas dicas sobre como conjugar o sonho de se casar no religioso e a necessidade de reconhecer a união em cartório para aplacar a ansiedade!

casar no religioso depois do civil noivos em porta azul da cerimônia

Para muitos casais, a falta de recursos, o excesso de afazeres no dia a dia e os imprevistos urgentes são alguns dos motivos que dificultam a meta de realizar o casamento no civil com a cerimônia religiosa ou em um curto espaço de tempo. Dessa forma, acabam por adiar a celebração da união na igreja, o que gera dúvidas. Mas será que existe um prazo máximo para a realização da cerimônia religiosa?

Não bastasse isso, ainda há a pressão de amigos e parentes pelo evento que irá unir o par perante Deus ou outra divindade que sigam. Mas, diferente de qualquer terrorismo que alguém próximo queira fazer, não há razão para ficarem mais ansiosos. E o motivo a gente te mostra o porquê.

Índice de conteúdo

1. O que dizem as regras
2. O que colocar no convite
3. Como comunicar os amigos
4. O que por na lista tardia

Acompanhe as novidades!

O que dizem as regras

casar no religioso depois do civil noivos recebendo a benção do padre na igreja

Passo a passo para a organização!

Não há a lei, seja ela "humana" ou "de Deus", que coloque prazos para o casamento religioso após o casamento civil. Por esta razão, muitos casais deixam para fazer depois de muitos anos da oficialização em cartório, quando já conseguiram recursos suficientes para dar a grande festa com que sempre sonharam. Então saibam que não existem impedimentos para vocês replicarem isso se assim desejarem. 

Na verdade, quando falamos em prazos, o que existe é a necessidade de reconhecer a união perante o Estado uma vez que o tenham feito na igreja ou templo. Segundo o Código Civil Brasileiro, mais especificamente o artigo 1.515, o casamento religioso pode ser registrado no cartório dentro de 90 dias a partir da data em que foi realizada. Caso o registro não seja realizado dentro desse prazo, será necessário repeti-lo para que ele seja reconhecido. Então a resposta à pergunta "posso casar primeiro no religioso e depois no civil?" é sim, desde que não demore para cuidar da burocracia da lei.  

O que colocar no convite

casar no religioso depois do civil convite de casamento

É natural, depois que se passe um tempo considerável da cerimônia civil, que os noivos passem a questionar se algo mais significativo na Igreja poderia ser chamado de casamento ou apenas de renovação de votos. A resposta a isso, na verdade, depende da religião seguida e da vontade dos pombinhos.

Muitas crenças só admitem o matrimônio após um curso preparatório de noivos, assim não seria possível dizer que é apenas a reafirmação de algo que os corações apaixonados manifestaram anos atrás. O par deve cumprir o ciclo e ter conversas com o padre, mesmo se já estiverem casados há muitos anos no civil. Mas, se mesmo assim vocês acharem mais apropriado, podem colocar no convite aos amigos e parentes que será uma renovação. A decisão é de vocês.

casar no religioso depois do civil save the date

Como comunicar os amigos

Como podem demorar anos até que decidam fazer o casamento religioso, pode ser que os amigos e familiares já nem tenham mais essa expectativa. Para informá-los da decisão, tomando-os de surpresa, que tal fazerem de uma forma diferente?

  • Vídeo especial: gravem um vídeo curto onde ambos explicam a vontade de realizar a cerimônia religiosa e mandem por mensagem, junto a um pequeno texto que antecipe que aquele material é um comunicado enviado às pessoas queridas, mas sem dizer por escrito muito mais do que isso. Esse formato é pessoal e permite que vocês transmitam a emoção e a importância desse momento de forma mais direta e envolvente.
  • Reunião íntima: organizem reuniões ou jantares com amigos próximos e familiares com alguma justificativa ordinária. Durante o evento, poderão compartilhar a notícia e explicar a importância dessa nova etapa e, porque demoraram tanto a fazer. Essa interação mais pessoal e calorosa permite que soltem spoilers sobre os planos que têm para a cerimônia.
  • Sessão de fotos: realizem uma sessão de fotos como casal e usem essas imagens para alardear o mundo! As fotos podem ser compartilhadas nas redes sociais, enviadas por e-mail com o "Save the Date" ou usadas para montar o site do casamento. Mais legal ainda se nesta oportunidade reeditarem registros que fizeram no início do relacionamento, mostrando assim que continuam firmes e fortes no propósito de permaneceram juntos mesmo depois de tanto tempo.

casar no religioso depois do civil casal olhando-se na porta da capela

Aproveita as promoções! 

O que por na lista de presentes tardia

Uma vez que pessoas que moram juntos por serem casadas no civil resolvam celebrar o encontro de almas com a cerimônia religiosa, significa que elas já têm casa constituída e mobilhada. Assim, a lista de presente será diferente da de um casal de jovens que tenha de montar uma moradia do zero.

Deste modo, sugerimos que os mimos a serem dados ao par de longa data seja constituída por alguns móveis, eletrônicos e eletrodomésticos que eventualmente eles não possuam ainda ou tenham que trocar e por muitas propostas de experiências, como:

  • Viagens: Se os noivos não deram festa no passado, quando assinaram os papéis, significa que, muito provavelmente, eles se dedicaram a resolver as partes burocráticas da relação para fins práticos. Em casos assim, o que vimos é que raramente esse tipo de casal teve a oportunidade de fato de sair em lua de mel. E, se foi feita alguma viagem à época, provavelmente foi para um destino mais perto e humilde do que para o lugar mágico para onde sempre quiseram ir. Botar como presente cotas para pacotes de viagem, hospedagens em hotéis ou pousadas e passeios turísticos é uma forma de chamar os amigos a incentivá-los a não desistirem dos seus sonhos. 
  • Experiências gastronômicas: "Vouchers" para jantares em restaurantes renomados, degustações de vinhos e cursos de culinária, na mesma pegada de fazer com que possam viver momentos mais prazerosos e inesquecíveis a dois.
  • Day spa: após anos de esforços para conseguir comemorar a união com uma bonita cerimônia religiosa, nada mais justo do que o casal seja recompensado com um "dia de princesa", em que terá massagens, tratamentos de beleza e aulas de relaxamento em spas e hotéis. 
  • Aulas e Workshops: Nem só de obrigações é feita a vida, e nem todo curso ou nova formação deve servir apenas para rechear o currículo. Eles devem receber o estímulo necessário para terem e desenvolvam hobbies. Pedir para que as pessoas próximas custeiem algumas aulas de dança, de fotografia e de artesanato são algumas das ideias possíveis dentro desta lógica. Se elas forem cursadas a dois, esse presente ajudará o par a constituir novas memórias únicas e incrementar os interesses em comum.

casar no religioso depois do civil pix

Dito tudo isso, é hora do casal se tranquilizar porque não é preciso pressa. Avaliem com a calma devida as datas disponíveis na Igreja - ou fora dela -, cruzem com as informações que receberem dos fornecedores e avaliem o melhor prazo para custear o que gostariam. Dessa forma, vocês chegarão a uma conclusão de quando será melhor para vocês celebrarem o casamento religioso com o coração leve por tomarem a melhor decisão!