Exames pré-nupciais: saibam quais são e entendam a sua importância
Seja para saber como vão de saúde (especialmente se desejam ter filhos) ou para prevenir-se de qualquer doença que possam passar para o(a) futuro(a) esposo(a), os exames pré-nupciais são importantes. Amar também significa se cuidar.
A vida sexual do casal não precisa ser um tabu, e falar abertamente sobre o tema é o primeiro passo para que os cuidados façam parte da rotina de homens e mulheres. Todos os adultos com a vida sexual ativa podem ter chances de terem contraído ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e é importante que tanto você quanto o seu parceiro ou parceira estejam conscientes sobre a sua saúde antes de embarcar em uma nova etapa da vida de casal.
Hoje em dia esse é o objetivo principal dos exames pré-nupciais, mas não é o único. Eles também servem para que casais que desejam ter filhos comecem a analisar as suas possibilidades desde uma perspectiva médica de saúde reprodutiva. Saibam mais sobre os exames para agendá-los sem receio.
Pode interessar:
Histórico familiar e origem dos exames
Os exames pré-nupciais surgiram como uma forma de preparar o casal para a maternidade e a paternidade, por meio um check-up geral nas duas pessoas. Não estranhem caso, na consulta, o médico também pergunte sobre o histórico de saúde da sua família, se há casos de doenças hereditárias, por exemplo. Isso ocorre para que o casal tenha consciência de possíveis enfermidades que podem ser passadas para os filhos.
Os exames também testam a fertilidade do casal, que pode ser um fator delicado para as relações e, por isso, tão importante.
Prevenção: melhor remédio
Um diagnóstico precoce de qualquer doença significa sempre melhores chances de cura e tratamentos completos. Realizar esses testes é uma forma eficaz para excluírem os riscos ou qualquer susto. Além disso, muitas doenças não são facilmente transmitidas, podendo estar incubadas em um dos dois. Assim, quanto antes souberem, mais garantias de que seu par possa não ser infectado. Cuidar da saúde é responsabilidade de todas as partes envolvidas, as duas pessoas que irão subir ao altar devem, juntas, realizar os exames necessários.
-
Exames para o casal:
- HIV, sífilis e HPV
- Sanguíneo geral: anemia, glicemia, colesterol, triglicéridos, tipo sanguíneo, hepatite
- Urina e fezes
-
Exames para o homem:
- Espermograma (todas as idades)
- Exame da próstata (acima de 40 anos)
-
Exames para a mulher:
Exames ginecológicos e de prevenção:
- Colpocitologia
- Ultra-sonografia transvaginal ou Ultra-sonografia Pélvica
- Ultrassom da mama ou mamografia
- Papanicolau
- Colposcopia oncótica
Essa é uma lista geral dos exames que são pedidos. É importante salientar que cada profissional de saúde pode ter uma lista própria de exames pré-nupciais a serem realizados, é o caso do exame de mama, para as mulheres detectarem qualquer doença em um prazo ideal para começarem um tratamento. E podem orientar o casal conforme as necessidades que perceberem.
Muitos casais, especialmente o que vivem juntos, já têm uma rotina de exames bem estabelecida, cuidando da saúde e da saúde sexual com responsabilidade. Ainda assim, essa é uma boa oportunidade para colocar em dia aquelas consultas médicas que vão sendo adiadas. Não é preciso ter pressa, mas abram espaço na agenda para os exames pré-nupciais. E para os casais que ainda não iniciaram a sua vida sexual, os exames são ainda mais importantes, já que os profissionais também podem orientá-los para práticas seguras e todas as dúvidas que podem ter. Cuidar-se também é um gesto de amor.