6 Estilos de mobiliário para a recepção: mesas decoradas com personalidade
O mobiliário escolhido para a recepção ressaltará o estilo da festa, e por isso deve ser selecionado com cuidado. Saibam reconhecer e decidir sobre os móveis mais adequados para o seu casamento.
Seja para exibir o bolo, reunir convidados ou ostentar macarons coloridos, as mesas são bem mais do que simples móveis que compõem a decoração do casamento. Itens funcionais, elas cumprem o papel de pontos de encontro na recepção. Por isso mesmo, elas ajudam a reforçar o tom e tema da ocasião, enquanto expressam o gosto pessoal do casal ao altar. Um bonito estilo de mesa de casamento torna todo o ambiente mais atraente.
Se ainda não estiverem convencidos, lembrem-se de que o uso de peças antigas restauradas consegue reafirmar o clima de uma recepção boho-chic, por exemplo. Assim, para não destoar da proposta de um casamento rústico, talvez seja uma boa evitar mobiliário modernista. Venham conhecer com a gente os estilos mais populares de mesas para o dia C.
1. Clássico
O mobiliário clássico busca referências estéticas do séculos XIX para trás, e é marcado por linhas sinuosas com acabamentos bem trabalhados. É inspirado em estilos como Luís XV e Chippendale, sendo muito valorizado em brechós. Pés majestosos, detalhes florais, tampos em pedra ou madeira laqueada são alguns dos seus diferenciais.
Os detalhes chamam atenção pelo capricho, muitas vezes sendo destacados pelo dourado do revestimento. Tratam-se de móveis que exalam nobreza e tradição, perfeitos para celebrações suntuosas e formais em imóveis históricos ou com inspiração neles.
2. Retrô
Ei você, millennial com saudade dos móveis dos avós: não tenha medo de ser considerada cringe! Abrace a estética retrô, que nunca perdeu o charme e vai bem além das vitrolas e telefones de disco. Assim, invista nos designs que lembram os anos 1970, como mesas de tampo plano sobre os onipresentes pés palito. O mobiliário pode aparecer em tons neutros com madeira ou, para um toque kitsch, em cores básicas bem vivas. São uma excelente opção para casais nostálgicos dispostos a fazer eventos descontraídos.
3. Vintage
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Centrado na reutilização e recondicionamento de peças antigas, o vintage é um meio caminho entre os dois estilos acima. É menos sisudo do que o clássico, mas não necessariamente datado como o retrô. É uma estética versátil, que pode ganhar um tom jovial e divertido em cores vibrantes laqueadas ou o charme da tendência shabby chic com madeiras envelhecidas. Funciona de forma magnífica em cerimônias ao ar livre, na praia ou em contato com a natureza.
4. Rústico
Para casais que buscam uma inspiração campestre para a sua celebração, o mobiliário rústico é a melhor pedida. Nada mais genuíno do que tampos com os veios da árvore à mostra, tábuas enceradas e pés em cortes brutos. Perfeito para trazer ao seu grande dia o caráter acolhedor e pé-no-chão que só existem de verdade no nosso interiorzão. É uma excelente forma de mostrar que o simples também consegue ser fabuloso.
5. Industrial
Uma reinterpretação da estética rústica, o estilo industrial agrega superfícies em materiais naturais como a madeira de demolição com estruturas em metal. Os detalhes em vergalhões, rebites e rodízios dão o tom cru e urbano para a sua cerimônia. São móveis que casam bem com ambientes em concreto e tijolos, especialmente em contraposição com uma decoração em tons quentes.
6. Moderno
Noivas apaixonadas por arquitetura, moda e arte do nosso tempo têm uma grande chance de expressar sua sofisticação no grande dia. O mobiliário moderno, inspirado no movimento artístico notabilizado pela escola de design Bauhaus, tem uma estética clean: sem necessidade de ornamentação, as linhas são retas e os materiais, funcionais e leves como aço, vidro e plástico. A escolha ideal para recepções minimalistas e elegantes em espaços bem iluminados.
É absolutamente inegável o quanto as mesas têm a colaborar na decoração de casamento. Estilosas e bem adornadas, conseguem ditar o tema e o percurso da festa. Alinhe o seu estilo ao da recepção em cada detalhe sobre elas e veja a magia acontecer. Se vovó já dizia “que beleza não põe mesa” é porque nunca viu uma lindeza como a que está para acontecer como no seu grande dia.