5 Estilos diferentes de fotografia: qual combina com o seu dia C?
As fotografias de casamento são uma das recordações mais apreciadas pelos recém-casados. Por isso é muito importante não só escolher um bom profissional como também definir antes o tipo de imagens que vão captar.
As fotos do casamento são lembranças eternas. É uma das partes do C que valerá todo o investimento e dedicação, afinal, se não sair da forma que vocês desejam, não haverá chance de repetir. E essa é a lembrança que irá levá-los de volta a um dos dias mais felizes da jornada a dois de duas pessoas que se amam. É o registro do início de uma nova fase e de uma nova família.
Pensando nisso, o profissional de fotografia contratado deve ser escolhido com cuidado e cautela, pensando em cada detalhe. Há vários estilos de fotografias de casal que podem ser feitas no grande dia. É preciso uma pesquisa prévia para garantir que os estilos dos(as) noivos(as) se adaptem ao do profissional, e separamos 5 estilos para vocês se inspirarem e escolherem o que mais agrada.
1. Tradicional
Visto em muitos casamentos e presente na maioria dos álbuns do enlace, o estilo tradicional de fotografias conta com poses clássicas, onde o fotógrafo instrui o casal e dá várias dicas para que pareçam naturais. Inevitavelmente haverá uma foto com essas características no seu álbum e isso não quer dizer que ele será careta! Vocês podem investir em um ar vintage que ficará incrível, e a verdade é que é importante garantir um registro tradicional para a posteridade.
São fotos onde vocês poderão ver todo o look, fotos onde aparecem dando um beijo romântico e, normalmente, são aquelas que podem ir para um futuro porta-retrato da família. Nesse grupo de imagens também entram as fotografias com os familiares e amigos, mais posadas, ou durante a festa, no momento que vocês fazem o brinde, por exemplo.
2. Fotojornalismo
Nesse estilo o fotógrafo não interfere nas imagens que produz. É uma forma mais natural de fazer o registro, onde as pessoas são capturadas de forma espontânea, como se realmente se tratasse de uma reportagem fotográfica É preciso ter experiência com esse estilo para que a foto não fique tremida ou tumultuada de personagens. Muitas vezes é impressa em preto&branco, o que dá ainda mais charme.
Esse estilo de foto, por prezar pela espontaneidade do momento acima de tudo, não precisa ser o estilo oficial das fotografia do dia C, ele pode estar presente no álbum como o lado B do casamento, onde as expressões mais genuínas irão aparecer, e os farão viajar no tempo, lembrando de cada sorriso e de cada careta captada pelas lentes do fotógrafo.
3. Conceituais
São fotografias que dependem do olhar do fotógrafo, da forma como ele enxerga o mundo e as pessoas. Chamadas muitas vezes de fotos conceituais, pois unem a sensibilidade do profissional que sabe trabalhar ângulos diferentes para captar cenas nem sempre vista por todos, como a dança discreta de um senhor na festa, um momento de intimidade entre o casal visto de um ângulo diferente, ou simplesmente poses inesperadas, com um toque artístico.
O fotógrafo tem licença poética para brincar com a luz, um forte aliado desse esse estilo de foto e, muitas vezes, utiliza poses inesperadas, o que torna essas fotos tão autorais, com a assinatura do profissional e o charme dos protagonistas: vocês!
4. Divertidas
Fotos feitas de forma divertida e que contém uma história do momento. Como aquelas que costumam ser tiradas durante na saída dos noivos até a recepção ou enquanto dançam animados na pista, e nesse caso os convidados normalmente têm protagonismo também, especialmente padrinhos, madrinhas e os pais do casal.
Esse estilo de fotos é produzido principalmente durante o making of da arrumação do casal e ao final do casamento. A regra de ouro é que os noivos e convidados estejam realmente se divertindo, para que as fotos fiquem naturais.
5. Fotografias aéreas
Uma opção que servirá como um belíssimo complemento para o álbum de casamento. Há noivos que escolhem um lugar com uma paisagem perfeita para que as fotos sejam feitas ao ar livre e, se o local dispõe de uma vista que, à distância, pode valorizar o cenário, que tal contratar o serviço de um drone também para captar todo o contexto desde as alturas?
Dicas finais
Uma dica importante ao contratar um profissional é ter referência do trabalho dele e mostrar ao mesmo os estilos de fotos que vocês querem. Numa conversa franca também podem surgir outras opções bem criativas. Cada fotógrafo tem um jeito diferente de trabalhar, e saber um pouco da história do casal pode fazer a diferença. Observem também antes de fechar o contrato se, para a cerimônia, haverá mais de um fotógrafo na equipe. Essa questão é primordial, pois nem sempre somente um profissional consegue captar todos os detalhes.
Vale ressaltar que não há certo ou errado, o ideal é encontrar um bom profissional que saiba trabalhar com o estilo de fotografia de casamento que o casal tenha mais afinidade. Para que o resultado seja impecável, vocês podem combinar esses diferentes tipos de fotos. Assim como a pista de dança contará com muitos ritmos, o seu álbum também pode ter vários estilos de imagem.