12 Erros que o noivo pode cometer na hora de se vestir (e como evitá-los!)
Estar com o traje correto e alinhado com o estilo e o local da cerimônia, e não fazer extravagâncias visuais antes do grande dia para não haver arrependimento são alguns dos motivos para os noivos ficarem atentos. Confiram!
Cada item da lista de organização do enlace tem um objetivo: tornar o dia inesquecível tanto para o casal quanto para seus amigos e familiares. Prestar atenção nos detalhes das lembrancinhas de casamento, por exemplo, é importante para que o casal possa ser lembrado da melhor forma pelas pessoas que receberam o convite de casamento e celebraram o amor do par durante a festa, e tudo segue esse próposito.
O traje do noivo faz toda a diferença na beleza e no conforto daquele que o veste, mas também deixa tudo mais harmônico durante a cerimônia e a recepção. Por isso, selecionamos alguns erros ou equívocos que podem ser evitados para que o objetivo de estar impecável seja alcançado com sucesso.
1. Não observar o tamanho do paletó
O paletó ou o blazer devem que ter o tamanho certo para cada noivo, observando a costura nos ombros e a altura da sua cintura. O modelo slim é mais justo no corpo, o que faz com que pareça que o traje foi feito para você, à primeira vista.
2. Fechar todos os botões
Segundo as regras de etiqueta masculina, o último botão do paletó deve ficar aberto, um sinal de requinte e educação, e que ainda traz comodidade para caminhar e sentar-se.
3. Colarinho muito apertado ou aberto demais
O colarinho da camisa deve ter um dedo de folga do pescoço no máximo. Assim, fica mais elegante e confortável.
4. A manga da camisa muito comprida ou muito curta
A manga pode aparecer em torno de um centímetro por debaixo do paletó. Deixar a manga sobrando pode parece um sinal de desleixo, ou que a camisa não está de acordo com as medidas do braço. E o mesmo vale para uma manga curta demais.
5. Barra da calça mal feita
A barra fica um dedo acima do salto do sapato, para não se arrastar ou parecer muito curta. A exceção está em uniões na praia, com uma decoração de casamento rústico, em que o noivo pode dobrar a barra da calça por conta da areia e do mar ou até usar bermuda se for o estilo e se a cerimônia tiver um ar mais descontraído.
6. Usar meias brancas
A etiqueta dita que as meias devem combinar com a cor da calça. Existem exceções, já que alguns noivos gostam de meias coloridas ou até com desenhos engraçados. Se esse for o caso, é preciso harmonizar o seu look, mas a meia completamente branca para um casamento tradicional está fora de questão.
7. Gravatas grandes
Este acessório não pode ultrapassar a altura do cinto. Veja com cuidado qual estilo do casamento para definir o estilo da gravata.
8. Usar smoking na praia ou no campo
Se o traje é black-tie, o smoking é a opção. O fraque e o meio-fraque também combinam com a decorações do casamento simples e elegantes em grandes salões na cidade à noite, com exceção do smoking summer, terno branco que fica melhor de dia. Para a praia ou para o campo o melhor investimento é um traje de cor clara, em tons pastéis, e até se permite toque mais moderninhos, como blazers e gravatas borboletas mais coloridas.
9. Trajes descontraídos em cerimônias formais
Verificar o código de vestimenta do estilo do casamento e do local é sempre a melhor forma de saber o que deve ou não usar, levando em conta o próprio estilo.
10. Demorar para encomendar o traje
É bom levar em consideração que o traje masculino é composto por três ou mais peças de roupa e isso despende de tempo de confecção se você for comprar um conjunto sob medida ou até mesmo se for alugar para que sejam feitos os ajustes necessários. A indicação é a mesma para as mulheres, que devem fazer várias provas do modelo de vestido de noiva antes do grande dia.
11. Fazer mudanças radicais
Pintar os cabelos ou fazer um corte que foge do costume dias antes do casamento pode causar arrependimento depois porque as fotos serão eternizadas. Mudar o visual é sempre válido, mas observe se a mudança não será radical demais. Isso depende de cada noivo, claro, mas é importante ter em mente que no seu enlace você deve se sentir bem como é, com o seu estilo próprio.
12. Procedimentos de beleza dias antes
Fazer um tratamento na pele que pode causar vermelhidão ou algum procedimento estético que demore para cicatrizar e normalizar antes do casamento pode não ser uma boa ideia. Sugerimos que pense no que quer e precisa fazer para que tome as providências com, no mínimo, seis meses de antecedência.
É recomendado sempre conversar com o seu par para que o traje esteja em harmonia com o vestido de noiva ou com o outro traje do noivo, no caso de enlaces homoafetivos. A mesma sintonia que vocês têm na relação deve estar no visível nas roupas que usam para dizer "sim". E quando forem tirar fotos, dançar as músicas do casamento e celebrar em grande estilo com os entes queridos se sentirão tão confortáveis quanto elegantes. E acima de tudo, que vocês estejam felizes!