E quando os filhos não aprovam o casamento?
Quando o assunto são filhos, todo cuidado é pouco. Se você se encontra com problemas com os filhos de seu parceiro(a) e está perdendo o sono por isso, separamos algumas dicas para que enfrentem as situações complicadas da melhor maneira possível.
Muitas vezes um enlace engloba mais questões do que apenas decisões ligadas à decoração de casamento ou à busca pelo traje do noivo e vestido de noiva perfeitos. Quando o assunto chega aos filhos de outros casamentos, todo cuidado e cautela são necessários para um bom relacionamento com a nova família que irão formar. Ainda que a relação entre vocês seja difícil antes mesmo de enviados os modelos de convites de casamento, nem tudo está perdido. Basta apenas um pouco de paciência e o uso de algumas técnicas para que os filhos te aceitem como novo membro da família. Se você passa por essa situação, anote nossas dicas e acabe de uma vez por todas com conflitos, com simples mudanças na relação.
Não tente ocupar o papel de pai/mãe
A primeira e essencial dica é não tentar ocupar um papel que, pelo menos neste momento, não lhe cabe. Na maioria das vezes, a reprovação dos filhos dos parceiros vem exatamente por esse motivo, o medo de ter uma pessoa de fora tomando o lugar daquele que um dia fez parte dessa família ao lado do seu parceiro. Deixe claro que você está ali para ajudar e para tudo que for necessário, mas que não pretende se tornar a nova mãe ou pai deles. Isso não quer dizer que deve ignorá-los ou deixar que passem despercebidos, mas delimitar bem que sua relação é diferente com eles. Às vezes, basta uma simples conversa para esclarecer esta confusão e deixá-los tranquilo sobre a questão, e então podem partir juntos para os preparativos do grande dia e quem sabe até se divertirem com a escolha das lembrancinhas de casamento diferentes.
Controle o ciúme
Sim, a (o) ex de seu parceiro (a) sempre estará presente na sua vida e você deve lidar bem com isso. Demonstrar o seu ciúme na frente de seus filhos só te trará problemas, pois nenhum filho aceita a desaprovação de seus pais. Guarde para você esse sentimento e, quando for o caso, divida apenas com seu parceiro(a) o que desaprova em certas situações, mas nunca deixe transparecer aos filhos, muito menos desabafe com eles esse sentimento tão delicados. Lembre-se de que sua relação com eles nada tem a ver com a dos pais, por isso não misture sentimentos. Dê toda a liberdade para que os pais possam ter o contato possível com seus filhos, ainda que estejam em sua casa. Quando o ciúme bater, mude o pensamento para o seu buquê de flores do campo que levará no grande dia ou seu terno de noivo e reúna energias para o que realmente importa.
Qual a linha de educação
Como deve saber, nunca existirá uma família igual a outra. Pode ser que vocês compartam valores e princípios, mas a forma como isso é passado para os filhos e a maneira de educá-los pode ser de infinitas formas. Por isso, você deve saber qual a linha adotada pelos pais, já que adotar uma outra forma de tratar com seus filhos pode gerar reprovação por eles mesmos, por não entenderem sua forma de agir ou pensar em certas situações. Antes mesmo de decidirem o local do evento ou qual será a música para entrada do casamento, discutam esse tema e saberão como agir com as crianças nas situações difíceis, sempre compartilhando o companheirismo, da mesma forma que fizeram no momento da decisão do texto para o convite do casamento, romântico e cheio de significados.
Algumas vezes as situações podem se complicar e você pode chegar a pensar que não há solução. Mas, como tudo na vida, basta uma pitada de paciência para encontrar a melhor maneira de agir em momentos difíceis. O importante é não deixar que essas questões tomem toda a cabeça, e guardar momentos para definir o estilo dos convites de casamento e aproveitar os momentos gostosos dessa trajetória, como a prova dos bolos de casamento.