Do lilás ao violeta: os diversos tons de roxo em 35 looks para convidadas
Com tonalidades que podem se adaptar aos mais diversos tons de pele e estilos de evento, o roxo pode ser ideal para você. Saiba como usar essa cor que é sinônimo de nobreza e de espiritualidade para arrasar em um casamento.
A força da simbologia do roxo é inegável. É a cor escolhida para representar a magia, a teologia e o feminismo não à toa. Ela evoca o poder, a sobriedade e a criatividade, sendo por isso também associada à realeza, à nobreza, à riqueza e à espiritualidade. Em resumo, trata-se de uma cor que traz uma essência de força a quem a usa. Esta é a razão para ser tão procurada nas roupas para convidadas de casamento. Do lilás ao violeta, há sempre um tom apropriado para os vestidos de festa segundo a pele, o contexto e o cenário da celebração.
Todas as estações
No verão e na primavera, os trajes na paleta dos roxos claros são os mais indicados. A maior incidência de calor e de luminosidade inspiram o uso das versões mais suaves. Algo especialmente apropriado para as comemorações matutinas e vespertinas, sobretudo quando realizadas ao ar livre.
Já no outono e no inverno, a lógica se inverte e a gama mais saturada ganha espaço, sendo os tons fechados bem-vindos nos enlaces noturnos em ambientes fechados. E essas não são as únicas dicas para quem pretende usar roxo num casamento.
Combinações em família
Se ainda está em dúvida sobre qual gradação pretende usar, saiba que nada a impede de combinar um lilás ou lavanda com um ameixa, por exemplo. Brincar com o espectro irá construir um visual marcante, sobretudo se presente numa estampa floral ou geométrica. Essa construção também pode ser feita através dos acessórios. Sapatos, xale, brincos, colar e pulseira são exemplos de alguns que podem seguir essa proposta. No entanto, procure dosar para não usar todos eles em roxo ao mesmo tempo, sob o risco de ter um resultado monótono.
Cores afins
Outra forma de evidenciar a escolha da cor é promover contraste. O cinza, o amarelo e o dourado são as melhores opções neste sentido. Basicamente, um acentua o outro e tudo parece ganhar ainda mais destaque. Mas essas não são as únicas soluções possíveis: dependendo dos tons do roxo, combiná-los com o azul e o ciano agregará muito ao visual. Lembre-se do pavão e da beleza que suas penas mescladas com essas cores produzem. Sucesso garantido.
Teste na pele
A máxima da contraposição vale da mesma forma quando pensamos em cada tonalidade de pele. Pessoas brancas muito claras devem investir em vestidos para festa que não as dê um aspecto abatido, enquanto as negras retintas ficam lindas nas cores com maior incidência de branco. Tudo deve ser calculado e experimentado na prática, não cabendo essa avaliação ficar restrita ao que se vê no cabide.
Tons quentes
De cara, quando pensamos em roxo, idealizamos suas nuances mais frias. Mas a tonalidade malva é uma prova de que as mais rosadas também têm o seu valor. Elas vestem bem e são uma interpretação mais romântica da cor. O resultado disto é um look que tende a ser interpretado como mais feminino e sonhador.
Charme extra
Já pensou em escolher algum vestido de festa longo repleto de brilho? Este é outro recurso que agrega um charme a mais às vestes. Todo o poder e impacto da roupa acaba sendo potencializado pela escolha de um tecido cintilante ou dos apliques resplandecentes, transformando o visual da convidada para casamento equiparável à visão de uma joia preciosa. Não se intimide e teste a ideia. Penas e plumas conseguem, por sua vez, um visual glamouroso digno de uma estrela de cinema e devem ser consideradas igualmente.
A convidada que escolhe o roxo para o vestido de festa definitivamente sabe a que veio. Ela deseja nobreza e poder e deixa isso bem claro na roupa para casamento, pois ela própria é sinônimo de força, requinte e profundidade.