A importância de dizer "eu te amo"
Parafraseando trecho da música de Marisa Monte, "deixa eu dizer que te amo, deixa eu pensar em você, isso me acalma, me acolhe a alma, isso me ajuda a viver". Dizer o que sente ao seu par provoca respostas poderosas que devem cultivar, sempre!
Você já pensou sobre a importância de dizer “eu te amo” hoje? Essas três palavrinhas são as mais estimulantes, acolhedoras e gratificantes que se pode oferecer a alguém, sobretudo ao seu par. Pouco importa em que idioma se irá declará-las. Seja em português, inglês, francês, espanhol, alemão ou em qualquer outra língua, elas provocam um impacto profundo sobre quem as recebe.
Mas atenção: só vale dizer te amo se estiver realmente apaixonado ou apaixonada pela outra pessoa. Caso o contrário, está se assumindo o grande risco de magoar ou iludir a outra parte, o que ninguém quer. Quem ama anseia por ouvir essa frase tanto quanto por verbalizá-las. E quando o vínculo que os une é forte, a frase ainda pode servir de senha para dar o próximo passo no relacionamento. Afinal, os pombinhos já pensam em casamento? Entender o poder de declarar a sua paixão ajuda a compreender o estágio em que estão e as vontades que podem estar ocultas até então.
Inscreva-se no Casamentos.com.br
PS: Eu te amo
Ao trocar uma declaração de amor, a fé entre vocês é renovada e o casal se sente fortalecido. É como se todo o estresse, quase que instantaneamente, desaparecesse. Não há satisfação maior! Esse é o primeiro motivo para se declarar sempre que possível. Logo, se você sente isso profundamente em seu coração, saiba que repetir isso faz bem para ambos. Simplesmente não há razão para ter receio em dizer em alto e bom som. O significado do “eu te amo” é claro, traz conforto e dispensa explicações.
I love you
Falar eu te amo toda hora provoca estímulos realmente positivos no casal, inclusive “químicos”. Isto porque, cada vez que se diz, o cérebro libera endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade. Outro efeito de quando estamos apaixonados e nos relacionando com quem dá mais cor a nossa vida é a produção da dopamina. Pesquisas comprovam que amar faz com que a quantidade desse hormônio aumente até 7 mil vezes no nosso corpo. E, para quem não sabe, isso gera a melhora o humor e traz a sensação de prazer, de aconchego e de entusiasmo, ainda que os envolvidos estejam enfrentando tempos difíceis.
Je t'aime
Os benefícios não param por aí. Quando amamos e expressamos isso, os níveis de cortisol são reduzidos no organismo. Sendo ele quem regula o estresse, quanto menor ele for, maior será a sensação de bem-estar. Afinal, quando o corpo relaxa, não há a necessidade de entrarmos em estado de alerta e, consequentemente, não o produzimos tanto. Portanto, dizer “te amo” também colabora para nos tornar mais calmos e estáveis emocionalmente. Uma arma e tanto num mundo cheio de incertezas, não é mesmo?
Pode interessar:
Te quiero
Externalizar em palavras aquilo que se sente significa ser fiel aos próprios sentimentos. Expressá-los é sinal de coragem e vulnerabilidade, fazendo com que o casal se sinta mais próximo por isso. Ao dizer “te amo”, aquele que escuta e recebe essas palavras se torna cúmplice na missão de resguardar esse sentimento. Ou seja, é a renovação do laço profundo entre os dois.
Sabendo-se que cumplicidade é um ingrediente fundamental na construção de um relacionamento sólido, a frase mostra que o casal está disposto a enfrentar qualquer obstáculo para viver esse amor. Além disso, ele vem acompanhado da confiança e o do compromisso com o companheirismo. Neste caminho a dois, ambos são responsáveis pela história que estão construindo e protagonizando.
Ich liebe dich
Sendo o significado do “eu te amo” cristalino, ele deixa o seu parceiro ou sua parceira mais confiante. Mas vai, além disso, fazendo com que você se sinta mais atraente, como nos confidência a ciência. Já existem estudos que comprovam que estar apaixonado faz o nosso corpo aumentar os níveis de estrogênio, sendo ele o hormônio sexual feminino. Desta forma, se parecemos radiantes e protegidas por uma espécie de camada de autoestima, não é à toa. O panorama colabora para que a sensualidade e sexualidade fique “lá em cima”, dando a sensação de que somos verdadeiros musos ou musas em meio aos mortais. Em resumo, exalamos confiança, como se estivesse recebido o melhor elogio de nossas vidas.
Um ato de coragem
O poeta e escritor Ferreira Gullar (1930–2016) dizia que o amor é um sentimento radical e, por isso, falar dele é difícil. Mas sendo a vida tão breve, tão complexa e, às vezes, com tantos obstáculos, dizer te amo pode descomplicar a nossa perspectiva sobre o futuro. Já pensou nisso? Ainda que sim, sabemos que não é tão simples declarar tais palavras. Logo, a quantidade de vezes em que forem ditas também produz impacto. Conseguir dizer “eu te amo” é se entregar à potência das palavras, fazendo com que os seus dias sejam mais leves e espirituosos.
Feitas tais observações, fica a vontade de dizer “eu te amo”, não é mesmo? Ou você é do time que ainda tem receio? Apenas deixe se levar e experimente esta poderosa arma transformadora que é ouvir os próprios sentimentos. Fazer isto ainda aliviará os momentos de estresse ou desânimo de tal forma que aconselhamos fortemente que o pratique com frequência. Tenha em mente que o amor atinge o seu ápice quando ele é compartilhado, e ter a pessoa que amamos ao lado torna qualquer fardo ou adversidade mais leve.