Daminhas e floristas: entenda as diferenças entre suas funções no casamento
O ponto alto da fofura nas cerimônias de casamento normalmente ocorre quando a florista e a daminha de honra estão a caminho do altar. Normalmente são crianças, e elas enchem o cortejo de ternura. Mas, vocês sabem as diferenças entre essas funções?
Há elementos do casamento que dependem do próprio gosto do casal, e são mais intuitivos, como os trajes e as flores. Enquanto outros, como escolher as pessoas que vão desempenhar papéis importantes na cerimônia, precisam de uma pequena investigação, para entender os significados e possíveis protocolos. Uma dessas decisões envolve as daminhas e as floristas. Elas também recebem um convite especial do casal, bem como os padrinhos e madrinhas, porque têm funções no decorrer do enlace.
A tradição, que surgiu na Idade Média, começou com a superstição de que as floristas e daminhas afastavam a má sorte, abrindo o caminho do casal. Mas não quer dizer que seja obrigatório. Vocês podem ter ou não ter damas de honra e floristas ou escolher apenas uma delas. Vejam as diferenças e as funções das daminhas e das floristas com detalhes!
Daminhas de honra, significado
A dúvida sobre o que faz uma dama de honra no casamento é comum, porque, no Brasil, esse “posto” às vezes é confundido com o das madrinhas, que também podem ser chamadas de madrinha de honra. As damas de honra ou, como são carinhosamente chamadas, as daminhas, são as meninas que entram na hora das alianças. Elas carregam o par de joias para entregar ao celebrante no altar ou acompanham o pajem. Em alguns casos, os casais optam por apenas o pajem ter essa função. Tudo fica a critério do casal.
-
Idade
Não há regra. A função de levar as alianças foi ampliada com o passar do tempo, para que pudesse atender aos diversos casais e suas preferências. Geralmente, são crianças de cinco a 12 anos, mas, em alguns casos, podemos ver avós e amigas especiais. Alguns casais treinam até o cachorro para essa missão! E é uma fofura.
Saiba mais: O que é preciso saber para escolher damas de honra adultas
-
Quantidade
De uma a duas: essas são as quantidades mais comuns para ficar harmonioso nos registros fotográficos do momento e nas fotos com o casal. Se tiver o pajem, pode ser uma dama de honra acompanhante.
-
Vestido da daminha de honra
Se terão floristas e daminhas de honra, os vestidos podem ser iguais ou diferentes, mas harmoniosos entre si. As daminhas que são crianças vão, normalmente, de modelos brancos de saia princesa, com algum detalhe parecido com o da noiva. Já as damas, que são mulheres adultas, podem se vestir com o estilo das madrinhas de casamento, ou um vestido de festa especialmente escolhido pela noiva, e que esteja em harmonia com o estilo do casamento.
Já escolheu o vestido da daminha e da florista?
Florista de casamento
Muitos confundem os termos e chamam as floristas de damas de honra, mas estamos aqui para esclarecer as dúvidas e ajudar nessa decisão. As floristas são aquelas meninas que entram antes da protagonista, e são chamadas assim porque carregam cestinhas com pétalas de flores, que vão jogando no caminho da noiva até o altar. Esse é um ritual que prepara a passagem da noiva até o encontro do seu amor. Com o tempo, as cestinhas também ganharam alguns “companheiros”, como os minibuquês ou as plaquinhas/balões, com frases como “Lá vem a noiva!” ou “Ela está linda!”. Ou seja, elas sinalizam que a última pessoa a entrar na cerimônia está prestes a chegar.
-
Idade
Geralmente, as meninas convidadas para serem as floristas têm em média de cinco a 12 anos, sendo que há a preferência por crianças entre seis e oito anos. Recomenda-se explicar e ensaiar antes para que tudo ocorra como o planejado e para que elas saibam o porquê estão ali e o que estão fazendo.
-
Quantidade
Tudo depende do número crianças que vocês conheçam e que podem convidar, seja da família ou do grupo de amigos. Não há uma regra para a quantidade, podem contar com apenas uma florista ou, geralmente, duas ou três. Com esses números, elas podem entrar em par ou uma na frente com duas atrás, por exemplo. O mais comum é uma florista por enlace.
-
Vestido da florista
Os vestidos podem ser tanto coloridos, com os tons da paleta do casamento, como brancos, como o vestido de noiva. Não existe um protocolo para o vestido ou para o penteado para a florista do casamento. Mas um elemento é fundamental para a composição do visual dessas participantes: a clássica cesta da florista de casamento, onde estarão as pétalas,, que torna todo o look mais lírico, com um toque campestre, inclusive.
Considerem o grau de intimidade para escolher a florista e/ou dama de honra para o grande dia. Isso é importante na decisão, já que, quanto maior o laço, mais significativo será o momento da entrada. As pessoas eleitas ficam muito orgulhosas e felizes quando recebem esse convite para participar desse momento tão único na vida de vocês. Elas também estarão sob holofotes porque ninguém resiste à sua entrada triunfal. Lembrem-se ainda de selecionar músicas diferentes para os cortejos, as canções ajudam a identificar cada uma das funções.
Pode interessar: