Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!
Se já marcou seu casório e começou a sonhar com o vestido para o grande dia, aproveite para conhecer nosso Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!
A escolha do vestido de noiva deve abordar algumas questões como sua personalidade, biotipo, estação do ano, estilo e horário do casamento. Mas, além disso, que tal ir um pouco mais a fundo para conhecer o que há de melhor em termos de opções e funcionalidades dos tecidos? São diversas possibilidades que implicam diretamente no corte, caimento, textura e volume da peça, transformando e dando vida ao design tão sonhado. Esta deve ser uma decisão cuidadosa e muito bem pensada, por isso, não deixe de conferir nosso Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!
Índice de conteúdo
1. Organza
Tecido transparente, delicado e com trama simples, que confere um caimento leve e esvoaçante ao vestido. A organza também é conhecida por ser levemente estruturada, sendo indicada para compor detalhes, volumes e sobreposições, fornecendo um aspecto elegante e diferenciado à peça.
2. Cetim de seda
Tecido que emana brilho, glamour, com um delicioso toque acetinado, de visual nobre e caimento leve. Geralmente utilizado em vestidos com modelagem que adere e valoriza a silhueta, como os modelos sereia, ou participando de saias que demonstram sua incrível fluidez.
3. Cetim Duchese
Este é um tipo de cetim com caimento bem estruturado, de aparência delicada e toque acetinado. Pode ser utilizando tanto em criações sofisticadas quanto em modelos mais simples, sem aplicação de bordados ou pedrarias. É uma ótima aposta para vestidos justos ou para criar saias de aspecto levemente volumoso.
As melhores promoções para noiva
4. Renda Chantilly
De origem francesa, especificamente da região de Chantilly, esta renda é fina, delicada e transparente, costuma oferecer padronagens repletas de flores e galhos, e acabou por se tornar a preferida entre noivas clássicas e românticas. Costuma participar da produção de vestidos leves e delicados, se tornando um verdadeiro curinga, pois pode ser utilizada em modelos de diversos estilos.
---------- Encontre - entre 128 modelos de vestido de renda - o seu look para o Dia C!
5. Renda Soutache
Recebeu esta nomenclatura porque possui um cordão que contorna os desenhos proporcionando um aspecto de profundidade aos florais, se tornando um tecido pesado, ideal para vestidos mais justos e estruturados ou surgindo aplicada sobre tecidos de maior leveza. É comumente utilizada por noivas clássicas que desejam assegurar um toque todo especial ao modelo.
Descubra quais são as tendências de casamento
Pode interessar:
- Os 100 vestidos favoritos das noivas: seleção 2024 de Casamentos.com.br
- Os 7 vestidos de noiva mais caros da história!
6. Guipure
Renda com desenhos em relevo que apresentam motivos florais e arabescos, de aspecto mais encorpado e origem francesa, é considerada a mais nobre das rendas. Noivas que desejam um vestido diferenciado, que apresente aplicações em locais estratégicos, costumam apostar na beleza e ousadia do guipure.
7. Tule
O tule é um tecido que se tornou um verdadeiro clássico na roda da alta costura, pois imprime uma estética que remete à leveza e ousadia, conforme o modo de sua aplicação. Nos vestidos de noiva surge compondo saias, detalhes e peças com volumes e sobreposições, podendo ou não receber forrações. Vale lembrar que este tecido pode ser encontrado em composições de seda, nylon e até mesmo de algodão.
- Se apaixone pelos vestidos de noiva com tattoo lace
8. Tule point d’esprit
Este tule possui um caimento bem próximo ao tule francês, porém, se difere do mesmo por apresentar desenhos e até mesmos estampas, poás ou bordados. Se tornou uma das melhores opções para a confecção de sobreposições, decotes e mangas, proporcionando elegância e um ar diferenciado ao vestido.
9. Musseline de seda
Tecido perfeito para quem deseja utilizar um vestido mais leve, que apresente uma transparência sofisticada e caimento impecável. Costuma compor peças de aparência romântica e fluida, mas também pode ser usado em sobreposições. Ideal para a confecção de modelos para casamentos diurnos e ao ar livre.
10. Zibeline
Tecido de seda que apresenta uma superfície sarjada e com um leve brilho, proporcionando à peça um aspecto nobre, porém delicado. Seu caimento estruturado permite a confecção de vestidos que favorecem a silhueta e possibilita a criação de saias com pregas e dobraduras bem marcadas.
11. Gazar de seda
Tecido de seda com um toque empapelado e caimento leve, se tornando ideal para a confecção de detalhes e recortes, além de participar de volumes e delicadas sobreposições. Apresenta uma belíssima face acetinada e brilho suave, conferindo um efeito sofisticado e elegante ao vestido.
12. Tafetá
O tafetá oferece um toque suave e caimento estruturado, porém, maleável. Sua superfície levemente acetinada, garante um aspecto diferenciado a modelos que pedem saias longas ou volumosas, gerando um efeito impressionante, próprio para noivas que almejam um visual requintado e glamouroso.
13. Chiffon
Este tecido pode ser encontrado em composições de seda, poliamida ou poliéster, apresentando uma suave transparência e textura levemente crespa. De toque macio e caimento gracioso, costuma ser utilizado na confecção de vestidos amplos e soltos, além de participar da composição de volumes ou surgir em sobreposições.
14. Crepe
De aspecto opaco, o crepe oferece uma superfície creponada e toque áspero. Seu caimento é levemente estruturado, o que o torna o tecido perfeito para a confecção de vestidos singelos, com design minimalista, onde são aplicados detalhes em renda para dar aquele ar romântico ao look.
15. Mikado
É um tipo de seda natural e de maior espessura, mais pesada do que a maioria dos tecidos, se tornou a queridinha de marcas e estilistas famosos. Este tecido se tornou um dos mais utilizados em peças que necessitam de maior volume e apresenta uma grande vantagem em relação aos demais, pois não amassa com facilidade.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva, escolha o que possua um caimento que esteja segundo o modelo que você elegeu. Na dúvida, converse com seu estilista para que ele possa indicar as melhores possibilidades.
Leia também: