Dicionário de mangas para vestidos de noiva
No momento em que se envolver com a procura do seu look noiva, vai ouvir nomes usados por estilistas que talvez não conheça. Provavelmente o nome dos decotes e das saias sejam familiares, mas e o nome correto dos tipos de mangas? Te ensinaremos tudo.
Seja por gosto pessoal, para disfarçar algo que lhe incomoda nos braços ou mesmo pela estação climática, várias mulheres fazem questão de incluí-las no vestido de noiva. Com vários tipos de recortes, as mangas estiveram presentes na maioria das coleções de moda nupcial para 2018 e, podem ter certeza, não faltam opções bárbaras. Uma tendência forte para as temporadas deste ano foi o uso de mangas em várias versões. De tule, renda, tattoo lace ou releituras de mangas do passado em looks bem atuais. Por isso, hoje te mostramos todos os tipos para você ficar antenada também com esse detalhe. Assim como foi interessante saber o nome certo de algumas flores para casamento antes de selecionar as ideiais ou a nomenclatura exata dos saltos dos sapatos de noiva, hoje vamos falar sobre mangas.
Manga Curta
A manga curta incia no ombro e vai até o cotovelo, é muito usual nos modelos de vestidos de noiva de casamentos que acontecem em estações mais quentes, como verão e primavera, e combina perfeitamente com enlaces ao ar livre. Ideal também para a mulher que deseja esconder aquela gordurinha indesejada.
Manga ¾ ou francesa
Esta manga vai do ombro até um ou dois dedos abaixo do cotovelo. Foi Coco Chanel que a introduziu nos armários das mulheres por volta dos anos 40. Perfeita para meia estação e ideal para trazer um charme especial aos vestidos de noivas simples.
Manga Longa
Esta manga vai do ombro até o pulso, cobrindo todo o braço. Muito comum ser utilizada em todas as estações do ano, no verão há opções com renda ou tule, e para o clima frio pode-se incluir um forro ou escolher tecidos que tenham a trama mais fechada. A manga longa voltou com tudo sendo tendência para 2018. Encontramos muitas alternativas com este modelo de manga em vestidos de noiva sereia.
Manga boca de sino
Justa do ombro até ao cotovelo e alarga até ao pulso como a forma de um sino. Umas são mais largas que outras, mas isso depende do gosto pessoal e do tecido usado. Bem explorada por diversos designers nas últimas coleções. É a manga perfeita para realçar um look vintage, para ser usada, por exemplo, em uma cerimônia com decoração de casamento simples e elegante.
Manga Japonesa
Esse tipo de manga é pequena e arredondada que cobre apenas o ombro e a parte superior do braço. Indicado para as noivas que tem o braço fino, e normalmente são encontradas em deslumbrantes vestidos de noiva tomara que caia.
Manga Morcego
Cortada como extensão do corpete de um vestido, blusa ou casaco, essa manga não tem recorte no ombro, deixando a cava profunda e larga, o que lembra as asas de um morcego. Muito usada nas nos anos 1970, ainda hoje é adorada por estilistas do mundo todo e combina perfeitamente com um enlace estilo boho-chic, com direito a uma bela decoração de casamento rústica.
Manga Cava ou Copinho
Um tipo de manga curta que começa nos ombros e afina até chegar embaixo do braço, traz para a noiva a sensação de que não está usando uma, e para quem a vê realmente parece um copinho que "abraça" os ombros da noiva. Ideal para mulheres de braços magros, costas e ombros estreitos.
Manga Raglã
Muito parecida com a manga cava, com a diferença de que se une ao vestido com uma costura que forma um ângulo, desde o início do ombro até à axila. Esta ao contrário da manga cava é ideal para a mulher que tem costas largas.
Manga Borboleta
Curta e esvoaçante, cobre somente o ombro, formando leves ondas. É perfeita para para noivas que têm as costas e os ombros mais estreitos, e é recomendável para aquelas que têm braços mais grossos, já que trazem equilíbrio ao visual. Em casamentos em sítios e lugares cercados pela natureza, é a manga ideal e, para finalizar o look, só faltaria mesmo um buquê de flores do campo.
Manga Poeta
Muito românticas, são mangas compridas e largas que partem do ombro e vão até ao pulso, onde ficam mais apertadas. Expressam um toque medieval, opção adequada para um penteado solto para casamento, ou modelos trançados e mais descontraídos. Prefira os tecidos esvoaçantes para a manga ter movimento quando caminhar. Outra manga semelhante à "poeta" "é chamada "presunto", muito usada no século XX. Ela tem um grande volume que vai do ombro ao cotovelo e ajusta-se do cotovelo ao punho, formando o contorno do presunto com osso. Foi forte tendência na semana de moda em Paris e vem com tudo com releituras para a primavera e verão.
Se ficou na dúvida entre tantas mangas maravilhosas, a dica é que a escolha seja sempre de acordo com sua personalidade e o estilo de decoração de casamento que optou, além de saber se o tipo de manga realmente harmoniza com o modelo do vestido. Inspire-se com as coleções que apresentamos na nossa página e crie o modelo dos seus sonhos. Lembre-se sempre de seguir seus gostos pessoais e se quiser usar desde uma coroa de flores a um maravilhoso sapato de noiva colorido, aposte firme em seus desejos nesse dia tão seu.