Hábitos e segredos diários de um casal feliz: para investir sem medo!
Quanto custa dar aquele beijo caprichado antes de sair para trabalhar? Nada! Pois bem! Este é só um exemplo de gestos simples que podem fazer maravilhas por um casal. No artigo, revelamos mais de 10 segredos de um casal feliz!
Dizem que o amor é construído no dia a dia, através do respeito e da cumplicidade. Mas, na prática, do que realmente precisamos para conquistarmos o tão sonhado status de casal feliz? Complexidades à parte, a gente entrega abaixo.
Índice de conteúdo
Qual é o segredo para um relacionamento feliz?
Uma dica infalível para um relacionamento feliz é uma relação baseada no respeito, na honestidade, na cumplicidade mutua e claro, no amor recíproco.
O que faz um relacionamento ser feliz?
Manter um bom diálogo e poder falar sobre todos os assuntos sem medo, ter humor para enfrentar os problemas da vida a dois, cuidar dos detalhes da relação para não deixar a chama se apagar, declarar o seu amor sempre que for possível e necessário, fazer o amor da sua vida se sentir especialmente incrível.
Hábitos que todo casal feliz deve ter em mente
E de preferência, TODOS OS DIAS! Vamos juntos?
1. Casal feliz vai para a cama junto
Um pode ir dormir, o outro ler, mas segundo o psiquiatra e pesquisador Mark Goulston, um casal feliz dificilmente vai dormir em horários diferentes. Segundo ele, casais felizes “vão para cama no mesmo horário, o que faz toda a diferença na qualidade do sono e na vida sexual”.
Faz sentido, certo? Afinal, não é todo mundo que levaria numa boa ser despertado de um sono profundo para aquele bate-papo que deveriam ter tido ao longo do dia ou mesmo para um momento de maior intimidade a dois.
2. Seus interesses? Me interessam!
Ela é super sedentária, ele ama andar de bicicleta… Até aí tudo bem. Mas o que mais? Os casais felizes procuram e cultivam interesses comuns, já que quando a paixão diminui (e isso acontece!), a falta de sinergia pode fazer com que acabem se separando ou com que o número de atividades a sós cause certo desequilíbrio para a relação.
Agora veja bem: isso não quer dizer que os parceiros devem fazer ABSOLUTAMENTE tudo juntos. Pelo contrário! O ideal é ter sempre um balanço entre uma boa dose de programadas a dois, como viagens, idas ao cinema, prática de exercícios; e um volume bacana de interesses e atividades individuais. E aí vale desde o jantar semanal com as amigas até o sagrado futebol (ou tênis, ou jogo de tabuleiro, ou videogame). Não cabe ao parceiro julgar, ok? Liberdade acima de tudo!
3. Lado a lado rumo à felicidade
Ao invés de um dos dois ficar para trás porque caminha mais devagar, ou se distrai vendo algo, Goulston recomenda andar comodamente lado a lado, preferivelmente de mãos dadas. A parceria e o companheirismo começam nas pequenas coisas, como neste simples gesto.
4. Leveza e perdão
Casais felizes também costumam trabalhar para não se desgastarem excessivamente em discussões rotineiras, onde é difícil chegar a uma resolução. É fácil? Nem sempre! Mas pessoas que mantêm relacionamentos saudáveis têm em comum o exercício de buscar mais leveza ao olhar para determinadas coisas de casal e de perdoar ao invés de guardar rancor.
- Porque a gente sempre gosta de ver: 9 pistas para saber se o seu amor pode ser a sua alma gêmea!
5. Casal feliz foca nas virtudes
É importante entender que se começamos a lembrar as coisas ruins que o nosso parceiro(a) tem, a lista pode ser grande. Afinal, com o tempo, conhecemos todos os detalhes bons e ruins do outro. Mas e se fizermos o contrário? "Tudo vai depender do que você quer buscar. Casais felizes acentuam as coisas positivas", afirma Goulston.
6. Beijos e abraços cotidianos
Outra dica esperta: nada de beijo e abraço só de vez em quando. Beije ao acordar, beije quando for sair, beije para festejar… beije A QUALQUER HORA! “Nossa pele tem uma memória do amor e do carinho recebido, assim como de abusos e falta de carinho. Os casais que trocam carícias mantêm a pele energizada e nutrida de bons carinhos”, diz o pesquisador.
7. Eu preciso dizer que TE AMO
“Bom dia para você, meu amor”. Pode parecer corriqueiro, e é; mas segundo Goulston, é assim que casais felizes devem começar o dia. A ideia é que estas pequenas declarações de amor sejam uma maneira de cultivar a paciência e a tolerância, amenizando problemas, dificuldades e outros incômodos que podem acontecer na vida de qualquer pessoa.
8. Casal feliz não abre mão do “boa noite”
Um verdadeiro casal feliz não abre mão também de dar “boa noite” ao deitar-se. E, atenção: não importa o quão chateados estejam um com outro! Para o psiquiatra, o gesto revela o desejo de seguir firme e forte no relacionamento e a vontade de estar bem e feliz, mesmo após qualquer incômodo ou desentendimento.
9. Tudo bem com você?
Ligar ou enviar uma pequena mensagem perguntando se está tudo bem é mais um hábito de casais felizes. Ele ajuda a manter a cumplicidade e a conexão, além de permitir estar mais em sintonia. Também é uma maneira de saber se o seu/sua parceiro(a) está tendo um dia ruim ou ótimo para poder comemorar no final do dia!
- Veja também os 7 tipos de amor: qual é o seu?
10. Casal feliz não esconde orgulho por estar junto!
Um casal feliz também costuma ter orgulho de ser visto junto e aposta em pequenos contatos físicos, como uma mão nas costas ou na nuca, nas mãos dadas, na troca de olhares. Tais atitudes demonstram que os dois apreciam a companhia um do outro e que há uma conexão ali, não importa onde estejam.
Animou? Para quem quiser experimentar, Goulston recomenda a adoção de um comportamento por vez, por 21 dias, até que ele se torne um hábito. A receita inclui tranquilidade e perseverança para retomar o projeto caso o plano fique esquecido por um tempo. Ou seja: que seja pouco a pouco, com comprometimento mútuo.
11. Casal feliz se esforça para ver o lado bom em tudo
Ser otimista 24 horas muitas vezes não é possível (e nem realista!). É difícil não se chatear com o trânsito estressante, ou como o salário que às vezes não basta para tudo o que desejavam ou com as pequenas frustrações cotidianas que eventualmente aparecem, mas é fundamental entender que às vezes a alegria tem que surgir de dentro, independentemente do que ocorre na sua vida. Quando a tensão teimar em bater à porta, se esforcem para ver o lado bom de tudo o que já construíram juntos. Se vocês têm alguém ao lado em que podem confiar, que disse "sim" para este amor, isso já é algo a se ter em conta. E a celebrar! Dias ruins virão, e devem respeitar os seus sentimentos tristes também, mas saibam como não torná-los algo constante.
12. Revejam fotos de quando eram crianças (ou do namoro)
Talvez possa parecer um pouco "estranho", mas trata-se de um exercício que aumenta a intimidade entre vocês e pode até se tornar um momento engraçadíssimo! Afinal, quem tem não fotos da época da infância que não façam rir?! Mostrem interesse para ver "o antes" do seu amor, e podem compartilhar histórias, reviver as coisas boas e voltar a ser um pouco criança ao lado de quem agora divide a vida com você.
13. Segredo do casal feliz: Relembrem o Dia C
Reviver a emoção que puderam sentir no seu dia C vai dar a vocês uma perspectiva maior de todo o caminho que percorreram, e será impossível não estar alegre ao ver que, depois do "sim", a vida segue cheia de sorrisos e alegrias cotidianas. Revejam o álbum com as fotos do enlace, as entradas, o momento dos votos, a saída animada, os familiares e amigos emocionados e felizes, com certeza irão se contagiar com toda a vibração daquele momento e trazer a alegria para o presente.
14. Rir juntos é preciso!
A capacidade de rir de si é uma das virtudes que fará maior diferença no seu cotidiano. Todos erramos, todos temos dias em que as coisas não saem como o planejado, mas ter um olhar bem-humorado e conseguir rir sobre o que não está exatamente como desejam com certeza irá melhorar o seu astral e o do seu(sua) parceiro(a)! E se esforcem também para não perder o costume de fazer brincadeiras saudáveis com o outro.
15. Estejam em contato com a natureza
Ainda que sejam um casal urbano, lembrem-se sempre de que a natureza é a fonte da vida, e estar em um ambiente natural, onde podem colocar os pés na terra, caminhar pela areia, ou molhar-se com a água fria de um rio, ou do mar, fará muito bem, tanto à saúde física quanto à saúde mental e emocional.
Passar um fim de semana em lugar distante do barulho das grandes cidades e do seu cotidiano será fundamental para recuperarem toda a energia que precisam! Desconectar da rotina e esvaziar um pouco a mente os dará mais tranquilidade para enfrentar o dia a dia com mais serenidade.
16. Dancem juntos!
É verdade que nem todo mundo tem um talento nato para a dança, mas a alegria não está em executar passos e coreografias com perfeição. Há dias em que uma boa canção, pode ser até uma das músicas escolhidas para a playlist do casamento que vocês colocaram na playlist, pode ser a solução para todos os problemas! Abram uma garrafa de vinho (ou cerveja, ou suco, ou água!), coloquem a música e se soltem! Se "quem dança seus males espanta", dançando a dois não sobrará nenhum "fantasma"!
17. Saber escutar e a melhor maneira de falar com o outro
A escuta ativa é a capacidade de não apenas ouvir o que a outra pessoa está dizendo, mas também entender os sentimentos, as ideias e os pensamentos que podem derivar do que ela está dizendo. Portanto, escute o seu amor com atenção, sem se distrair, sem interromper, sem querer apenas dar uma resposta.
A linguagem assertiva, é saber expressar o que você pensa de uma maneira honesta e educada. Evitando, rodeios e dizendo claramente o que precisa ou deseja, sendo consciente de que o outro não pode adivinhar e não usar indiretas que muitas vezes podem ser mal interpretadas. Esse é um outro segredo de um casal feliz.
18. Ter espaço próprio
Ninguém duvida que uma das maravilhas do mundo é passar tempo ao lado de quem a gente ama. Mas também é muito saudável e prazeroso realizar atividades sozinho, sozinha ou com outras pessoas. Treinar, um happy hour com os amigos do trabalho, um jantar só com as melhores amigas, o futebol com os amigos do peito.
Dar espaço para sentir saudades do amorzinho é muito importante e vale a pena se permitir esses momentos de vez em quando. É enriquecedor para ambas partes e chave de sucesso para os casais felizes.
19. Saber perdoar
Sabe aquela famosa frase: "quem nunca errou atire a primeira pedra"? Discutir é algo normal, mas para ser feliz a dois é preciso saber administrar os conflitos sem acumular e guardar rancor no coração. E sim, aprender a lição do que foi vivenciado, fazendo dessa briga uma ponte para construir novos caminhos e projetos juntos. Esse segredo é muito importante para ser um casal feliz.
20. Planejar um futuro juntos
Além dos planos e objetivos individuais - que são muito importantes! - o casal precisa construir um caminho juntos, um ao lado do outro. Um futuro onde essa pessoa tão especial e escolhida por você para compartilhar a vida, seja protagonista dessa história a dois. Não esqueçam desse conselho para uma vida feliz em casal!
Para mais dicas, confira o vídeo abaixo: