Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Os tipos de buffet para casamento civil e a recepção: como escolher o estilo e o menu!

Jantar de casamento ou almoço? Seja qual for a sua opção de cerimônia, civil ou religiosa com recepção depois, temos dicas de ouro para que vocês escolham o estilo de buffet de casamento ideal, e um cardápio maravilhoso. Vejam as opções!

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet e Gastronomia perto de você

Luzi Reis Produções

Antes mesmo de montar um menu pensando nos seus próprios gostos, os casais à beira do altar devem definir qual será o tipo de buffet para o jantar de casamento (ou almoço). Mas, como a refeição deve se adaptar à natureza da cerimônia, isso pode gerar algumas dúvidas durante os preparativos. Por isso, é essencial contar com fornecedores que auxiliem nessa escolha e, claro, ter em mente quais são os estilos possíveis de serem adotados.

Para decidir o que servir no jantar de casamento, é preciso levar em consideração a estação, clima e o quanto vocês querem e podem investir. Isto porque são esses fatores que irão mostrar aos pombinhos qual é o melhor tipo de buffet para o casamento. Vem com a gente descobrir o que servir e como para os convidados.

>> Estilos de buffet de casamento

>> Menus para o jantar de casamento (ou almoço)

>> Roteiro clássico do jantar de casamento

Claudio Costa Fotografias

Contrate o bufê

>> Estilos de buffet de casamento

1. Coquetel volante

Este tipo de buffet pode ser servido antes de um almoço ou jantar. Algumas opções para ele são as saladinhas, os canapés, os salgados assados e fritos e as bruschettas. Porém, vocês podem optar somente pelo coquetel volante com aperitivos, entradinhas e pequenas porções individuais, com drinques e outras bebidas. É ideal para comemorações mais rápidas como, por exemplo, uma celebração em um restaurante depois da cerimônia ou no próprio cartório. Escolher servir somente o coquetel certamente é uma das soluções mais baratas. 

2. Americano

Trata-se de uma forma de jantar ou almoço despojada, uma vez que os convidados servem-se diretamente em ilhas gastronômicas. O buffet americano, também chamado de self-service ou simplesmente buffet, e é o mais comum atualmente. As opções de comida são colocadas em rechauds para que se mantenham aquecidas. Não há necessidade de um grande número de garçons, já que eles servirão apenas as bebidas e serão responsáveis pela retirada dos pratos. Essa é uma das opções de serviço mais usadas pela sua praticidade e a possibilidade dos convidados escolherem o que desejam comer. E, claro, também pode se adaptar à cerimônias mais sofisticadas, tudo dependendo do cardápio pretendido.

Delícias Lisa Buffet

3. Franco-americano

É o mais informal dos estilos, perfeito para os casais que investem em propostas descontraídas para a celebração, como finger food. Os convidados também se servem, mas normalmente comem de pé neste estilo, sem haver um lugar específico para cada um. Além da liberdade dos convidados se sentirem mais à vontade, essa alternativa também está entre as mais econômicas. E como é um estilo que dispensa as mesas, é melhor optar por pratos práticos e aperitivos para uma única mordida. Quem quer - e precisa - de um buffet mais barato para casamento deve considerar seriamente essa saída.

4. Inglês ou à Inglesa

É um estilo elegante, no qual os pratos já chegam montados à mesa dos convidados. Desta maneira, o chef tem a liberdade de decorar pratos com requinte. Nessa proposta, o cardápio de jantar para casamento tem que ter, pelo menos, uma opção de entrada, duas de pratos principais e duas de sobremesas para que cada pessoa possa escolher aquelas que mais as agradam. Mas atenção: existem dois tipos de jantar à inglesa: o direto, onde os pratos são servidos já montados, que é o mais clássico; e o indireto, servido em um carrinho (guéridon), sempre pelo lado esquerdo do convidado. Embora tradicional, esse estilo de buffet não requer tanta sofisticação, podendo-se optar por louças mais modernas se o enlace for descontraído. Ele também se adapta a vários estilos de cerimônias, das elegantes às mais informais. Há necessidade de vários garçons, numa média de 1 garçom para cada 20 convidados.

Leia também:

5. À Francesa

Depois do inglês, é o estilo mais sofisticado. É o ideal quando a natureza da cerimônia for muito tradicional e formal, sendo a alternativa mais requintada entre todos os tipos de jantares de casamento. Portanto, atenção às regras de etiqueta. Esse tipo utiliza uma grande quantidade de louças e talheres para a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Em cada serviço, há uma grande variedade de opções a fim de que a mesa esteja repleta de pratos. Mas. para isso, a proporção ao número de convidados cai para uma média de um garçom para cada cinco pessoas a serem servidas. Se é o jantar que desejam servir preparem-se para um investimento mais alto, é necessário um cardápio farto e carta de bebidas de alta qualidade. 

6. Bolo e champanhe

Depois da oficialização do matrimônio, seja no cartório ou em uma celebração religiosa intimista, essa recepção minimalista, econômica e prática está entre os modelos mais queridos por casais moderninhos. A ideia "bolo e champanhe" é bastante comum e perfeita para receber poucos convidados depois do casamento civil, mas ela também pode ser parte de um enlace religioso maior. Afinal, o bom custo-benefício é inegável. O casal só deve investir em boas bebidas, principalmente o espumante para o brinde, e um bolo decorado bem caprichado, que sirva todas as pessoas presentes. Quem procura um almoço simples de casamento pode considerar a ideia.

Encomende o bolo

1. Jantar de casamento elegante

Um jantar de casamento elegante pode ser a escolha certa para vários tipos de celebração: cerimônias religiosa e civil que vão ocorrer ao mesmo tempo; celebração à noite em uma casa de festas após o "sim" no cartório; ou na recepção pós-cerimônia com efeito civil. Para um jantar de casamento civil ou recepção requintada, por exemplo, recomendamos uma opção de entrada, dois ou três pratos principais e uma ou duas sobremesas, incluindo o bolo de casamento. Um cardápio gourmet para o jantar será ideal, opções de saladas, finger foods, pratos que mesclam sabores doces e salgados, carnes com molhos mais ousados, risotos e etc são algumas ideias sobre o que servir em um jantar de casamento desta natureza. Entre as opções de bebidas, aconselhamos vinhos, espumantes e coquetéis finos. 

2. Jantar de casamento simples e barato

Servir um jantar para casamento simples e informal pode ser, sim, uma experiência deliciosa para os convidados. Basta investir em um estilo de comida que se identifique ao máximo com a boa e velha comida caseira. Aqui entram opções como feijoada e escondidinhos de carne, pratos típicos cultuados. Para acompanhar, sirva com vinhos e drinques bem brasileiros, como caipirinha.

Delícias Lisa Buffet

3. Almoço de casamento primavera/verão

Vão se casar de manhã e depois terão uma recepção em um restaurante ou salão de festas? Oferecer um almoço é bastante indicado, especialmente se a data marcada coincidir com as estações do verão e da primavera. O menu recomendado deve ser refrescante e colorido: saladas, mini sanduíches com carnes frias, aperitivos assados e frutas. Se desejam dar um toque mais sofisticado, podem apostar em um cardápio de casamento para almoço diferente como, por exemplo, com variedade gastronômica japonesa (sushis e outras iguarias). Para a sobremesa, as frutas brasileiras serão sempre um luxo, dando aos pratos sabor e cores intensas.

4. Almoço de casamento outono/inverno

Para um almoço de casamento em estações mais frias, como outono e inverno, o cardápio muda. Aqui os pratos de carne, as pastas, as sopas e os caldos quentes assumem o papel principal. Tábuas de frios, com vários tipos de queijos, presuntos e salames, são indicados para completar. E, para harmonizar, vinho branco, tinto e rosé.

Imperador Buffet

5. Menu de casamento para tarde na praia

O clima praiano pede pratos leves e refrescantes também. Nesse tipo de evento, os frutos do mar devem estar em evidência e boas alternativas que não faltam na culinária brasileira: bobó de camarão, camarão no coco ou na moranga, moqueca de peixe, lagosta, peixes na brasa e risotos de frutos de mar, por exemplo. Uma boa paella, além de saladas variadas, também podem dar o ar da graça. Para acompanhar, aposte nos drinques de frutas, no vinho branco e no espumante.

6. Ilhas gastronômicas temáticas 

A ilha gastronômica pode ser uma escolha divertida para garantir mais opções de jantar para casamento (ou almoço). O casal pode escolher um tema e oferecer pratos que não estejam necessariamente em harmonia com o resto do cardápio, servindo comida mexicana, comida japonesa, ilha de churrasquinhos e crepes. Ali, os convidados podem se servir à vontade, para além do propiciado pelo menu tradicional. 

Delícias Lisa Buffet

Ah, e aqui tem promoções!

7. Piquenique de casamento 

Essa é a opção mais descontraída. Logo após o casamento civil, que tal levar os convidados a um parque para uma experiência agradável e acolhedora, em meio à natureza? Os piqueniques de casamento são uma forma viável e prática de realizar uma recepção muito especial durante o dia. E, neste caso, vocês podem, inclusive, manter uma celebração "bolo e champanhe" com outras opções despojadas para o menu, entre elas os mini sanduíches, quiches, cupcakes, docinhos e drinques de frutas.

Claudio Costa Fotografias

>> Roteiro clássico de comidas para jantar de casamento

  • Coquetel

Serve-se uma bebida, como aperitivo, e "comidinhas" que não necessitam talheres, normalmente as chamadas finger food.

  • Entrada

Pode ser tanto um pequeno aperitivo na recepção dos convidados, antes que eles se sentem na mesa, quanto uma salada servida já na mesa. Há quem opte pelos dois. O importante é que a entrada não seja nenhum prato pesado. Uma salada, sopa, queijos e frios ou canapés são alternativas perfeitas.

  • Prato principal

O mais comum é ter opções de carnes (geralmente uma de carne vermelha e uma de carne branca), dois acompanhamentos (arroz e verduras, por exemplo) e uma opção de massa. Assim, o casal anfitrião não correrá o risco de que um convidado vegetariano, vegano ou com outra dieta restritiva fique sem opções.

  • Sobremesa

Nos jantares tradicionais, os docinhos, o bolo do enlace e os bem-casados não substituem a sobremesa. Para que o jantar de casamento seja completo é necessário que seja finalizado com uma sobremesa, que pode ser frutas ou um sorvete.

  • Café e licores

Servir café e licores ao final do jantar é muito comum, mas é também opcional. São os itens que finalizam o banquete, já que são bebidas consideradas digestivas.

Buffet Santa Pizza

Como regra geral, os casamentos diurnos permitem menus mais diferentes e mais informais, enquanto que os casamentos noturnos pedem opções mais sofisticadas. Mas o importante é que toda a celebração esteja em harmonia, e que tanto o casal quanto os convidados possam aproveitar o buffet do casamento do início ao fim. Um bom cardápio está entre as providências que merecem prioridade, então pondere sobre qual estilo melhor combina com o seu dia C para que este desejo seja bem saciado!

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet e Gastronomia perto de você