8 Dicas de ouro para as noivas que optam pelo salto alto
Como protagonista do dia você ficará em pé por horas, e seus pés poderão sofrer no dia seguinte. Dependendo da altura do salto o incômodo pode ser ainda maior. Por isso apresentamos dicas para escolher bem o sapato e amenizar um possível desconforto.
Poucas mulheres abrem mão do salto alto para ocasiões especiais, e se você está entre essas e está prestes a subir ao altar, é preciso pensar naquele que será o melhor companheiro dos seus pés nessa jornada até o "sim". Por mais que esteja acostumada com o salto, lembre-se de que neste dia, estará em pé a maior parte do tempo, além de ter de circular constantemente entre os convidados.
É fato que o uso do calçado com salto alto pode causar dores nos pés tanto em mulheres que usam raramente quanto nas que usam mais de três vezes durante a semana, afirmam os ortopedistas e, por isso, se pretende passar o seu enlace com um belo salto alto e com toda classe, siga as nossas dicas. Elas valem ouro!
1. Conhecer o seu estilo
Realmente o salto alto aporta um charme a mais à mulher, mas não se deixe enganar pelo encantamento com os saltos altíssimos se estiver escolhendo um para o seu casamento, priorize a beleza, mas também o conforto. Esse será o seu grande dia e nada pode tirar a sua comodidade a ponto de não deixá-la aproveitar a festa. Portanto, antes de investir um alto valor, certifique-se que você terá condições de usar essa altura de salto sem perder a graciosidade. Se o salto não faz parte da sua vida, deseja curtir a festa até o sol nascer e não quer sofrer com dores nos pés, poderá trocá-lo por uma sapatilha quando chegar à festa.
2. Como definir o salto com segurança
Lembre-se das dicas na hora de determinar qual será o modelo: os de saltos mais largos, preferencialmente quadrados, proporcionam maior estabilidade. Dê preferência a calçados que tenham ajuste, evite o uso de sandálias com tiras muito finas e que mudem o posicionamento normal dos dedos, será um total pesadelo para caminhar e o uso constante deste modelo causará joanete. Existem saltos um pouco mais largos que se agregam ao sapato com charme.
3. Ideal ao seu pé
Para não errar com o modelo, defina segundo o formato do seu pé. Nem sempre um mesmo sapato será adequado para todas as mulheres. Os mais fechados trazem incômodo para quem tem pés gordinhos ou largos, já pés finos e alongados se adaptam melhor neste modelo. Uma forma que pode não ser uma boa opção nem para pés finos e nem largos é o meia pata, são poucas as mulheres que caminham com naturalidade com os sapatos meia pata, pelo solado rígido e alto, impedindo que a articulação principal do pé se dobre a mulher parece que está andando com desequilíbrio tirando totalmente o charme do visual.
4. Alternativas versáteis
Procure por opções mais flexíveis, que tenham uma forma que seja confortável e ainda seja fascinante, que é o caso do peep toe. Sustentam o pé com segurança sem escorregar, são fechados com uma leve abertura na ponta, o que deixa os dedos mais acomodados e ainda calçam confortavelmente todos os formatos de pés. O melhor é que possui um estilo que combina com diferentes modelos de vestidos de noiva e com diferentes alturas de salto.
5. Está acostumada com o salto?
Só use um salto altíssimo se está habituada a caminhar com a altura do escolhido, não é a melhor hora para apostar numa nova proposta, pode comprometer sua aparência e ainda atrapalhar a entrada você não conseguir caminhar no tempo em que haviam ensaiado com a música. Deve escolher uma alternativa mais baixa que te deixe totalmente segura e elegante, afinal, se optou por um vestido cuja saia é mais volumosa, o salto aparecerá pouco.
6. Precauções fundamentais
Independentemente do salto do sapato que escolheu – que pode dar segurança, além de combinar perfeitamente com o formato do seu pé –, algum detalhe irá incomodar um pouquinho porque é novo. O que acontece é que todo calçado precisa ser laceado, então caminhe várias vezes com ele na sua casa. É bem comum também que o solado fique escorregadio, por isso “raspe" um pouco o solado em um piso de cimento para que não deslize em algum momento indesejado.
7. No dia seguinte
Se notou que inchou no dia seguinte, procure elevar os pés e ficar uns quinze minutos nessa posição, e após levantá-los faça uma imersão. Deixamos aqui algumas sugestões que irão deixar os seus pés perfeitos:
- Coloque os pés numa solução de água quente, com duas colheres de sulfato de magnésio.
- Outra opção é uma solução de água quente com seis gotas de óleo de zimbro e seis de essência de limão.
- A terceira alternativa é fazer um chá bem forte de hortelã-pimenta ou camomila, e mergulhá-los por vinte minutos.
No final de qualquer uma destas receitas de imersão coloque-os na água fria e alterne, água quente e água fria novamente. Seque-os bem e aplique um hidratante específico para os pés.
8. Gelo nos pés
O gelo sempre combate qualquer inflamação ou dor. Enrole um pouco de gelo num pano e passe delicadamente nos seus pés e tornozelos durante alguns minutos. No final seque bem os pés e esfregue-os com álcool ou vinagre, para ficarem frescos e secos.
Se notar algum desconforto, mesmo depois de ter treinado bastante em casa, poderá recorrer à palmilha, adesivos de silicone, curativos ou fitas de gel, principalmente as que ficam no calcanhar e que também ajudam a reduzir a dor. Lembre-se de que, além de ter que manter uma postura de rainha, a celebração do seu enlace requer que você tenha saúde da cabeça aos pés, para dançar, pular, celebrar com os amigos e com o amor o quanto puder... E não será o sapato que a impedirá!